O objetivo da Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marleting é consolidar conhecimentos em gestão de negócios e marketing, apresentando conceitos, modelos e ferramentas que permitam ao participante atuar na área de marketing em diferentes tipos de organizações.
Com foco em uma formação técnica e ética, o curso capacita o estudante a desenvolver um planejamento de marketing robusto, compreendendo as diversas áreas do marketing, suas inter-relações e o papel estratégico que exerce nas organizações.
É esperado do egresso do curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing possa:
– Levantar dados e analisar elementos do ambiente de marketing de modo a identificar desafios e oportunidades, que afetam os negócios de uma organização. Gerar insights e conhecimento útil que auxiliarão na tomada de decisão e que possam impactar seus resultados.
– Compreender as principais estratégias relacionadas a atividade de marketing e o papel do marketing nas organizações, bem como suas inter-relações com as demais áreas organizacionais.
– Conhecer, planejar e aplicar ações pertinentes a cada elemento do mix de marketing, sendo capaz de identificar tendências e as melhores práticas para cada situação de mercado.
– Realizar o controle de todo o processo de marketing por meio do desenvolvimento de um portfólio de métricas, que permita acompanhar e otimizar a performance da organização, em seu mercado de atuação.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
A Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing capacita profissionais para atuar estrategicamente na área de marketing, fornecendo uma base sólida nas principais atividades e desafios da profissão. Com uma grade curricular atualizada, o curso oferece uma visão abrangente e prática da atividade de marketing, frente às exigências e inovações do mercado, essencial para quem deseja se destacar em um ambiente empresarial em constante transformação.
Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:
Próxima data: 4 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim
*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso. Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.
Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorrerá em uma das unidades da ESPM, São Paulo ou Rio de Janeiro.
O curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Direcionado a recém-graduados de qualquer área, profissionais em transição de carreira e empreendedores que buscam aprofundar seu conhecimento em marketing, com o intuito de ampliar e atualizar suas habilidades em planejamento, análise e tomada de decisão na área de marketing.
Graduação concluída no Brasil ou no exterior e reconhecida pelo MEC.
É esperado do egresso do curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing as seguintes qualificações:
O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais de marketing.
Ao todo, o curso possui 13 disciplinas e uma disciplina para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O participante estudará uma disciplina de cada vez com aulas por web conferência ao vivo em dois dias da semana, de acordo com a grade do curso. A informação dos dias da semana e data de início do curso devem ser consultadas na página do curso, no site da ESPM.
Apresenta conceitos inerentes ao capital humano e a gestão de talentos, no contexto contemporâneo das organizações, considerando as transformações do ambiente digital que impactam o desenvolvimento de competências. Discute elementos do processo de formação de equipes, de engajamento e da autogestão, considerando, inclusive, as equipes multigeracionais; destacando a importância dos processos de comunicação, no ambiente de trabalho. Propõe reflexões sobre o desenvolvimento e gestão da carreira, sob o contexto do lifelong learning.
Trabalha conceitos, modelos e ferramentas básicas do campo de estudos do marketing, como função de negócios. Também aborda os principais elementos que compõem o planejamento de marketing contemporâneo. Esse embasamento será essencial para o acompanhamento das demais disciplinas do curso.
Analisa a relação das organizações com o ambiente no qual estão inseridas, introduzindo modelos e ferramentas de análise ambiental. Discute as principais mudanças ambientais que pressionam e modificam os mercados, com foco em modelos alternativos para a formulação de estratégias de competição e de crescimento. Também discute a formulação de objetivo de marketing, de modo a dar suporte à estratégia organizacional.
Apresenta os conceitos básicos de finanças e sua aplicabilidade no trabalho de marketing.
Trabalha o conceito contemporâneo de produtos e soluções como um dos principais elementos do mix de marketing. Aborda ferramentas de gestão de produtos e modelos de desenvolvimento de novos produtos. Discute conceitos relacionados à marcas e à gestão de marcas ou branding.
Apresenta e discute as diferenças entre bens e serviços e como essas diferenças impactam no trabalho de marketing, em empresas de serviços.
Aborda conceitos fundamentais para compreensão do mercado consumidor (B2C) e do mercado organizacional (B2B) como processo decisório de compra, classificação dos tipos de compra e os principais elementos que influenciam o comportamento do consumidor. Também trabalha as principais técnicas de pesquisa de marketing e consumer insights.
Apresenta as principais ferramentas de comunicação e a aplicabilidade de cada uma delas, capacitando o estudante a analisar a adequação de ações de comunicação e a discutir os diferentes meios de contato entre empresas e clientes. Compreender a importância e as características específicas da comunicação por meio de canais digitais.
A disciplina trata de conceitos, modelos e técnicas associados à gestão de inovações tecnológicas, com base em uma perspectiva estratégica, voltada à obtenção de vantagens competitivas sustentáveis e à geração de valor.
Aborda e analisa os principais elementos do processo de precificação, sob a perspectiva do marketing e como esse processo pode ser executado na realidade do negócio.
Analisa os diferentes desenhos de canais de distribuição e a importância que esse elemento vem tomando dentro do mix de marketing das empresas.
Estimula a capacidade de identificação de dados e informações relevantes e análise dessas evidências para obtenção de insights e geração de conhecimento útil, ao dia a dia do negócio.
Amplia, organiza e aprofunda o conhecimento dos principais conceitos envolvidos na elaboração de um Plano de Marketing. Elaborar um projeto com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação. Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Projeto de Conclusão Aplicado.
Outras situações de exceção serão analisadas individualmente e envolverão o professor orientador do TCC, o coordenador do curso e a direção acadêmica do lato senso EAD.
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Conclusão do curso
Modalidade do curso
Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado: