Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing

Capacite-se para liderar o marketing estratégico e o crescimento organizacional em um mundo de negócios em constante mudança

Modalidade: LIVE EAD

Aulas on-line ao vivo (ou assista às gravações no momento que puder)

Dias de aula:

Às segundas e quartas-feiras

Horário:

Das 20h às 21h30

Formação em:

11/2026

Duração:

2 semestres

Inscrições até:

27/08/2025
Início das aulas:
27/08/2025

Para empresas

Esse curso pode ser customizado para a sua organização.

Sobre

Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing

A Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing capacita profissionais para atuar estrategicamente na área de marketing, fornecendo uma base sólida nas principais atividades e desafios da profissão. Com uma grade curricular atualizada, o curso oferece uma visão abrangente e prática das atividades de marketing, frente às exigências e inovações do mercado. É essencial para quem deseja se destacar em um ambiente empresarial em constante transformação.

O objetivo do curso consiste em consolidar conhecimentos em gestão de negócios e marketing, apresentando conceitos, modelos e ferramentas que permitam aos profissionais atuar na área de marketing, em diferentes tipos de organizações.

Atue estrategicamente na área de marketing

Com foco em uma formação técnica e ética, o curso capacita estudantes para desenvolver um planejamento de marketing robusto, compreendendo as diversas áreas do marketing, suas inter-relações e o papel estratégico que exerce nas organizações.

Ao final, você será capaz de levantar dados e analisar o ambiente de marketing, identificar desafios e oportunidades, planejar ações para cada elemento do mix de marketing e realizar o controle da performance por meio de métricas.

Formação plural e completa

Este curso está dividido nas seguintes áreas temáticas:

Marketing, Estratégia e Gestão

Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.

Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.

Construir experiências de consumo é fundamental para marcas que querem se destacar no mercado. Na área de Consumo e Experiência do Consumidor, você desenvolve competências voltadas para as ciências do consumo, construção de relacionamento e geração de experiências para o consumidor, baseadas em dados e métricas.

Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.

Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.

Marketing. Estratégia e Gestão
0%
Gestão de Marketing Digital e Data Science
0%
Consumo e Experiência do Consumidor
0%
Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional
0%
Criatividade e Inovação em Negócios
0%

perfil

Essa formação é indicada para você:

Aqui, vamos te desenvolver para atuar em áreas como:

Entenda se a Pós-Graduação é o curso ideal para o seu momento

O perfil do curso de Pós-Graduação é de profissionais em início ou crescimento de carreira. Os cursos se aprofundam em um tema ao mesmo tempo de forma holística e ferramental.

A Pós prepara profissionais para atividades complexas e até posições de liderança. Com ela, é possível atuar com domínio da área e visão crítica sobre o mercado.
A diferença entre a Pós e um Master é que o Master é para profissionais com ampla experiência e que querem combinar visão estratégica de mercado e capacidade de liderança.
A diferença entre a Pós e um MBA é que o MBA foca em discutir a gestão de negócios, com networking qualificado e desafios reais de gestão para liderar com excelência.

matriz curricular

Elevamos o seu conhecimento com um programa único
e enriquecedor

Apresenta conceitos inerentes ao capital humano e a gestão de talentos, no contexto contemporâneo das organizações, considerando as transformações do ambiente digital que impactam o desenvolvimento de competências. Discute elementos do processo de formação de equipes, de engajamento e da autogestão, considerando, inclusive, as equipes multigeracionais; destacando a importância dos processos de comunicação, no ambiente de trabalho. Propõe reflexões sobre o desenvolvimento e gestão da carreira, sob o contexto do lifelong learning.

Trabalha conceitos, modelos e ferramentas básicas do campo de estudos do marketing, como função de negócios. Também aborda os principais elementos que compõem o planejamento de marketing contemporâneo. Esse embasamento será essencial para o acompanhamento das demais disciplinas do curso.

Analisa a relação das organizações com o ambiente no qual estão inseridas, introduzindo modelos e ferramentas de análise ambiental. Discute as principais mudanças ambientais que pressionam e modificam os mercados, com foco em modelos alternativos para a formulação de estratégias de competição e de crescimento. Também discute a formulação de objetivo de marketing, de modo a dar suporte à estratégia organizacional.

Apresenta os conceitos básicos de finanças e sua aplicabilidade no trabalho de marketing.

Trabalha o conceito contemporâneo de produtos e soluções como um dos principais elementos do mix de marketing. Aborda ferramentas de gestão de produtos e modelos de desenvolvimento de novos produtos. Discute conceitos relacionados à marcas e à gestão de marcas ou branding.

Apresenta e discute as diferenças entre bens e serviços e como essas diferenças impactam no trabalho de marketing, em empresas de serviços.

Apresenta e discute as diferenças entre bens e serviços e como essas diferenças impactam no trabalho de marketing, em empresas de serviços.

Aborda conceitos fundamentais para compreensão do mercado consumidor (B2C) e do mercado organizacional (B2B) como processo decisório de compra, classificação dos tipos de compra e os principais elementos que influenciam o comportamento do consumidor. Também trabalha as principais técnicas de pesquisa de marketing e consumer insights.

Apresenta as principais ferramentas de comunicação e a aplicabilidade de cada uma delas, capacitando o estudante a analisar a adequação de ações de comunicação e a discutir os diferentes meios de contato entre empresas e clientes. Compreender a importância e as características específicas da comunicação por meio de canais digitais.

A disciplina trata de conceitos, modelos e técnicas associados à gestão de inovações tecnológicas, com base em uma perspectiva estratégica, voltada à obtenção de vantagens competitivas sustentáveis e à geração de valor.

Aborda e analisa os principais elementos do processo de precificação, sob a perspectiva do marketing e como esse processo pode ser executado na realidade do negócio.

Analisa os diferentes desenhos de canais de distribuição e a importância que esse elemento vem tomando dentro do mix de marketing das empresas.

Estimula a capacidade de identificação de dados e informações relevantes e análise dessas evidências para obtenção de insights e geração de conhecimento útil, ao dia a dia do negócio.

Amplia, organiza e aprofunda o conhecimento dos principais conceitos envolvidos na elaboração de um Plano de Marketing. Elaborar um projeto com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação. Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Projeto de Conclusão Aplicado. 

Modalidade: LIVE EAD

Aulas on-line ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. 

Dias de aula:

Às segundas e quartas-feiras

Carga horária:

360
h

Horário:

Das 20h às 21h30

Duração:

Modalidade: LIVE EAD

Aulas on-line ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)

Com total flexibilidade de tempo e lugar, você escolhe se prefere participar das aulas ao vivo, via Zoom, ou acessá-las gravadas quando for mais conveniente.

 

O TCC pode ser apresentado 100% online, com o mesmo reconhecimento acadêmico, ou presencialmente, mediante agendamento nas unidades da ESPM (SP ou RJ). A banca pode incluir até dois convidados, tornando a apresentação ainda mais enriquecedora.

Dias de aula:

Às segundas e quartas-feiras

Carga horária:

360
h

Horário:

Das 20h às 21h30

faça na espm

Por que escolher a ESPM: excelência e autoridade

A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado. 

Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.

Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.

da Pós-Graduação ESPM

em nosso Índice Acadêmico

desde o início do curso

Conheça a experiência exclusiva da Pós ESPM

Networking de verdade

Networking de verdade

Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia. Tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Nos Happenings, estudantes de todos os cursos aproveitam para se conectar entre si e com profissionais convidados. Já nas aulas, para além dos professores de renome, também recebemos o Leader In Class, que traz sua visão do mercado em um dia especial.

Aprendizado inovador

Aprendizado inovador

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática.

Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.
Laura Albuquerque Storniolo

Visão global e intercâmbio

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.

Apoio para evoluir na carreira

Temos programas dedicados a apoiar estudantes em suas jornadas profissionais, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de suas carreiras. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade online, dentre outros.

Monitoria que facilita a experiência

Conte com nosso acolhimento profissional durante toda a jornada de ensino, tirando dúvidas de processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos sem se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.

Aprendizado para toda a vida

Na ESPM você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de Lifelong Learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.

Qual foi o impacto do curso na carreira?

Vídeos

Depoimentos

O mercado ensina aqui

Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar

PhD. em administração pela USP, pesquisadora na London School of Economics e especialista em planejamento e estratégia
Coordenador acadêmico na ESPM, consultor, escritor e palestrante
Mentora, professora e consultora de desenvolvimento humano
Economista especialista em projetos de investimentos
Partner da Sky Energy Participações, especialista em estratégia e dados para tomada de decisões
Consultora em análise de mercado & brand insights e coordenadora acadêmica de cursos de extensão na ESPM-SP
PhD, especialista e facilitador dos temas Inovação, Liderança, e Gestão da Complexidade
Especialista de posicionamento de marca na Cielo e consultora de marcas

Coordenação do Curso

Professora Priscila Sastre
Priscila Sastre
PhD, coordenadora acadêmica na ESPM e especialista em planejamento de marketing e expansão internacional

O curso tem uma visão abrangente e atualizada das áreas do marketing, aplicada a organizações de diversos portes, setores e estágios evolutivos. Apostamos na capacidade analítica e de planejamento para sondar o ambiente de negócios e traçar objetivos e estratégias que conduzirão a resultados positivos. Essa é a essência do processo de planejamento de marketing.

investimento

Escolha a melhor opção para ter uma formação de excelência

Matrícula

DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO

31/07/2025

Após essa data:

Escolha a melhor forma de pagamento
e garanta o seu sucesso

Em até:

+

OU 

R$ 17.827,00

À vista

Escolha a melhor forma de pagamento
e garanta o seu sucesso

DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES

20% de desconto

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.


5% de desconto

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Perguntas frequentes

Como funciona o Processo Seletivo?

1° Etapa: INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

R$ 50.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

3° Etapa: MATRÍCULA

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Os cursos na modalidade Live EAD da ESPM são totalmente conduzidos com aulas ao vivo, transmitidas online pela plataforma Zoom. O(a) aluno(a) tem a flexibilidade de participar dessas aulas em tempo real, interagindo com professores e colegas, ou assistir às gravações posteriormente, no momento que for mais conveniente.

 

Essa modalidade oferece liberdade total para que o curso se adapte à sua rotina e localização. Aproximadamente 50% da carga horária é composta por aulas ao vivo, enquanto os outros 50% são destinados a atividades assíncronas, como estudos dirigidos, leituras e exercícios.

 

A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também pode ser realizada 100% online, mantendo o mesmo nível de excelência e reconhecimento da ESPM. Caso prefira, o(a) aluno(a) pode optar por uma apresentação presencial, mediante agendamento em uma das unidades da instituição (São Paulo ou Rio de Janeiro).

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
Novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida?

Central de Relacionamento de Pós-Graduação

De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h

Entre em contato pelo WhatsApp

55 0800 607 3777

Telefone da Central de Relacionamento

55 0800 607 3777

Nosso e-mail

[email protected]

Translate

According to your choice

Avise-me

Preencha o formulário para que a equipe

ESPM para Empresas entre em contato