Post-diplôme ESPM

Pós-graduação em Mediação e Resolução de Conflitos

AULA INAUGURAL: 30/04/2024

A propos du cours

Ao longo desta pós-graduação, todos serão preparados para:

 

  • Saber lidar com as emoções que afloram em conflitos, tanto pessoais, quanto da outra parte, para evitar atitudes e comportamentos que reforçam as posturas intransigentes;
  • Utilizar metodologias para encontrar alternativas possíveis de acordos e poder decidir pela solução mais vantajosa para todos;
  • Praticar uma comunicação mais assertiva que facilite o entendimento entre pessoas;
  • Exercitar sistemas empáticos para avaliar a posição do outro, suas crenças e motivadores para compreender suas demandas;
  • Tornar-se líder e gestor(a) de equipes de alto desempenho, capaz de mediar conflitos entre seus integrantes e entre as áreas da organização;
  • Negociar a partir de técnicas que busquem vantagens mútuas e relacionamentos duradouros;
  • Persuadir pessoas a “comprarem” seu ponto de vista e adotarem os conceitos que lhe interessam;
  • Apresentar-se causando impactos positivos, assumindo posturas convincentes e assertivas;
  • Formalizar os termos dos acordos alcançados para evitar desvios de rotas e novos litígios;
  • Entender como funciona a estrutura do sistema judiciário brasileiro para fazer valer seus direitos e os da sua organização em conflitos legais.

 

Ao final, os estudantes reunidos em grupos estarão aptos a desenvolver o Projeto de Conclusão Aplicado (TCC), baseado em uma situação real de conflito de interesses, acompanhados por um orientador(a) durante toda a produção do projeto.

 

Pós-graduação em Mediação e Resolução de Conflitos

Início das aulas: 30/04/2024

En semaine : mardi et jeudi

Période : soirée

Horário: Das 19h30 às 22h, sendo 1h30 de parte teórica e 1h de aplicação prática

Charge de travail : 360h

Inscrições até: 26/04/2024

Modalité

EAD en direct

Vous avez la liberté d'adapter le cours à votre emploi du temps et à votre lieu de travail. Vous pouvez pouvez choisir de participer aux discussions en ligne, via Zoom, en direct, ou de regarder les enregistrements des cours quand vous le voulez et le pouvez. ou de regarder les enregistrements des cours quand vous le souhaitez et quand vous le pouvez. *Dans le cadre du troisième cycle Live EAD, la présentation du projet final du cours se fait en face à face.

Aula aberta

Confira a última aula aberta deste curso

A propos du cours

Um profissional mais resiliente e preparado para enfrentar situações conflituosas

Empresas são formadas por conjuntos de pessoas que interagem em favor de objetivos estratégicos para a organização.

O relacionamento entre as pessoas é sempre permeado por conflitos das mais diversas naturezas: alguns de ordem pessoal, outros de origem profissional.

Mesmo que todos os profissionais persigam o mesmo objetivo comum da organização, existem interesses pessoais que geram conflitos naturais da própria conviência.

Os conflitos façam parte da vida, mas é preciso saber resolvê-los para que possamos nos desenvolver como seres humanos, como profissionais, como pais, amigos, colegas, gestores e quaisquer outros papéis que desempenhamos na vida.

Como integrante de uma equipe de trabalho, é preciso que você saiba lidar com colegas que têm estilos diferentes e personalidades que às vezes são opostas às suas. E podemos ser ainda mais diretos: colegas que você julga como chatos, intratáveis e insuportáveis. Colegas que, apesar disso, fazem parte da mesma estrutura onde você está.

Como líder de equipe e gestor de pessoas, é indispensável que você possa mediar os conflitos inerentes para que eles não impeçam que as entregas sejam feitas com qualidade máxima e prazos adequados.

Como negociador dos interesses da organização junto ao mercado em geral, é fundamental você saber lidar com propostas discrepantes e posições ameaçadoras, transformando conflitos de interesses em opções com vantagens mútuas.

Para todas essas situações foi desenvolvida esta pós-graduação de MEDIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, com conceitos e práticas que vão transformar você em um profissional mais resiliente e preparado para enfrentar situações conflituosas, inclusive nos acontecimentos cotidianos da vida pessoal.

Ao final, você terá desenvolvido habilidades para lidar com as diferenças entre visões, comportamentos e crenças, de forma construtiva e sem comprometer suas relações.

