Pós-graduação ESPM

Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing

AULA INAUGURAL: 27/03/2025

Sobre o curso

O objetivo da Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marleting é consolidar conhecimentos em gestão de negócios e marketing, apresentando conceitos, modelos e ferramentas que permitam ao participante atuar na área de marketing em diferentes tipos de organizações.

 

Com foco em uma formação técnica e ética, o curso capacita o estudante a desenvolver um planejamento de marketing robusto, compreendendo as diversas áreas do marketing, suas inter-relações e o papel estratégico que exerce nas organizações.

 

É esperado do egresso do curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing possa:

– Levantar dados e analisar elementos do ambiente de marketing de modo a identificar desafios e oportunidades, que afetam os negócios de uma organização. Gerar insights e conhecimento útil que auxiliarão na tomada de decisão e que possam impactar seus resultados.

– Compreender as principais estratégias relacionadas a atividade de marketing e o papel do marketing nas organizações, bem como suas inter-relações com as demais áreas organizacionais.

– Conhecer, planejar e aplicar ações pertinentes a cada elemento do mix de marketing, sendo capaz de identificar tendências e as melhores práticas para cada situação de mercado.

– Realizar o controle de todo o processo de marketing por meio do desenvolvimento de um portfólio de métricas, que permita acompanhar e otimizar a performance da organização, em seu mercado de atuação.

Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing

Início das aulas: 27/03/2025

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 20h às 21h30

Carga horária: 360h

Duração: 3 Semestres

35X R$ 584,61

R$ 50.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 27/03/2025

Para empresas

Este curso pode ser customizado para a sua organização

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Sobre o curso

Capacite-se para liderar o marketing estratégico e o crescimento organizacional em um mundo de negócios em constante mudança.

A Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing capacita profissionais para atuar estrategicamente na área de marketing, fornecendo uma base sólida nas principais atividades e desafios da profissão. Com uma grade curricular atualizada, o curso oferece uma visão abrangente e prática da atividade de marketing, frente às exigências e inovações do mercado, essencial para quem deseja se destacar em um ambiente empresarial em constante transformação.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:

Próxima data: 4 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorrerá em uma das unidades da ESPM, São Paulo ou Rio de Janeiro.

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL E MARKETING EAD
Áreas temáticas

O curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Direcionado a recém-graduados de qualquer área, profissionais em transição de carreira e empreendedores que buscam aprofundar seu conhecimento em marketing, com o intuito de ampliar e atualizar suas habilidades em planejamento, análise e tomada de decisão na área de marketing.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou no exterior e reconhecida pelo MEC.

Perfil do egresso

É esperado do egresso do curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing as seguintes qualificações:

  • Analisar fatores do ambiente de marketing que afetam os negócios de uma empresa e identificar fatores que possam impactar seus resultados;
  • Compreender as principais estratégias relacionadas à atividade de marketing e o papel do marketing nas empresas, bem como suas inter-relações com outras áreas organizacionais;
  • Conhecer e aplicar ações pertinentes a cada elemento do mix de marketing, sendo capaz de identificar as melhores práticas para cada situação de mercado;
  • Analisar dados com o objetivo de transformá-los em informação útil, de modo a otimizar a performance da empresa.

O que você vai aprender:

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais de marketing.  

 

Ao todo, o curso possui 13 disciplinas e uma disciplina para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O participante estudará uma disciplina de cada vez com aulas por web conferência ao vivo em dois dias da semana, de acordo com a grade do curso. A informação dos dias da semana e data de início do curso devem ser consultadas na página do curso, no site da ESPM.  

Apresenta conceitos inerentes ao capital humano e a gestão de talentos, no contexto contemporâneo das organizações, considerando as transformações do ambiente digital que impactam o desenvolvimento de competências. Discute elementos do processo de formação de equipes, de engajamento e da autogestão, considerando, inclusive, as equipes multigeracionais; destacando a importância dos processos de comunicação, no ambiente de trabalho. Propõe reflexões sobre o desenvolvimento e gestão da carreira, sob o contexto do lifelong learning.

Trabalha conceitos, modelos e ferramentas básicas do campo de estudos do marketing, como função de negócios. Também aborda os principais elementos que compõem o planejamento de marketing contemporâneo. Esse embasamento será essencial para o acompanhamento das demais disciplinas do curso.

Analisa a relação das organizações com o ambiente no qual estão inseridas, introduzindo modelos e ferramentas de análise ambiental. Discute as principais mudanças ambientais que pressionam e modificam os mercados, com foco em modelos alternativos para a formulação de estratégias de competição e de crescimento. Também discute a formulação de objetivo de marketing, de modo a dar suporte à estratégia organizacional.

Apresenta os conceitos básicos de finanças e sua aplicabilidade no trabalho de marketing.

Trabalha o conceito contemporâneo de produtos e soluções como um dos principais elementos do mix de marketing. Aborda ferramentas de gestão de produtos e modelos de desenvolvimento de novos produtos. Discute conceitos relacionados à marcas e à gestão de marcas ou branding.

Apresenta e discute as diferenças entre bens e serviços e como essas diferenças impactam no trabalho de marketing, em empresas de serviços.

Aborda conceitos fundamentais para compreensão do mercado consumidor (B2C) e do mercado organizacional (B2B) como processo decisório de compra, classificação dos tipos de compra e os principais elementos que influenciam o comportamento do consumidor. Também trabalha as principais técnicas de pesquisa de marketing e consumer insights.

Apresenta as principais ferramentas de comunicação e a aplicabilidade de cada uma delas, capacitando o estudante a analisar a adequação de ações de comunicação e a discutir os diferentes meios de contato entre empresas e clientes. Compreender a importância e as características específicas da comunicação por meio de canais digitais.

A disciplina trata de conceitos, modelos e técnicas associados à gestão de inovações tecnológicas, com base em uma perspectiva estratégica, voltada à obtenção de vantagens competitivas sustentáveis e à geração de valor.

Aborda e analisa os principais elementos do processo de precificação, sob a perspectiva do marketing e como esse processo pode ser executado na realidade do negócio.

Analisa os diferentes desenhos de canais de distribuição e a importância que esse elemento vem tomando dentro do mix de marketing das empresas.

Estimula a capacidade de identificação de dados e informações relevantes e análise dessas evidências para obtenção de insights e geração de conhecimento útil, ao dia a dia do negócio.

Amplia, organiza e aprofunda o conhecimento dos principais conceitos envolvidos na elaboração de um Plano de Marketing. Elaborar um projeto com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação. Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Projeto de Conclusão Aplicado. 

  • O estudante deve estar aprovado em todas as disciplinas até a apresentação do Projeto de Conclusão Aplicado.
  • A apresentação do Trabalho de Conclusão do curso (TCC) é presencial em uma das unidades da ESPM – São Paulo ou Rio de Janeiro.
  • Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online, com base na comprovação da residência no exterior.
  • Outras situações de exceção serão analisadas individualmente e envolverão o professor orientador do TCC, o coordenador do curso e a direção acadêmica do lato senso EAD.

Dê o próximo passo na sua carreira

360h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Live EAD

Modalidade do curso

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado: