Ao longo desta pós-graduação, todos serão preparados para:
Ao final, os estudantes reunidos em grupos estarão aptos a desenvolver o Projeto de Conclusão Aplicado (TCC), baseado em uma situação real de conflito de interesses, acompanhados por um orientador(a) durante toda a produção do projeto.
Empresas são formadas por conjuntos de pessoas que interagem em favor de objetivos estratégicos para a organização.
O relacionamento entre as pessoas é sempre permeado por conflitos das mais diversas naturezas: alguns de ordem pessoal, outros de origem profissional.
Mesmo que todos os profissionais persigam o mesmo objetivo comum da organização, existem interesses pessoais que geram conflitos naturais da própria conviência.
Os conflitos façam parte da vida, mas é preciso saber resolvê-los para que possamos nos desenvolver como seres humanos, como profissionais, como pais, amigos, colegas, gestores e quaisquer outros papéis que desempenhamos na vida.
Como integrante de uma equipe de trabalho, é preciso que você saiba lidar com colegas que têm estilos diferentes e personalidades que às vezes são opostas às suas. E podemos ser ainda mais diretos: colegas que você julga como chatos, intratáveis e insuportáveis. Colegas que, apesar disso, fazem parte da mesma estrutura onde você está.
Como líder de equipe e gestor de pessoas, é indispensável que você possa mediar os conflitos inerentes para que eles não impeçam que as entregas sejam feitas com qualidade máxima e prazos adequados.
Como negociador dos interesses da organização junto ao mercado em geral, é fundamental você saber lidar com propostas discrepantes e posições ameaçadoras, transformando conflitos de interesses em opções com vantagens mútuas.
Para todas essas situações foi desenvolvida esta pós-graduação de MEDIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, com conceitos e práticas que vão transformar você em um profissional mais resiliente e preparado para enfrentar situações conflituosas, inclusive nos acontecimentos cotidianos da vida pessoal.
Ao final, você terá desenvolvido habilidades para lidar com as diferenças entre visões, comportamentos e crenças, de forma construtiva e sem comprometer suas relações.
Para isso, o curso traz abordagens sobre as mais variadas origens dos conflitos, incluindo visões jurídicas, psicológicas, de negociação, de comunicação, de psicodrama, de métodos decisórios e muito mais. Enfim, um curso abrangente capaz de transformar você, seu desempenho profissional, sua produtividade, seus relacionamentos e o encontro da sua felicidade nos convívios diários.
Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.
Próxima data: 28 de junho de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim
Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.
Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.
Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
O curso de Pós-graduação em Mediação e Resolução de Conflitos está classificado na área de Comunicação e Novas Mídias. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.
Ao final desta pós-graduação em Mediação e Resolução de Conflitos o estudante estará capacitado a analisar a fundo o cenário de relações conflituosas entre pessoas e entre organizações, colocando em prática todos os conhecimentos e habilidades adquiridos no curso para encontrar alternativas de soluções visando o entendimento e a conquista de objetivos favoráveis a todos os envolvidos.
As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.
O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.
Aula inaugural onde será apresentada a estrutura geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula, a monitoria acadêmica que acompanhará os estudantes durante todo o curso e as características do trabalho final. Apresenta, também, as aplicações práticas dos conceitos gerais sobre mediação e resolução de conflitos.
Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.
É de extrema importância que se conheça como o sistema judiciário brasileiro funciona para que se possa agir dentro dos preceitos da Lei, quando os conflitos envolvem questões legais.
Em geral, os conflitos entre empresas ou organizações requerem o uso dos recursos do departamento jurídico, mas antes mesmo de acionar esta esfera, é indispensável que cada profissional tenha noções dos próprios direitos e saiba como defende-los em todas as esferas possíveis.
Nesta disciplina, entre outros conteúdos, será conhecida a estrutura do direito, estrutura do Judiciário com seus vários Juizados, os órgãos de apoio que podem ser acionados, alternativas para resolver conflitos fora dos tribunais, noções de direitos humanos e direitos legais, sistema de arbitragem fora do judiciário, entre outros.
Após cursar esta disciplina o participante estará apto a procurar os recursos legais disponíveis no âmbito civil e empresarial para solucionar conflitos profissionais ou pessoais, fazendo valer seus direitos.
Conflitos precisam ser solucionados a partir de alternativas que nem sempre ficam visíveis para as pessoas e as organizações que estão envolvidas.
É preciso utilizar métodos científicos que permitam enxergar a realidade dos fatos e levantar os reais interesses das partes para descortinar uma coletânea de possibilidades de acordo que possam atender aos mais diversos interesses.
Todas as variáveis contidas no cenário de um conflito devem ser analisadas, para permitir que todos consigam enxergar as consequências e encontrar as soluções de melhores benefícios mútuos.
Dentro desta disciplina serão abordadas metodologias envolvendo a construção de uma árvore de decisão, processos decisórios, análises de resultados possíveis, avaliações de lucros e prejuízos, entre outras.
O estudante vai incorporar conhecimentos e habilidades para avaliar suas escolhas e a melhor alternativa para a conciliação de interesses.
Quando nos referimos a conflitos, somos levados a pensar de imediato em discussões.
Claro que eles passam por este caminho, mas vão muito além.
Enfrentamos diariamente conflitos de todas as naturezas, desde uma conversa acalorada sobre preferências político-partidárias, até escolhas sobre os rumos do marketing da empresa, ações de lobby em favor de uma Lei positiva que encontra resistências parlamentares, negociações mal encaminhadas, só para citar alguns exemplos.
Nesta disciplina serão discutidas as possibilidades mais comuns de conflitos que o estudante podem enfrentar na sua vida, tanto do ponto de vista pessoal, quanto profissional.
Serão analisadas alternativas para lidar com conflitos familiares, sem que o peso das chantagens emocionais interfiram nas decisões, prejudicando um dos parentes.
Serão discutidas formas de amenizar os impactos da convivência entre gerações muito diferentes, passando pelas relações pais e filhos, até chegar às relações de trabalho dentro da equipe e com os gestores (algumas vezes muito mais novos do que os colaboradores, às vezes muito mais velhos).
Até mesmo os conflitos internos que afligem as pessoas serão visitados, com vistas a solucionar primeiro esses entraves pessoais, para abrir espaço para o encontro de soluções externas.
Todo conflito deve ter uma solução negociada.
Técnicas de negociação agregam melhores habilidades para conquistar acordos com benefícios para todos os envolvidos.
Tanto para conflitos que têm origem em negociações comerciais, quanto para aqueles que se originam de pontos de vista opostos sem envolvimento de transações financeiras, um profissional bem preparado conquista melhores resultados.
A disciplina explora algumas das mais consagradas técnicas de negociação, entre elas o modelo de Harvard.
Ao final, o estudante estará apto a desenvolver qualquer tipo de negociação, com domínio das lógicas mais efetivas.
É possível convencer as pessoas sobre o seu ponto de vista, desde que sejam utilizadas as técnicas adequadas para isso.
Persuadir depende de bons argumentos e excelente conhecimento dos aspectos da psique humana, para que os outros façam o que estamos propondo.
Convencer depende de uma boa exposição de fatos e dados que leve os outros a concordarem com nossa proposta, sem necessariamente fazer o que se expôs.
Tanto a persuasão, quanto o convencimento são importantes para se buscar um acordo em situações de conflito de interesses.
Na disciplina serão aprofundadas as características que compõem os argumentos tangíveis e intangíveis, a construção de argumentários, metodologias persuasivas e muito mais.
Após a discussão sobre os termos de uma negociação para resolver um conflito, é preciso formalizar o acordo para que o combinado seja efetivamente cumprido pelas partes envolvidas.
Algumas vezes esses acordos são apenas orais, sem a necessidade de uma formalização legal. Por exemplo, compromissos derivados de conflitos entre colegas de trabalho ou entre áreas da organização.
Quando se trata de conflitos de interesses entre a empresa, seus fornecedores, clientes, órgãos públicos etc. é preciso gerar um termo de acordo com validade jurídica, incluindo todas as suas implicações caso alguém deixe de cumprir o que foi combinado.
A disciplina vai percorrer os elementos legais que devem estar contidos no documento formal, os itens indispensáveis, as situações que exigem registros e outros detalhes que evitam o surgimento de novos conflitos.
Alguns conflitos representam discordâncias de natureza material, onde se discutem apenas os direitos legais de cada um e o respeito a eles.
No entanto, boa parte dos conflitos deriva de questões emocionais, onde as partes são levadas a defender posições com base muito mais em seus sentimentos do que nos princípios práticos e realistas da discussão.
Sem o necessário controle emocional, um litígio pode se arrastar por muito tempo sem que as pessoas consigam ver uma alternativa de solução, ofuscadas pelos sentimentos aflorados e desmedidos.
Para todas as situações conflituosas, é aconselhável que se tenha consciência das próprias emoções e se consiga agir para amenizar as emoções exageradas da outra parte.
Esta disciplina vai aprofundar vários conceitos da inteligência emocional, permitindo que o estudante identifique e saiba diferenciar o raciocínio lógico e tangível, dos sentimentos intangíveis e muitas vezes paralisantes, para agir de forma inteligente frente aos mais diversos tipos de conflitos.
