ESPM Unlocked: confira a programação de aulas de março
Série de aulas gratuitas com nossos professores de Extensão Dynamic e pós-graduação aborda temas como marketing, inovação, tecnologia e liderança O ESPM Unlocked, série de lives sobre os principais assuntos relacionados às áreas temáticas do Lifelong Learning ESPM, está com uma nova programação a partir do dia 6 de março. As aulas ministradas […]
ESPM é destaque no Brazil Economy
Em conversa com Dalton Pastore e Tatsuo Iwata, presidente e vice-presidente da instituição, matéria do Brazil Journal destaca como a ESPM tem se transformado e reinventado frente às mudanças no setor educacional, investindo em excelência acadêmica, infraestrutura e desenvolvimento de habilidades comportamentais. “Somos uma escola de nicho, que busca qualidade. Investimos em infraestrutura, equipamentos, serviços […]
Humanização dos animais movimenta a economia e produtos pets aumentam de preço

O fenômeno da humanização dos animais de estimação, quando pessoas e famílias adotam pets e passam a considerá-los como seus próprios filhos, tem sido um fator relevante para a economia brasileira. A professora de economia e coordenadora do laboratório de inteligência financeira da ESPM, Paula Sauer, em reportagem para o Correio do Povo, explica que […]
ESPM investe em formação docente para integrar Inteligência Artificial Generativa na Educação

O uso da inteligência artificial generativa na academia ganhou destaque na edição de fevereiro da Revista Ensino Superior. Na reportagem, A Tartaruga e a Lebre,, gerente de Tecnologia de Ensino e Aprendizagem da ESPM, compartilhou a visão estratégica da instituição sobre o tema. Segundo Torini, o corpo docente da ESPM, com idade média entre 35 […]
Roberta Iahn analisa sucesso da campanha de Duolingo e o tom conservador do filme da Budweiser no Super Bowl

Roberta Iahn, coordenadora do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM Rio, analisou a campanha do Duolingo que anunciou a “morte” de sua mascote, a corujinha, em uma ação nas redes sociais. Em entrevista ao Jornal Agora, da Times Brasil – CNBC, Iahn destacou que a estratégia foi bem-sucedida por compreender profundamente seu público-alvo. […]
Karine Karam analisa produtos que imitam café e o impacto na relação entre marcas e consumidores
Produtos que imitam café no aroma, na embalagem e na disposição nas gôndolas — muitas vezes com preços mais baixos ao lado de marcas conhecidas — foram tema de destaque em uma matéria do O Globo. A professora de pesquisa e comportamento do consumidor, Karine Karam, comentou que, diante da alta de preços, […]
André Mendonça e José Eduardo Cardozo participam de aula magna do curso de Direito

Para iniciar o semestre letivo de forma inovadora e alinhada às transformações do mundo jurídico, o curso de Direito promoveu, em 7 de setembro, uma aula inaugural com palestras de André Mendonça, Ministro do STF, e José Eduardo Cardozo, ex-ministro da Justiça. Ambos, que também são professores do curso, abordaram o cenário jurídico atual […]
Marcelo Toledo analisa o sucesso do Super Bowl como fenômeno de marketing e entretenimento

O professor de planejamento de marketing do curso de Administração, Marcelo Toledo, participou de uma análise sobre o impacto do Super Bowl no mercado publicitário, no entretenimento e na economia global, para o jornal Agora, da Times Brasil – CNBC. Ele destacou que o evento não é apenas uma competição esportiva, mas um grande […]
Professor comenta queda nas bilheterias do cinema e aumento no número de streamings

Marcio Rodrigo Ribeiro, professor do curso de Cinema e Audiovisual, falou com a CNBC (Times Brasil) sobre o aumento no número de streamings e a relação disso com a queda nas bilheterias de cinema. Para o professor, há uma relação direta entre os números, que ficaram mais evidentes por conta da pandemia. Ribeiro […]
Aula inaugural do Strategic H2H Marketing reúne os professores internacionais Waldemar Pfoertsch e Philip Kotler

Nesta semana, as aulas iniciaram na maioria dos cursos. Com destaque para o ‘Strategic H2H Marketing’, que teve sua aula inaugural ministrada ao vivo e online por Philip Kotler, o pai do Marketing mundial, e pelo alemão Waldemar Pfoertsch, especialista em marketing mundial que esteve presente na ESPM, em São Paulo, para os primeiros […]
Professor analisa o movimento das marcas para relançamento de produtos icônicos

