ESPM > Blog >

5 dicas para quem busca crescimento profissional

Especialista em carreira lista os pontos fundamentais para quem quer se desenvolver profissionalmente 

 

Todas as pessoas almejam o crescimento profissional, mas nem sempre sabem o que fazer para construir um caminho de desenvolvimento de competências e saberes. Gabrielle Viegas Foletto, coach de carreira e professora de pós-graduação e Educação Executiva da ESPM em Porto Alegre, explica que a primeira coisa a ser levada em conta é não se afobar. É necessário tranquilidade para fazer as coisas no momento certo e escolher o que é melhor para aquela fase da carreira.  

 

“Fazer uma pós é importante, mas não faz sentido emendar esse curso logo após a conclusão da graduação. Vale mais a pena começar a trabalhar e identificar o que falta para melhorar a formação antes de escolher a pós”, afirma Gabrielle, que dá cinco dicas essenciais para quem busca crescimento profissional. Confira: 

 

1. Escolha uma pós de uma área diferente

A pós-graduação serve para complementar a formação e agregar novos conteúdos para melhorar o desempenho profissional. Por isso, a escolha do curso deve se basear na ideia de ampliação de conhecimento. Um administrador de uma empresa de e-commerce poderia fazer uma pós em Marketing Digital e um jornalista que escreve sobre cinema pode se especializar com um curso de Cinema e Audiovisual. 

 

2. Amplie o seu repertório de quereres

Reservar um tempo para cuidar de si e fazer coisas além do trabalho e da vida familiar é importante para a saúde física, emocional e também para o desenvolvimento profissional. Ler, ir a shows, cinema e peças de teatro, participar de atividades comunitárias, viajar, estudar outras línguas e praticar esportes chama a atenção de recrutadores já que um currículo com soft skills variadas faz diferença na decisão do contratante. 

 

3. Conhece-te a ti mesmo

Autoconhecimento, hoje, é um requisito básico para todos os profissionais, porque quem sabe lidar com suas emoções se relaciona com os outros de maneira construtiva. Coaching de carreira, terapia, teste de perfil comportamental e mapa biográfico são algumas ferramentas disponíveis para os profissionais tomarem contato com seus pontos fortes e fracos e identificar o que pode ser melhorado. Isso também ajuda a pessoa a gerenciar a sua carreira para alcançar seus objetivos com clareza e segurança. 

 

4. Invista em networking

Para ter uma boa rede de networking é importante ver e ser visto. Por isso vale a pena circular, participando de congressos, palestras e workshops para trocar contato com palestrantes e outros profissionais. Seguir pessoas de seu interesse nas redes sociais e comentar posts aproxima e cria vínculos. A universidade também é um ótimo ambiente para fazer networking com colegas de classe e professores, e quem sabe até conseguir uma indicação de estágio ou emprego, especialmente dos docentes. 

 

5. Tenha mentores

Quem faz bom networking com profissionais que são referência deve aproveitar esse contato para ser conhecido e lembrado por ele. A interação nas redes sociais é um bom ambiente para aprender com esses profissionais. Perguntar o que não sabe é uma atitude bem recebida, especialmente nas empresas, porque os gestores identificam que a pessoa tem humildade, curiosidade e interesse em crescer. Muitas empresas organizam programas de mentoria, portanto deve-se considerar a possibilidade de participar. Outro caminho é procurar assessoria de profissionais especializados em crescimento profissional. 

Picture of Núcleo de Conteúdo ESPM
Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.