Perguntas frequentes

FAQ ESPM

Ficou com alguma dúvida?

Queremos atender melhor as suas necessidades e responder todas as suas dúvidas ao adquirir nossos cursos.

As matrículas ficarão abertas no site da ESPM até 48 horas antes do início do curso. 

O Live EAD oferece conteúdo com a excelência da ESPM para você escolher onde e quando aprender: você pode assistir a todas as aulas ao vivo, interagindo com os professores em tempo real, ou, se preferir, também pode assistir às aulas gravadas depois, no dia e horário que mais se adequem à sua rotina. Assim, você pode viver a experiência de ser um aluno da Pós-graduação ESPM adequando uma rotina de estudos a sua realidade.

As formas de pagamento são: boleto bancário (à vista), cartão de débito (à vista) ou cartão de crédito (à vista ou parcelado).

Se o número mínimo de alunos na turma for atingido e a realização do curso for confirmada, você vai receber no seu endereço de e-mail cadastrado uma mensagem de confirmação em, no máximo, 48 horas antes do início das aulas. 

Caso não seja atingido o número mínimo de alunos para a realização das aulas, o curso será cancelado, e o candidato vai ser reembolsado com 100% do valor investido. Também é possível, nesses casos, solicitar a transferência para outro curso. Caso haja diferença a ser paga, será cobrado somente o valor adicional. Se o valor do novo curso for mais baixo que o anterior, a ESPM fará de restituição do valor excedente.

O seu acesso à plataforma de estudos será enviado para o endereço de e-mail cadastrado no ato da inscrição. Você vai receber o link e as informações de acesso à plataforma em até 24 horas antes do início do curso escolhido. 

A ESPM oferece bolsas de estudo para os Cursos de Extensão em três situações:

Para alunos e ex-alunos da ESPM, sendo: 

  • Alunos/ex-alunos de Cursos de Extensão: 5% de bolsa
  • Alunos/ex-alunos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado: 20% de bolsa.

Para grupos de funcionários de uma mesma empresa, sendo: 

  • De 5 a 10 funcionários: 5% de bolsa
  • De 11 a 20 funcionários: 7,5% de bolsa
  • Acima de 21 funcionários: 15% de bolsa

Obs.: Os funcionários podem estar matriculados em cursos diferentes, porém, é necessário que todos os cursos sejam oferecidos na mesma entrada.

Para funcionários de empresas parceiras ESPM. Nesse caso, solicitamos que consulte a Central de Relacionamento pelo telefone: 4007-2375 – opção 1 (ligação local).

A plataforma utilizada nos Cursos de Extensão da ESPM é o Zoom, e o seu acesso será enviado no e-mail cadastrado em até 24 horas antes do início do seu curso. 

Essa é uma situação que requer urgência, pois não queremos que você fique sem assistir às suas aulas. Dessa forma, pedimos, por gentileza, que entre em contato com a nossa Central de Relacionamento, na Central, eles poderão ajudar você encaminhando as informações a tempo do início das aulas. Contate pelo telefone: 4007-2375 – opção 1 (ligação local).

O certificado será emitido em formato digital e enviado ao e-mail cadastrado em até 7 (sete) dias após o final do curso. Para receber o certificado de conclusão do curso, é obrigatório um aproveitamento mínimo de 75% das aulas.

Não é necessário ser graduado, pois os Cursos de Extensão são cursos livres que não exigem a formação superior.

Mesmo assim, é importante ressaltar que oferecemos programas básicos e avançados. Os cursos para níveis básicos são destinados a pessoas que queiram conhecer e se familiarizar com determinado tema. Já os cursos de nível avançado são destinados a profissionais atuantes no mercado de trabalho. Por isso, para fazer valer ao máximo o seu investimento, recomendamos que fique atento às informações do curso escolhido.

Sim. Nesse caso, o cadastro inicial no curso deve ser todo realizado com o nome e as informações do participante. Apenas no momento da escolha da forma de pagamento, você deve selecionar a opção “Pessoa Jurídica”.

Dessa forma, o boleto, o recibo de pagamento e a Nota Fiscal (ao final do mês do curso) serão emitidos em nome da empresa. Lembramos que a obrigação da emissão de “Nota Fiscal” de serviços educacionais surge do fato gerador, ou seja, surge da efetivação da prestação do serviço. Assim, a Nota Fiscal será emitida após o término do curso, podendo existir duas ou mais notas, de acordo com o tempo de duração do curso. Para receber a Nota Fiscal da Prefeitura de São Paulo (quando esta for gerada), a empresa deve entrar no site da Prefeitura: https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/.

No entanto, sabemos que algumas empresas necessitam da Nota Fiscal para que o pagamento antecipado do curso seja efetuado. Nesses casos, como alternativa, disponibilizamos um recibo antecipado de pagamento emitido também em nome da empresa. Para receber essa Nota Fiscal antecipada, você deve: 1) gerar o boleto de pagamento no site; 2) solicitar o recibo enviando um e-mail para o endereço [email protected]. No corpo do e-mail, devem constar razão social da empresa, CNPJ, nome do estudante e do curso escolhido. O prazo máximo para a emissão do recibo é de 3 (três) dias corridos.

Lembramos que a obrigação da emissão de “Nota Fiscal” de serviços educacionais surge do fato gerador, ou seja, surge da efetivação da prestação do serviço. Assim, a Nota Fiscal será emitida após o término do curso, podendo existir duas ou mais notas, de acordo com o tempo de duração do curso. Para receber a Nota Fiscal da Prefeitura de São Paulo (quando esta for gerada), a empresa deve entrar no site da Prefeitura: https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/. No entanto, sabemos que algumas empresas necessitam da Nota Fiscal para que o pagamento antecipado do curso seja efetuado. Nesses casos, como alternativa, disponibilizamos um recibo antecipado de pagamento emitido também em nome da empresa. Para receber essa Nota Fiscal antecipada, você deve: 1) gerar o boleto de pagamento no site; 2) solicitar o recibo enviando um e-mail para o endereço [email protected]. No corpo do e-mail, devem constar razão social da empresa, CNPJ, nome do estudante e do curso escolhido. O prazo máximo para a emissão do recibo é de 3 (três) dias corridos.

Em caso de desistência pelo participante, o cancelamento poderá ser efetivado na Secretaria de Pós-Graduação da ESPM ou por e-mail, com até 24 horas de antecedência do início do curso. Caso o processo seja realizado dentro do prazo, será devolvido 100% do valor investido no cursoCaso o estudante não manifeste formalmente seu pedido de desistência, ou manifeste o interesse após o prazo de 24 horas, estará caracterizado o abandono do curso. Nesses casos, não haverá reembolso, e o participante deverá ainda honrar com o pagamento das parcelas a vencer.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.