ESPM LEADERSHIP ACADEMY LÍDERES EM CONSTANTE MOVIMENTO

JUROS BAIXOS, INFLAÇÃO CONTROLADA E CÂMBIO ELEVADO:
OS DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA “NOVA REALIDADE” BRASILEIRA

parceria com: TENDÊNCIAS CONSULTORIA INTEGRADA

ADAPTANDO NEGÓCIOS ÀS TENDÊNCIAS ECONÔMICAS GLOBAIS E NACIONAIS

Para além de questões conjunturais, a economia brasileira está passando por uma série de transformações estruturais. Durante o enfrentamento de uma das crises mais intensas e prolongadas de sua história, o Brasil tem promovido um conjunto de reformas e ajustes macroeconômicos destinados a reequilibrar seu modelo de desenvolvimento.

Aprovação do teto dos gastos, reforma trabalhista e da previdência, cadastro positivo e retorno efetivo do regime de metas de inflação são alguns dos fatores que favoreceram a queda das taxas básicas de juros. Em conjunto com o ambiente internacional tumultuado, uma das consequências dessa mudança é a redução da entrada de capital especulativo no País, gerando desvalorização cambial relevante e que pode significar mudança na relação de equilíbrio de longo prazo do Real com outras moedas mundo afora.

Essa nova realidade traz desafios e oportunidades importantes para o mundo dos negócios, com impactos distintos em cada segmento da economia nacional. Reforça essa percepção as atuais crises do coronavírus e do petróleo, que tendem a impulsionar uma nova onda mundial de reduções em taxas de juros (como no anúncio recente do FED de corte “surpresa” nos juros americanos) e fuga de capitais com impactos diretos no Brasil.

Toda essa conjunção de fatores reforça a necessidade de que corporações e pessoas estejam atentas a uma nova realidade de juros “civilizados”, inflação controlada e câmbio desvalorizado que nós brasileiros nos desacostumamos e que, naturalmente, impacta a atratividade econômica de projetos, a estruturação de negócios e as relações contratuais pré-existentes.

AGUARDE NOVAS DATAS

Eric Brasil

Doutor e Mestre em Teoria Econômica pela FEA/USP, bacharel em Ciências Econômicas pela FECAP. Atua como pesquisador e professor de microeconomia e métodos quantitativos da FECAP. Foi membro do Conselho de Administração do Grupo Ultrafarma. É sócio da Tendências, onde possui mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de estudos, projetos e pareceres econômico-financeiros.

Rodolfo Oliveira

Mestre em Economia Aplicada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP). É professor de economia das Faculdades Oswaldo Cruz.

AMBIENTE CORPORATIVO

Além da localização em um importante centro econômico de São Paulo, a ESPM Itaim oferece em sua estrutura uma ambientação corporativa, com salas de conferência que estimulam a troca de experiências e a interação entre executivos.

CONTATOS

(11) 5081 8200

relacionamentojt@espm.br

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda à sexta, das 9h às 20h

Rua Bento de Andrade, 700

Itaim - São Paulo

Translate