Serão tratados também os fatores psicológicos que interferem nas emoções, nos sentimentos e nos comportamentos, facilitando a administração de todos eles em momentos de defesa de interesses diferentes.
Muitos conflitos são gerados por uma comunicação mal feita.
Como dizem alguns linguistas, uma mensagem mal dita pode se transformar facilmente em uma mensagem maldita que faz nascer um desentendimento capaz de provocar até mesmo uma crise de grandes proporções.
Por isso, uma comunicação assertiva, que expõe com clareza os argumentos e expressa os conteúdos para serem absorvidos na integralidade pelos outros é um dos fatores mais relevantes para prevenir os conflitos.
Nesta disciplina, os participantes tomarão contato com as lógicas do processo de comunicação e conseguirão se apropriar de habilidades para se fazerem entender sem gerar dubiedades ou contrariedades, entendendo que a comunicação não-violenta é o melhor caminho para solucionar discórdias.
Uma das práticas será a da escuta ativa, fundamental para que os argumentos e as necessidades dos outros possam ser ouvidas, interpretadas, analisadas e respondidas, gerando vínculos importantes para a manutenção de bons relacionamentos.
O exercício da empatia também faz parte deste conteúdo rico em exercícios para desenvolver habilidades de um bom comunicador, que privilegia os diálogos verdadeiramente participativos.
Um dos exercícios mais difíceis em situações de conflito é se posicionar no exato contexto do outro para compreender a fundo suas reivindicações divergentes.
Temos a tendência a olharmos apenas o nosso lado, imaginando que o nosso contexto é o mais verdadeiro, delicado e que merece receber uma atenção especial. No entanto, a outra parte também deve ser levada em consideração na busca de uma solução consensual.
Esta disciplina apresentará ao estudante várias formas de se colocar no lugar do outro, utilizando elementos da psicologia e do coaching para que cada um consiga de fato vivenciar os dois lados de um conflito.
Serão visitados elementos de psicodrama, inversão de papéis, alternativas de job rotation para amenizar conflitos internos nas organizações, teoria dos jogos e muitos outros.
Tudo para que o estudante consiga escolher a alternativa mais viável para inverter seu papel com o intuito de refletir mais a fundo sobre os diversos lados de uma mesma verdade no meio do conflito.
Um líder de verdade precisa saber aproveitar as diferenças existentes entre os integrantes do seu time para que elas se tornem complementares e não antagônicas.
A diversidade tem se mostrado uma prática cada vez mais presente nas organizações, em busca da integração de todos com equidade de direitos e aproveitamento de todas as potencialidades de cada um.
No entanto, a convivência humana traz naturalmente divergências de opiniões, de interesses, de comportamentos e de respostas aos desafios propostos dentro das empresas. Essa realidade aumenta a responsabilidade dos gestores em dominar as técnicas de mediação e resolução de conflitos que surgirão todos os dias entre os colaboradores.
A disciplina vai aprofundar a trajetória do processo de inclusão que deve ser seguida pelo líder em busca da coesão do time, praticando diariamente o respeito às diferenças e estimulando a todos que façam o mesmo.
O estudante ainda será apresentado às melhores técnicas de feedback e avaliação, visando promover o crescimento individual por critérios bem definidos, sem provocar conflitos de interesses.
Além de dominar as técnicas de argumentação e persuasão, é preciso saber apresentar suas ideias de forma convincente e assertiva.
A postura adotada influencia na aceitação do que está sendo proposto e gera maior credibilidade para favorecer a aprovação de um acordo.
Nesta disciplina serão apresentadas e praticadas técnicas de impostação de voz, com foco no domínio da entonação, do ritmo, da dicção e das ênfases.
Serão treinadas as expressões faciais e corporais que reforçam os conteúdos orais.
Haverá dinâmicas para o exercício das conexões com a outra parte, visando estreitar os vínculos e facilitar o convencimento.
O objetivo é elaborar um projeto com aplicação prática dos referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador/a, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação no formato presencial.
Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Trabalho de Conclusão Aplicado.
Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.
Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.
Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.
Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.
Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.
Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.
Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.
1x R$ 16.738,46
11x R$ 1.471,88
1x R$ 1.478,93
17x R$ 1.009,63
1x R$ 1.027,80
23x R$ 778,89
1x R$ 808,80
29x R$ 641,52
1x R$ 660,78
35x R$ 548,91
1x R$ 604,42
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Inscrição on-line e pagamento da taxa.
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Pesquisa do Egresso 2023.
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.
Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.
O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.
Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.
Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h
Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções: