O objetivo da Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marleting é consolidar conhecimentos em gestão de negócios e marketing, apresentando conceitos, modelos e ferramentas que permitam ao participante atuar na área de marketing em diferentes tipos de organizações. Com foco em uma formação técnica e ética, o curso capacita o estudante a desenvolver um planejamento de marketing robusto, compreendendo as diversas áreas do marketing, suas inter-relações e o papel estratégico que exerce nas organizações. Ao final, o egresso será capaz de levantar dados e analisar o ambiente de marketing, identificar desafios e oportunidades, planejar ações para cada elemento do mix de marketing e realizar o controle da performance por meio de métricas.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
A Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing capacita profissionais para atuar estrategicamente na área de marketing, fornecendo uma base sólida nas principais atividades e desafios da profissão. Com uma grade curricular atualizada, o curso oferece uma visão abrangente e prática da atividade de marketing, frente às exigências e inovações do mercado, essencial para quem deseja se destacar em um ambiente empresarial em constante transformação.
Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:
Próxima data: 4 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim
*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso. Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.
Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorrerá em uma das unidades da ESPM, São Paulo ou Rio de Janeiro.
O curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Direcionado a recém-graduados de qualquer área, profissionais em transição de carreira e empreendedores que buscam aprofundar seu conhecimento em marketing, com o intuito de ampliar e atualizar suas habilidades em planejamento, análise e tomada de decisão na área de marketing.
Graduação concluída no Brasil ou no exterior e reconhecida pelo MEC.
É esperado do egresso do curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing as seguintes qualificações:
O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais de marketing.
Ao todo, o curso possui 13 disciplinas e uma disciplina para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O participante estudará uma disciplina de cada vez com aulas por web conferência ao vivo em dois dias da semana, de acordo com a grade do curso. A informação dos dias da semana e data de início do curso devem ser consultadas na página do curso, no site da ESPM.
Apresenta conceitos inerentes ao capital humano e a gestão de talentos, no contexto contemporâneo das organizações, considerando as transformações do ambiente digital que impactam o desenvolvimento de competências. Discute elementos do processo de formação de equipes, de engajamento e da autogestão, considerando, inclusive, as equipes multigeracionais; destacando a importância dos processos de comunicação, no ambiente de trabalho. Propõe reflexões sobre o desenvolvimento e gestão da carreira, sob o contexto do lifelong learning.
Trabalha conceitos, modelos e ferramentas básicas do campo de estudos do marketing, como função de negócios. Também aborda os principais elementos que compõem o planejamento de marketing contemporâneo. Esse embasamento será essencial para o acompanhamento das demais disciplinas do curso.
Analisa a relação das organizações com o ambiente no qual estão inseridas, introduzindo modelos e ferramentas de análise ambiental. Discute as principais mudanças ambientais que pressionam e modificam os mercados, com foco em modelos alternativos para a formulação de estratégias de competição e de crescimento. Também discute a formulação de objetivo de mar