Para isso, o curso traz abordagens sobre as mais variadas origens dos conflitos, incluindo visões jurídicas, psicológicas, de negociação, de comunicação, de psicodrama, de métodos decisórios e muito mais. Enfim, um curso abrangente capaz de transformar você, seu desempenho profissional, sua produtividade, seus relacionamentos e o encontro da sua felicidade nos convívios diários.

Événements en face à face

Réseau thématique

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 29 de junho de 2024, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Présentation du travail de fin d'études

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

14.Pos Graduacao em Mediacao e Resolucao de Conflitos
Domaines thématiques

O curso de Pós-graduação em Mediação e Resolução de Conflitos está classificado na área de Comunicação e Novas Mídias. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

A qui s'adresse-t-il ?

  • Profissionais dedicados à construção de equipes de alto desempenho nas organizações
  • Profissionais de comunicação e marketing que lidam com todas as mídias e precisam evitar conflitos entre os stakeholders e a empresa
  • Responsáveis por prevenção e gestão de crises nas organizações
  • Responsáveis pela gestão de equipes, recursos humanos, atração, desenvolvimento e retenção de talentos internos que precisam lidar com os conflitos que nascem do convívio entre diferentes gerações para formar times multidisciplinares e multiculturais de alto desempenho
  • Profissionais que atuam como guardiões da cultura, dos valores, dos processos inclusivos e da criação de ambientes com segurança psicológica
  • Psicólogos e terapeutas que atuam dentro das organizações ou prestam serviços para elas
  • Empreendedores, consultores, gestores de empresas familiares e profissionais liberais que atuam em seus próprios negócios e precisam solucionar conflitos de interesses
  • Negociadores, mediadores e árbitros que desejam aprofundar seus conhecimentos com foco nas organizações e seus relacionamentos
  • Compradores e vendedores de empresas que vivenciam diariamente a necessidade de conciliar interesses conflitantes
  • Estudiosos das técnicas de persuasão e convencimento

Prérequis

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

Profil des diplômés

Ao final desta pós-graduação em Mediação e Resolução de Conflitos o estudante estará capacitado a analisar a fundo o cenário de relações conflituosas entre pessoas e entre organizações, colocando em prática todos os conhecimentos e habilidades adquiridos no curso para encontrar alternativas de soluções visando o entendimento e a conquista de objetivos favoráveis a todos os envolvidos.

Ce que vous apprendrez

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.

 

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.

Aula inaugural onde será apresentada a estrutura geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula, a monitoria acadêmica que acompanhará os estudantes durante todo o curso e as características do trabalho final. Apresenta, também, as aplicações práticas dos conceitos gerais sobre mediação e resolução de conflitos.

Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.

SUPORTES JURÍDICOS E NEGOCIAIS

É de extrema importância que se conheça como o sistema judiciário brasileiro funciona para que se possa agir dentro dos preceitos da Lei, quando os conflitos envolvem questões legais.

Em geral, os conflitos entre empresas ou organizações requerem o uso dos recursos do departamento jurídico, mas antes mesmo de acionar esta esfera, é indispensável que cada profissional tenha noções dos próprios direitos e saiba como defende-los em todas as esferas possíveis.

Nesta disciplina, entre outros conteúdos, será conhecida a estrutura do direito, estrutura do Judiciário com seus vários Juizados, os órgãos de apoio que podem ser acionados, alternativas para resolver conflitos fora dos tribunais, noções de direitos humanos e direitos legais, sistema de arbitragem fora do judiciário, entre outros.

Após cursar esta disciplina o participante estará apto a procurar os recursos legais disponíveis no âmbito civil e empresarial para solucionar conflitos profissionais ou pessoais, fazendo valer seus direitos.

Conflitos precisam ser solucionados a partir de alternativas que nem sempre ficam visíveis para as pessoas e as organizações que estão envolvidas.

É preciso utilizar métodos científicos que permitam enxergar a realidade dos fatos e levantar os reais interesses das partes para descortinar uma coletânea de possibilidades de acordo que possam atender aos mais diversos interesses.

Todas as variáveis contidas no cenário de um conflito devem ser analisadas, para permitir que todos consigam enxergar as consequências e encontrar as soluções de melhores benefícios mútuos.

Dentro desta disciplina serão abordadas metodologias envolvendo a construção de uma árvore de decisão, processos decisórios, análises de resultados possíveis, avaliações de lucros e prejuízos, entre outras.

O estudante vai incorporar conhecimentos e habilidades para avaliar suas escolhas e a melhor alternativa para a conciliação de interesses.

Quando nos referimos a conflitos, somos levados a pensar de imediato em discussões.

Claro que eles passam por este caminho, mas vão muito além.

Enfrentamos diariamente conflitos de todas as naturezas, desde uma conversa acalorada sobre preferências político-partidárias, até escolhas sobre os rumos do marketing da empresa, ações de lobby em favor de uma Lei positiva que encontra resistências parlamentares, negociações mal encaminhadas, só para citar alguns exemplos.

Nesta disciplina serão discutidas as possibilidades mais comuns de conflitos que o estudante podem enfrentar na sua vida, tanto do ponto de vista pessoal, quanto profissional.

Serão analisadas alternativas para lidar com conflitos familiares, sem que o peso das chantagens emocionais interfiram nas decisões, prejudicando um dos parentes.

Serão discutidas formas de amenizar os impactos da convivência entre gerações muito diferentes, passando pelas relações pais e filhos, até chegar às relações de trabalho dentro da equipe e com os gestores (algumas vezes muito mais novos do que os colaboradores, às vezes muito mais velhos).

Até mesmo os conflitos internos que afligem as pessoas serão visitados, com vistas a solucionar primeiro esses entraves pessoais, para abrir espaço para o encontro de soluções externas.

 

Todo conflito deve ter uma solução negociada.

Técnicas de negociação agregam melhores habilidades para conquistar acordos com benefícios para todos os envolvidos.

Tanto para conflitos que têm origem em negociações comerciais, quanto para aqueles que se originam de pontos de vista opostos sem envolvimento de transações financeiras, um profissional bem preparado conquista melhores resultados.

A disciplina explora algumas das mais consagradas técnicas de negociação, entre elas o modelo de Harvard.

Ao final, o estudante estará apto a desenvolver qualquer tipo de negociação, com domínio das lógicas mais efetivas.

É possível convencer as pessoas sobre o seu ponto de vista, desde que sejam utilizadas as técnicas adequadas para isso.

Persuadir depende de bons argumentos e excelente conhecimento dos aspectos da psique humana, para que os outros façam o que estamos propondo.

Convencer depende de uma boa exposição de fatos e dados que leve os outros a concordarem com nossa proposta, sem necessariamente fazer o que se expôs.

Tanto a persuasão, quanto o convencimento são importantes para se buscar um acordo em situações de conflito de interesses.

Na disciplina serão aprofundadas as características que compõem os argumentos tangíveis e intangíveis, a construção de argumentários, metodologias persuasivas e muito mais.

Após a discussão sobre os termos de uma negociação para resolver um conflito, é preciso formalizar o acordo para que o combinado seja efetivamente cumprido pelas partes envolvidas.

Algumas vezes esses acordos são apenas orais, sem a necessidade de uma formalização legal. Por exemplo, compromissos derivados de conflitos entre colegas de trabalho ou entre áreas da organização.

Quando se trata de conflitos de interesses entre a empresa, seus fornecedores, clientes, órgãos públicos etc. é preciso gerar um termo de acordo com validade jurídica, incluindo todas as suas implicações caso alguém deixe de cumprir o que foi combinado.

A disciplina vai percorrer os elementos legais que devem estar contidos no documento formal, os itens indispensáveis, as situações que exigem registros e outros detalhes que evitam o surgimento de novos conflitos.

ELEMENTOS DE COMUNICAÇÃO E PSICOLÓGICOS

Alguns conflitos representam discordâncias de natureza material, onde se discutem apenas os direitos legais de cada um e o respeito a eles.

No entanto, boa parte dos conflitos deriva de questões emocionais, onde as partes são levadas a defender posições com base muito mais em seus sentimentos do que nos princípios práticos e realistas da discussão.

Sem o necessário controle emocional, um litígio pode se arrastar por muito tempo sem que as pessoas consigam ver uma alternativa de solução, ofuscadas pelos sentimentos aflorados e desmedidos.

Para todas as situações conflituosas, é aconselhável que se tenha consciência das próprias emoções e se consiga agir para amenizar as emoções exageradas da outra parte.