Em matéria publicada no impresso do propmark, Marcos Bedendo, professor de Branding, analisou o efeito da nostalgia na publicidade brasileira. Com o gancho na volta de produtos como o chocolate Surpresa, da Nestlé, o professor explica que essa estratégia das marcas não é novidade para este ano, mas que pode ganhar ainda mais força. […]
Rafael Terra, professor de marketing digital, comenta a planilha dos influenciadores digitais

Em janeiro, uma planilha criada por profissionais da publicidade viralizou nas redes sociais, reunindo comentários de funcionários de agências sobre a experiência de trabalhar com influenciadores digitais. Rafael Terra, professor de marketing digital, abordou o tema em entrevista ao G1 e destacou que a reputação dos influenciadores já era amplamente discutida nos bastidores […]
Professores e economistas da ESPM comentam a “Guerra Comercial” de Trump

Os impactos do chamado tarifaço de Donald Trump repercutiram amplamente na mídia, levando economistas e professores de relações internacionais da ESPM a analisarem as consequências desse cenário de instabilidade e seus possíveis reflexos em outros países, incluindo o Brasil. O professor Leonardo Trevisan, em entrevista à GloboNews, destacou que Trump aplica e anuncia […]
Professora da ESPM analisa tensões diplomáticas na deportação de brasileiros

A professora Denilde Holzhacker, especialista em Relações Internacionais da ESPM, analisou o impacto das deportações de brasileiros durante o governo Trump, para a edição impressa da Isto É destacando o uso excessivo de algemas e correntes nos repatriados. Segundo ela, o governo americano mantém uma postura rígida e implacável, o que pode agravar a crise […]
Strategic H2H Marketing: como foi a primeira aula de Kotler na ESPM
O encontro inicial foi marcado pela presença online e ao vivo de Kotler, além dos ensinamentos dos professores Waldemar Pfoertsch e Marcos Bedendo sobre o marketing humanizado No dia 4 de fevereiro, ocorreu a primeira aula do Strategic H2H Marketing, um curso novo e exclusivo da ESPM lecionado pelo pai do marketing moderno, Philip […]
DeepSeek abala mercado financeiro global e derruba ações de grandes empresas de tecnologia

O modelo de inteligência artificial desenvolvido por uma startup chinesa, DeepSeek, abalou o mercado financeiro global em menos de 24 horas, derrubando ações de grandes empresas de tecnologia, como Nvidia, Google e Microsoft. O especialista em tecnologia e professor do curso de Ciência de Dados e Negócios da ESPM, Carlos Rafael Gimenes das Neves, explica […]
Folha de S.Paulo entrevista Philip Kotler e menciona novo curso do professor na ESPM

O pai do marketing moderno, Philip Kotler, foi o entrevistado na coluna “Entrevista da 2ª” na Folha de S.Paulo, no início desta semana. Em um papo sobre marketing humanizado, Kotler defende que o lucro precisa estar associado ao bem-estar do consumidor e da sociedade, e que de nada adiantam campanhas publicitárias que atacam o concorrente. […]
Coordenador de economia e finanças da ESPM comenta sobre decisão do COPOM

O coordenador de economia e finanças da ESPM, Alexandre Espirito Santo, comentou sobre a primeira reunião do COPOM com o economista Gabriel Galípolo na presidência do Banco Central. O especialista afirma que o discurso da decisão precisava ser “duro”, mostrando que a autoridade monetária irá atuar como se espera dela, a despeito das eventuais pressões. […]
Bruno Peres avalia banimento do TikTok nos Estados Unidos para a CNBC

Bruno Peres, professor de marketing digital da ESPM, analisou o impacto do possível banimento do TikTok nos EUA durante o programa Conexão, da Times Brasil – CNBC. Ele destacou que a plataforma, com 170 milhões de usuários ativos no país e responsável por impulsionar 20 bilhões de dólares no e-commerce, é a mais utilizada pelos […]
Maratona Trump: Professores da ESPM avaliam primeiros momentos do novo Governo de Donald Trump

