Novelas como “Beleza Fatal” e “Vale Tudo” reafirmam a união entre TV aberta e streaming
Nos anos 2010, com a expansão da TV a cabo, da internet e do streaming, consolidou-se a percepção, tanto no senso comum quanto no meio acadêmico, de que as séries representavam o futuro do audiovisual, enquanto a TV aberta e seu modelo tradicional de novelas eram considerados ultrapassados. No entanto, o sucesso de audiência […]
Mudança no comércio de luxo em Ipanema impulsiona transformações
Quem circula pela Rua Garcia d’Ávila, em Ipanema, já percebe mudanças no cenário local. Desde o início do ano, diversas lojas de luxo vêm encerrando suas operações na região, como a francesa Louis Vuitton, que, após três décadas no bairro, transferiu sua unidade para o Shopping VillageMall, na Barra da Tijuca. O movimento […]
Aumento da isenção do IR deve beneficiar brasileiros e impulsionar consumo

O governo propôs elevar para R$ 5 mil a faixa de isenção do imposto de renda, compensando a medida com a taxação de quem ganha mais de R$ 50 mil por mês. Em entrevista à Deutsche Welle, o professor de Administração Jorge Ferreira dos Santos analisou os impactos da proposta no orçamento dos brasileiros. […]
Parreiras de Páscoa e estratégias de trade marketing: insights de Marcelo Ermini

As tradicionais parreiras para exposição de ovos de Páscoa em lojas e supermercados foram destaque em matéria da Super Varejo, ressaltadas como uma estratégia eficaz para atrair consumidores e impulsionar as vendas. Marcelo Ermini, coordenador da pós-graduação em Trade Marketing, enfatiza a importância de uma organização estratégica dessas estruturas para otimizar o espaço […]
Bancos investem em salas VIP exclusivas para clientes de alta renda, explica Bianca Dramali
Com o aumento do fluxo de passageiros no pós-pandemia, as salas VIP vinculadas a cartões de crédito ficaram mais lotadas, levando os bancos a investirem em lounges próprios, exclusivos para clientes de alta renda nos principais aeroportos do país. São espaços diferenciados que oferecem serviços premium sem filas, como cartas de drinques, […]
Em entrevista para a Globonews, Alexandre Espirito Santo alerta sobre os próximos desafios econômicos do país

A economia brasileira cresceu 3,4% em 2024, o melhor resultado desde 2021, mas com sinais de desaceleração no final do ano, segundo a GloboNews, com análise de Alexandre Espírito Santo, coordenador de economia e finanças da ESPM. O principal motor desse crescimento foi o consumo das famílias no setor de serviços, que impulsionou […]
Carreira e Mercado ESPM: encontre talentos para sua empresa
Conheça três serviços do nosso setor de Carreira e Mercado para divulgar vagas de trabalho e contratar estagiários, trainees e profissionais altamente qualificados Encontrar oportunidades de estágio, trainee e vagas de trabalho efetivas pode ser desafiador para estudantes, recém-formados e profissionais. Ao mesmo tempo, as empresas também enfrentam desafios para atrair talentos qualificados que […]
Professores de cinema analisam destaque brasileiro no Oscar 2025 em mais de 40 matérias

O Oscar 2025 ganhou grande destaque no Brasil com as três indicações de Ainda Estou Aqui: Melhor Filme, Melhor Atriz para Fernanda Torres e Melhor Filme Estrangeiro – categoria na qual o longa saiu vencedor, conquistando a estatueta. Os professores do curso de Cinema e Audiovisual, Cyntia Calhado e Márcio Rodrigo, participaram de […]
Especialistas comentam impacto econômico do Carnaval

Uma das maiores festas populares do Brasil, o Carnaval tem um impacto que vai além dos dias de folia, impulsionando setores como turismo, hotelaria, transporte, alimentação, comércio e entretenimento. Estima-se que o evento este ano tenha movimentado 12 bilhões de reais no país. Para analisar os impactos da festa na economia e compartilhar […]
Marcas icônicas: professores analisam sucesso de Lacoste e Rolex

Exibido pela Times Brasil CNBC, o programa “Marcas Icônicas” busca destacar o caminho de sucesso de marcas reconhecidas pelo público. Desde o surgimento, até os dias atuais. Nesta semana, dois professores estiveram presentes para comentar os caminhos de algumas destas marcas. Maya Mattiazzo e Mariana Cerone, professoras do Hub de Luxo, participaram de […]
Professora Denilde Holzhacker comenta relações diplomáticas entre Itamaraty e Estados Unidos

O Itamaraty rebateu a posição do governo dos Estados Unidos contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender redes sociais norte-americanas no Brasil. Em entrevista para a Istoé, Denilde Holzhacker, professora do curso de Relações Internacionais, destacou que a resposta do Itamaraty sinaliza uma postura mais assertiva do Brasil na defesa de […]
Alexandre Gaino, economista do curso de Administração, comenta IPCA para CNN Money

O professor de economia do curso de Administração, Alexandre Gaino, participou do programa CNN Money sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que apresentou variação de 1,23% em fevereiro de 2025, 1,12 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada em janeiro de 2025 (0,11%). Segundo Gaino, o IPCA-15 de […]
Master em Creator Economy, em parceria com a Brunch, foi destaque no Adnews

O lançamento do Master em Creator Economy e Gestão do Mercado de Influência, em parceria com a Brunch, uma das mais relevantes agências de estratégia e inovação no mercado de influência no Brasil, foi destaque no portal Adnews. Com 420 horas de conteúdo teórico e prático, distribuídas ao longo de três semestres, o […]
ESPM Unlocked: confira a programação de aulas de março
Série de aulas gratuitas com nossos professores de Extensão Dynamic e pós-graduação aborda temas como marketing, inovação, tecnologia e liderança O ESPM Unlocked, série de lives sobre os principais assuntos relacionados às áreas temáticas do Lifelong Learning ESPM, está com uma nova programação a partir do dia 6 de março. As aulas ministradas […]
ESPM é destaque no Brazil Economy
Em conversa com Dalton Pastore e Tatsuo Iwata, presidente e vice-presidente da instituição, matéria do Brazil Journal destaca como a ESPM tem se transformado e reinventado frente às mudanças no setor educacional, investindo em excelência acadêmica, infraestrutura e desenvolvimento de habilidades comportamentais. “Somos uma escola de nicho, que busca qualidade. Investimos em infraestrutura, equipamentos, serviços […]
Humanização dos animais movimenta a economia e produtos pets aumentam de preço
O fenômeno da humanização dos animais de estimação, quando pessoas e famílias adotam pets e passam a considerá-los como seus próprios filhos, tem sido um fator relevante para a economia brasileira. A professora de economia e coordenadora do laboratório de inteligência financeira da ESPM, Paula Sauer, em reportagem para o Correio do Povo, explica que […]
ESPM investe em formação docente para integrar Inteligência Artificial Generativa na Educação
O uso da inteligência artificial generativa na academia ganhou destaque na edição de fevereiro da Revista Ensino Superior. Na reportagem, A Tartaruga e a Lebre,, gerente de Tecnologia de Ensino e Aprendizagem da ESPM, compartilhou a visão estratégica da instituição sobre o tema. Segundo Torini, o corpo docente da ESPM, com idade média entre 35 […]
Roberta Iahn analisa sucesso da campanha de Duolingo e o tom conservador do filme da Budweiser no Super Bowl

Roberta Iahn, coordenadora do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM Rio, analisou a campanha do Duolingo que anunciou a “morte” de sua mascote, a corujinha, em uma ação nas redes sociais. Em entrevista ao Jornal Agora, da Times Brasil – CNBC, Iahn destacou que a estratégia foi bem-sucedida por compreender profundamente seu público-alvo. […]
Karine Karam analisa produtos que imitam café e o impacto na relação entre marcas e consumidores
Produtos que imitam café no aroma, na embalagem e na disposição nas gôndolas — muitas vezes com preços mais baixos ao lado de marcas conhecidas — foram tema de destaque em uma matéria do O Globo. A professora de pesquisa e comportamento do consumidor, Karine Karam, comentou que, diante da alta de preços, […]
André Mendonça e José Eduardo Cardozo participam de aula magna do curso de Direito
Para iniciar o semestre letivo de forma inovadora e alinhada às transformações do mundo jurídico, o curso de Direito promoveu, em 7 de setembro, uma aula inaugural com palestras de André Mendonça, Ministro do STF, e José Eduardo Cardozo, ex-ministro da Justiça. Ambos, que também são professores do curso, abordaram o cenário jurídico atual […]
Marcelo Toledo analisa o sucesso do Super Bowl como fenômeno de marketing e entretenimento
O professor de planejamento de marketing do curso de Administração, Marcelo Toledo, participou de uma análise sobre o impacto do Super Bowl no mercado publicitário, no entretenimento e na economia global, para o jornal Agora, da Times Brasil – CNBC. Ele destacou que o evento não é apenas uma competição esportiva, mas um grande […]
Professor comenta queda nas bilheterias do cinema e aumento no número de streamings
Marcio Rodrigo Ribeiro, professor do curso de Cinema e Audiovisual, falou com a CNBC (Times Brasil) sobre o aumento no número de streamings e a relação disso com a queda nas bilheterias de cinema. Para o professor, há uma relação direta entre os números, que ficaram mais evidentes por conta da pandemia. Ribeiro […]
Aula inaugural do Strategic H2H Marketing reúne os professores internacionais Waldemar Pfoertsch e Philip Kotler

