Profissões de marketing: conheça novas áreas de atuação

A área de marketing já não se resume a agências de publicidade e ao universo corporativo.

O mercado de marketing assiste ao surgimento de atividades multitarefas ligadas ao universo digital. Veja algumas dessas novas funções  A área de marketing já não se resume a agências de publicidade e ao universo corporativo. Atualmente, existem diversas profissões de marketing que atuam em áreas específicas. “Hoje temos muitas demandas novas e complexas por exigirem […]

Entenda como funciona uma pós-graduação

Pensando em fazer uma pós? Antes de ingressar em um curso dessa modalidade é importante saber como funciona uma pós-graduação.

Diretora acadêmica de pós-graduação da ESPM explica tudo sobre essa modalidade de estudo: desde a entrada no curso à aprovação pela banca examinadora Pensando em fazer uma pós? Antes de ingressar em um curso dessa modalidade é importante saber como funciona uma pós-graduação. Pensando nisso, consultamos Iná Futino Barreto, diretora acadêmica de Pós-graduação na ESPM […]

9 habilidades que o profissional do futuro precisa ter

Diante de um mundo em intensa transformação, onde novas ocupações e profissões surgem a cada instante e que está sendo impactado fortemente pela inteligência artificial, é essencial que o profissional do futuro desenvolva mais habilidades e competências.

Especialistas de diferentes áreas listaram as competências que julgam indispensáveis para os profissionais do futuro. Confira a lista Diante de um mundo em intensa transformação, onde novas ocupações e profissões surgem a cada instante e que está sendo impactado fortemente pela inteligência artificial, é essencial que o profissional do futuro desenvolva mais habilidades e competências. […]

O que é marketing: tudo o que você precisa saber

O que é marketing

Diretora Acadêmica da ESPM explica o que é essa atividade, por que é importante e quais são os principais desafios de quem atua nessa área     Você sabe o que é marketing? Por que esse tipo de estratégia é importante para as empresas? Os conceitos e as ferramentas de marketing são grandes aliados de quem […]

Marketing de moda: conheça uma pós para se especializar

O marketing de moda é uma especialização que vem ganhando cada vez mais espaço

O que o curso oferece, para quem é indicado e qual sua a duração. Esclareça essas e outras dúvidas sobre a especialização oferecida pela ESPM     O marketing de moda é uma especialização que vem ganhando cada vez mais espaço e visibilidade e, portanto, tornou-se boa opção para quem gosta dos dois segmentos – moda […]

Saiba o que é trade marketing e como funciona

O que é trade marketing? Basicamente é uma estratégia que integra ações de vendas com o marketing e a indústria, tendo como objetivo expor produtos em pontos de venda e canais digitais para destacá-los em meio à concorrência.

Professor da ESPM explica como funciona essa estratégia que interliga indústria, marketing e vendas para alavancar a presença das marcas em diferentes canais de distribuição     O que é trade marketing? Basicamente é uma estratégia que integra ações de vendas com o marketing e a indústria, tendo como objetivo expor produtos em pontos de venda e canais digitais para destacá-los em meio […]

Entenda o que é neurociência

a neurociência é uma área da Biologia que entende os processos de informação que o organismo tem em relação ao ambiente externo e o ambiente interno

Fique por dentro do que essa área estuda e como ela pode ajudar empresas a compreenderem melhor o consumidor  O biomédico Billy Nascimento, coordenador e professor do Master em Neurociência do Consumidor da ESPM, explica o que é neurociência com uma definição simples e objetiva: “a neurociência é uma área da Biologia que entende os processos […]

Conheça o design de serviços

O design de serviços olha para o conjunto de ações da jornada para pensar a experiência do cliente

Abordagem multidisciplinar observa jornada do cliente para melhorar a experiência do usuário e identificar oportunidades   Foi-se o tempo em que as empresas lançavam um produto e aguardavam o lucro. Hoje, muitas corporações apostam no design de serviços como estratégia para olhar para o cliente através da perspectiva dele, e planejar ações para atender as suas […]

Pós-graduação em Direito Digital e Negócios: conheça o curso

A pós-graduação em Direito Digital e Negócios da ESPM é uma boa opção para os profissionais que desejam se atualizar, já que o Direito se adaptou ao ambiente digital e há novidades no segmento.

Crimes digitais, proteção de dados, compliance digital, desafios regulatórios da inteligência artificia, e ESG são alguns dos temas abordados no curso     A pós-graduação em Direito Digital e Negócios da ESPM é uma boa opção para os profissionais que desejam se atualizar, já que o Direito se adaptou ao ambiente digital e há novidades no segmento. “Esse […]

Pós-graduação em marketing: veja opções de cursos

O marketing tem passado por grandes e constantes transformações, atualizações e especializações.

Confira as especializações oferecidas pela ESPM nas áreas de marketing digital, comunicação, negócios, moda, beleza e design      O marketing tem passado por grandes e constantes transformações, atualizações e especializações.  E existem opções de pós-graduação sob medida para os profissionais que desejam aprimorar e ampliar seu conhecimento no segmento – e a ESPM oferece atualmente 7 […]

Pós-graduação em Marketing Digital: veja opções de cursos

Existe mais de uma pós-graduação em marketing digital.