Esta disciplina vai aprofundar vários conceitos da inteligência emocional, permitindo que o estudante identifique e saiba diferenciar o raciocínio lógico e tangível, dos sentimentos intangíveis e muitas vezes paralisantes, para agir de forma inteligente frente aos mais diversos tipos de conflitos.

Serão tratados também os fatores psicológicos que interferem nas emoções, nos sentimentos e nos comportamentos, facilitando a administração de todos eles em momentos de defesa de interesses diferentes.

Muitos conflitos são gerados por uma comunicação mal feita.

Como dizem alguns linguistas, uma mensagem mal dita pode se transformar facilmente em uma mensagem maldita que faz nascer um desentendimento capaz de provocar até mesmo uma crise de grandes proporções.

Por isso, uma comunicação assertiva, que expõe com clareza os argumentos e expressa os conteúdos para serem absorvidos na integralidade pelos outros é um dos fatores mais relevantes para prevenir os conflitos.

Nesta disciplina, os participantes tomarão contato com as lógicas do processo de comunicação e conseguirão se apropriar de habilidades para se fazerem entender sem gerar dubiedades ou contrariedades, entendendo que a comunicação não-violenta é o melhor caminho para solucionar discórdias.

Uma das práticas será a da escuta ativa, fundamental para que os argumentos e as necessidades dos outros possam ser ouvidas, interpretadas, analisadas e respondidas, gerando vínculos importantes para a manutenção de bons relacionamentos.

O exercício da empatia também faz parte deste conteúdo rico em exercícios para desenvolver habilidades de um bom comunicador, que privilegia os diálogos verdadeiramente participativos.

 

Um dos exercícios mais difíceis em situações de conflito é se posicionar no exato contexto do outro para compreender a fundo suas reivindicações divergentes.

Temos a tendência a olharmos apenas o nosso lado, imaginando que o nosso contexto é o mais verdadeiro, delicado e que merece receber uma atenção especial. No entanto, a outra parte também deve ser levada em consideração na busca de uma solução consensual.

Esta disciplina apresentará ao estudante várias formas de se colocar no lugar do outro, utilizando elementos da psicologia e do coaching para que cada um consiga de fato vivenciar os dois lados de um conflito.

Serão visitados elementos de psicodrama, inversão de papéis, alternativas de job rotation para amenizar conflitos internos nas organizações, teoria dos jogos e muitos outros.

Tudo para que o estudante consiga escolher a alternativa mais viável para inverter seu papel com o intuito de refletir mais a fundo sobre os diversos lados de uma mesma verdade no meio do conflito.

Um líder de verdade precisa saber aproveitar as diferenças existentes entre os integrantes do seu time para que elas se tornem complementares e não antagônicas.

A diversidade tem se mostrado uma prática cada vez mais presente nas organizações, em busca da integração de todos com equidade de direitos e aproveitamento de todas as potencialidades de cada um.

No entanto, a convivência humana traz naturalmente divergências de opiniões, de interesses, de comportamentos e de respostas aos desafios propostos dentro das empresas. Essa realidade aumenta a responsabilidade dos gestores em dominar as técnicas de mediação e resolução de conflitos que surgirão todos os dias entre os colaboradores.

A disciplina vai aprofundar a trajetória do processo de inclusão que deve ser seguida pelo líder em busca da coesão do time, praticando diariamente o respeito às diferenças e estimulando a todos que façam o mesmo.

O estudante ainda será apresentado às melhores técnicas de feedback e avaliação, visando promover o crescimento individual por critérios bem definidos, sem provocar conflitos de interesses.

Além de dominar as técnicas de argumentação e persuasão, é preciso saber apresentar suas ideias de forma convincente e assertiva.

A postura adotada influencia na aceitação do que está sendo proposto e gera maior credibilidade para favorecer a aprovação de um acordo.

Nesta disciplina serão apresentadas e praticadas técnicas de impostação de voz, com foco no domínio da entonação, do ritmo, da dicção e das ênfases.

Serão treinadas as expressões faciais e corporais que reforçam os conteúdos orais.

Haverá dinâmicas para o exercício das conexões com a outra parte, visando estreitar os vínculos e facilitar o convencimento.

CONCLUSÃO DE CURSO

O objetivo é elaborar um projeto com aplicação prática dos referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador/a, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação no formato presencial.

Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Trabalho de Conclusão Aplicado.  

 

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.

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360h

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3 semestres

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