Nesta semana, as aulas iniciaram na maioria dos cursos. Com destaque para o ‘Strategic H2H Marketing’, que teve sua aula inaugural ministrada ao vivo e online por Philip Kotler, o pai do Marketing mundial, e pelo alemão Waldemar Pfoertsch, especialista em marketing mundial que esteve presente na ESPM, em São Paulo, para os primeiros […]
Professor analisa o movimento das marcas para relançamento de produtos icônicos
Em matéria publicada no impresso do propmark, Marcos Bedendo, professor de Branding, analisou o efeito da nostalgia na publicidade brasileira. Com o gancho na volta de produtos como o chocolate Surpresa, da Nestlé, o professor explica que essa estratégia das marcas não é novidade para este ano, mas que pode ganhar ainda mais força. […]
Rafael Terra, professor de marketing digital, comenta a planilha dos influenciadores digitais
Em janeiro, uma planilha criada por profissionais da publicidade viralizou nas redes sociais, reunindo comentários de funcionários de agências sobre a experiência de trabalhar com influenciadores digitais. Rafael Terra, professor de marketing digital, abordou o tema em entrevista ao G1 e destacou que a reputação dos influenciadores já era amplamente discutida nos bastidores […]
Professores e economistas da ESPM comentam a “Guerra Comercial” de Trump
Os impactos do chamado tarifaço de Donald Trump repercutiram amplamente na mídia, levando economistas e professores de relações internacionais da ESPM a analisarem as consequências desse cenário de instabilidade e seus possíveis reflexos em outros países, incluindo o Brasil. O professor Leonardo Trevisan, em entrevista à GloboNews, destacou que Trump aplica e anuncia […]
Professora da ESPM analisa tensões diplomáticas na deportação de brasileiros
A professora Denilde Holzhacker, especialista em Relações Internacionais da ESPM, analisou o impacto das deportações de brasileiros durante o governo Trump, para a edição impressa da Isto É destacando o uso excessivo de algemas e correntes nos repatriados. Segundo ela, o governo americano mantém uma postura rígida e implacável, o que pode agravar a crise […]
Strategic H2H Marketing: como foi a primeira aula de Kotler na ESPM
O encontro inicial foi marcado pela presença online e ao vivo de Kotler, além dos ensinamentos dos professores Waldemar Pfoertsch e Marcos Bedendo sobre o marketing humanizado No dia 4 de fevereiro, ocorreu a primeira aula do Strategic H2H Marketing, um curso novo e exclusivo da ESPM lecionado pelo pai do marketing moderno, Philip […]
DeepSeek abala mercado financeiro global e derruba ações de grandes empresas de tecnologia
O modelo de inteligência artificial desenvolvido por uma startup chinesa, DeepSeek, abalou o mercado financeiro global em menos de 24 horas, derrubando ações de grandes empresas de tecnologia, como Nvidia, Google e Microsoft. O especialista em tecnologia e professor do curso de Ciência de Dados e Negócios da ESPM, Carlos Rafael Gimenes das Neves, explica […]
Folha de S.Paulo entrevista Philip Kotler e menciona novo curso do professor na ESPM
O pai do marketing moderno, Philip Kotler, foi o entrevistado na coluna “Entrevista da 2ª” na Folha de S.Paulo, no início desta semana. Em um papo sobre marketing humanizado, Kotler defende que o lucro precisa estar associado ao bem-estar do consumidor e da sociedade, e que de nada adiantam campanhas publicitárias que atacam o concorrente. […]