Nesta lista, apresentamos três cursos nas áreas de marketing digital, comunicação, negócios, moda, beleza e design     Você sabia que a ESPM tem mais de uma pós-graduação em Marketing Digital? Confira o conteúdo que preparamos para explicar como funcionam três especializações oferecidas pela faculdade.    Pós-Graduação Certificate em Comunicação e Marketing Digital  O ambiente digital […]

O que é data science e onde é aplicada

Data science são os dados produzidos pela economia digital são analisados e interpretados por essa área da computação.

Entenda a ciência dados, para que serve e qual a sua importância para a tomada de decisão no mundo dos negócios    Você sabe o que é data science e para que serve? Segundo Nei Grando, professor de Fundamentos de Inteligência Artificial no Master em Gestão de Mídias Digitais, BI e Inteligência Artificial da ESPM e fundador […]

O que é e para que serve a Economia Comportamental

xiste um ramo da economia que tem o objetivo estudar os hábitos dos consumidores.

Esse desdobramento da economia tradicional estuda como as pessoas tomam decisões econômicas    Existe um ramo da economia que tem o objetivo estudar os hábitos dos consumidores. Para explicar o que é e para que serve a Economia Comportamental, conversamos com Paula Sauer, professora dos cursos Master em Economia Comportamental e Master em Comportamento e Ciências do Consumo da […]

Descubra o que é economia criativa

Não é de hoje que se fala na substituição de humanos por máquinas em algumas atividades.

Capital humano ganha cada vez mais importância para gerar soluções inovadoras e impactos sociais positivos     Não é de hoje que se fala na substituição de humanos por máquinas em algumas atividades. E com o avanço da inteligência artificial, algumas profissões estão mais perto do que nunca de desaparecer. Mas, segundo especialistas, esse não é […]

Entenda o que é e quais são os objetivos do ESG

Pensar em boas práticas ambientais, sociais e de governança são os objetivos do ESG.

Professor de ESG da ESPM explica o que de mais importante você precisa saber sobre o tema que está transformando o mundo dos negócios     Pensar em boas práticas ambientais, sociais e de governança são os objetivos do ESG. “Nos anos 1990 e no início dos anos 2000, muito se falava em responsabilidade social e […]

Conheça estilos de liderança situacional

Liderar não é sinônimo de definir tarefas e dizer o que as pessoas têm que fazer. Gerir uma equipe tem a ver com estilo de liderança e cada chefe tem o seu.

Especialista explica os estilos de liderança e diz como um chefe deveria lidar com seus colaboradores em diferentes situações    Liderar não é sinônimo de definir tarefas e dizer o que as pessoas têm que fazer. Gerir uma equipe tem a ver com estilo de liderança e cada chefe tem o seu. A maneira de […]

Entenda o processo de gestão da inovação

Se inovação é praticamente uma palavra de ordem no universo corporativo, é natural que haja um bom trabalho de gestão da inovação para as coisas acontecerem.

Saiba por que as empresas precisam de profissionais com competências para gerir esse processo    Se inovação é praticamente uma palavra de ordem no universo corporativo, é natural que haja um bom trabalho de gestão da inovação para as coisas acontecerem. “Muitas pessoas, inclusive acadêmicos, acham que inovar é pensar fora da caixa, fazer uma […]

Intraempreendedor: o que é e qual o seu papel nas empresas

O profissional que usa suas habilidades empreendedoras para propor melhorias e inovações em uma corporação atua com intraempreendedorismo ou empreendedorismo corporativo.

Especialista explica o que faz esse profissional e como um questionamento individual pode melhorar os processos de uma empresa  O profissional que usa suas habilidades empreendedoras para propor melhorias e inovações em uma corporação atua com intraempreendedorismo ou empreendedorismo corporativo. Independentemente do cargo ou do setor em que trabalha, o intraempreendedor age como se fosse […]

Conheça mitos e verdades sobre o processo criativo

Muita gente associa criatividade a pessoas meio aéreas, que estão com um pé no chão e outro na lua, mas essa é uma visão um tanto reduzida sobre o tema.

Coordenador da Pós-Graduação Certificate em Criatividade, Experiências & Comunidades da ESPM esclarece os principais mitos sobre criatividade    Muita gente associa criatividade a pessoas meio aéreas, que estão com um pé no chão e outro na lua, mas essa é uma visão um tanto reduzida sobre o tema. “Albert Einstein, mesmo sendo físico, era muito […]

O que é neuromarketing e onde é aplicado

Existe uma vertente de estudo no marketing, relacionada a um método de pesquisa de mercado, chamada neuromarketing.

Conheça o conceito e descubra por que ele tem se tornado uma alternativa aos estudos mais tradicionais relacionados ao marketing e ao mercado  Existe uma vertente de estudo no marketing, relacionada a um método de pesquisa de mercado, chamada neuromarketing. Conversamos com Airton Rodrigues, diretor geral do Núcleo de Estudos em Neurociência do Consumidor, e […]

Conheça opções de pós-graduação em Comunicação

A ESPM oferece três cursos de pós-graduação em Comunicação, concebidos para aumentar o conhecimento e o repertório de técnicas dos profissionais de comunicação.