Os professores de Relações Internacionais desempenharam um papel significativo em matérias sobre as primeiras movimentações do governo Trump, antes mesmo de sua posse. Suas análises contribuíram para esclarecer os impactos das declarações e promessas do então presidente eleito, destacando aspectos como a revisão de acordos comerciais, a postura em relação à política externa e as […]
Entenda a diferença entre growth hacking e growth marketing

Saiba como estas abordagens de marketing são usadas para alcançar o público, engajar clientes e garantir o crescimento de marcas, negócios e pessoas O marketing é amplamente reconhecido e utilizado como peça-chave em estratégias de comunicação e negócios no planeta todo. É uma área muito dinâmica, repleta de conceitos, termos, jargões e siglas – […]
Biden e Trump disputam crédito por cessar-fogo em Gaza, aponta Leonardo Trevisan especialista da ESPM

O professor de Relações Internacionais da ESPM, Leonardo Trevisan, analisou na CNN a disputa entre Joe Biden e Donald Trump pelo crédito no acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza. Biden destacou o papel do Egito e do Catar como mediadores, afirmando que a diplomacia americana foi crucial. Já Trump atribuiu o sucesso à sua […]
Bruno Peres avalia banimento do TikTok nos Estados Unidos para a CNBC

Bruno Peres, professor de marketing digital da ESPM, analisou o impacto do possível banimento do TikTok nos EUA durante o programa Conexão, da Times Brasil – CNBC. Ele destacou que a plataforma, com 170 milhões de usuários ativos no país e responsável por impulsionar 20 bilhões de dólares no e-commerce, é a mais utilizada pelos […]
Pedro Curi, coordenador de Cinema e Audiovisual da ESPM, comenta sobre a indústria para o Propmark após Globo de Ouro
Em entrevista ao jornal Propmark, Pedro Curi, coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM, destacou o cenário da indústria audiovisual brasileira, impulsionado pela repercussão do filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. A produção, que conquistou um Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Drama para Fernanda Torres, reafirma o talento […]
Maratona Trump: Professores da ESPM avaliam primeiros momentos do novo Governo de Donald Trump antes da posse

Os professores de Relações Internacionais desempenharam um papel significativo em matérias sobre as primeiras movimentações do governo Trump, antes mesmo de sua posse. Suas análises contribuíram para esclarecer os impactos das declarações e promessas do então presidente eleito, destacando aspectos como a revisão de acordos comerciais, a postura em relação à política externa e as […]
Philip Kotler responde 5 perguntas da comunidade ESPM
Pai do marketing fala sobre como as marcas podem se aproximar genuinamente dos consumidores e utilizar a inteligência artificial ao seu favor No final do ano passado, Philip Kotler se tornou professor da ESPM. O pai do marketing ministrará o curso exclusivo Strategic H2H Marketing, no qual discutirá a fundo o marketing humanizado — […]
Especialistas comentam anúncio da Meta sobre checagem de informações nas redes da plataforma

Professores das áreas de Direito, Marketing Digital e Tecnologia da ESPM analisaram o recente anúncio da Meta sobre o fim da checagem de fatos em suas plataformas. De acordo com Mark Zuckerberg, CEO da Meta, a regulação de conteúdos será substituída por um sistema de “notas da comunidade”. Para Marcelo Crespo, professor e […]
Professor Marcelo Toledo cometa mídia esportiva para o Propmark

Em 2025, o cenário do futebol na TV será marcado por uma maior descentralização, com a Globo e a Record dividindo a transmissão na TV aberta e a CazéTV se consolidando como uma opção de destaque na internet. Essa fragmentação do mercado traz novos desafios e oportunidades para as marcas. Segundo Marcelo Toledo, […]
ESPM e Vogue anunciam expansão da pós-graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo

O curso de pós-graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo oferecido em parceria com a Vogue está alcançando novas praças. Nesta semana, a ESPM anunciou a expansão do curso para Porto Alegre e Rio de Janeiro, no formato híbrido. “Com a ampliação, seguimos com o compromisso da ESPM de levar a educação […]
População da capital paulista encolhe pela primeira vez em 100 anos

A cidade de São Paulo, maior metrópole brasileira, registrou sua primeira queda populacional em um século, segundo dados da Fundação Seade. Após atingir o pico de 11,5 milhões de habitantes em 2019, o número de moradores diminuiu 0,7% até 2023. A retração é atribuída a fatores como o alto custo de vida, envelhecimento […]