Se você tem interesse em ampliar seus conhecimentos no segmento, apresentamos três cursos nas áreas de marketing digital, design digital e comunicação estratégica e branding  A ESPM oferece três cursos de pós-graduação em Comunicação, concebidos para aumentar o conhecimento e o repertório de técnicas dos profissionais de comunicação, e também de outras áreas, que desejam […]

Entenda o que é o big data

Em tecnologia, o conceito é aplicado a uma área que coleta e analisa informações diversas a partir de um grande volume de dados.

Especialistas da ESPM falam sobre o assunto e explicam por que as empresas investem em estratégias de negócios baseadas em dados   Você sabe o que é o big data? A resposta para essa pergunta foi discutida no episódio 6 do podcast Lifelong Cast, produzido pela ESPM, que também questionou como a tecnologia pode ajudar na tomada de decisão e na elaboração […]

4 dicas para ser eficiente na gestão de redes sociais

A boa gestão das redes sociais é fundamental para qualquer empresa que esteja nessas plataformas se comunicar com o público.

Como fazer um planejamento de mídias sociais? Quais métricas acompanhar? Como se relacionar com os consumidores? Professor da ESPM esclarece essas dúvidas     A boa gestão de redes sociais é fundamental para qualquer empresa que esteja nessas plataformas se comunicar com o público. Essa é a avaliação de Bruno Peres, coordenador da pós-graduação Certificate em Comunicação […]

Cursos de marketing: conheça 16 interessantes opções

Conheça 16 opções interessante de curso de marketing para atuação em algumas áreas.

Nesta lista, apresentamos cursos nas áreas de marketing digital, comunicação, negócios, moda, beleza e design    Um trabalho eficiente em marketing é essencial para uma empresa ter um bom posicionamento no mercado. Por esse motivo, as equipes e os profissionais precisam estar atualizados sobre os conceitos e ferramentas que surgem à medida que o mercado […]

Curso de férias: conheça o formato e veja as vantagens para sua carreira

489D4369 B68E 4E3A A132 FFAA5787A438

Gerente de Educação Continuada da ESPM explica como são esses cursos e quais os benefícios para o seu desenvolvimento profissional   Muitas vezes os profissionais deixam de fazer cursos de aperfeiçoamento e desenvolvimento porque vivem com a agenda lotada. Entretanto, existe uma solução que vem ganhando espaço: os cursos de férias. Segundo Caio Biachi, gerente de Educação […]

Pós-graduação EAD: conheça o formato e as vantagens

E5EF9BA0 47E4 4B13 BE62 84F6BA40B978

Gerente de Educação a Distância da ESPM explica como é esse modelo de ensino e para quem é indicado   O Ensino a Distância (EAD) é uma boa alternativa para os profissionais que querem cursar uma pós-graduação em uma faculdade de outra cidade ou estado, ou têm a famigerada “agenda complicada”. “A vantagem de estudar […]

Como escolher uma pós-graduação: 5 pontos a se considerar

Como escolher a pós-graduação e o que decidir estudar.

Orientadora de carreira explica o que levar em conta para decidir o que estudar   As pessoas já têm clareza de que hoje em dia é necessário ter pelo menos uma pós no currículo, mas nem sempre sabem como escolher uma pós-graduação. Não é raro surgirem dúvidas sobre o que estudar para atender as necessidades profissionais. Adriana Gomes, […]

5 dicas para quem busca crescimento profissional

5 dicas para o crescimento profissional e quais são os pontos fundamentais para quem quer se desenvolver profissionalmente.

Especialista em carreira lista os pontos fundamentais para quem quer se desenvolver profissionalmente  Todas as pessoas almejam o crescimento profissional, mas nem sempre sabem o que fazer para construir um caminho de desenvolvimento de competências e saberes. Gabrielle Viegas Foletto, coach de carreira e professora de pós-graduação e Educação Executiva da ESPM em Porto Alegre, explica […]

6 passos para fazer um planejamento de carreira

Planejamento de carreira é traçar metas e de acordo com elas, chegar até o seu objetivo final.

Orientadora de carreiras dá dicas para programar a sua trajetória profissional e explica que o mais importante é saber se adaptar às mudanças    “Planejamento de carreira é traçar objetivos e o que você vai fazer para chegar aonde quer”, afirma Adriana Gomes, coordenadora Nacional da Área de Carreira e Mercado da ESPM. Mas ela faz […]

Entenda o que é um pós-doutorado

Especialista explica como funciona essa pós-graduação de excelência científica, para que serve e como funciona.

Especialista explica como funciona essa pós-graduação de excelência científica, para que serve e como funciona Nem todo mundo sabe, mas o profissional que conquistou um doutorado pode fazer pós-doutorado. Nesse curso, o pesquisador estuda problemas com o intuito de trazer soluções inéditas para uma empresa ou para a sociedade. Eliza Casadei, coordenadora do programa de pós-graduação […]

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Últimos dias!

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.