Antonio Carlos Motta

Antonio Carlos Motta

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Santa Úrsula (1979), com Pós-Graduação em Gestão da Qualidade Total e Gestão Ambiental na Universidade Gama Filho (1995 e 2007), Engenharia Ambiental e Mestrado em Engenharia Ambiental pela UERJ (2012). Pós-graduado em Planejamento e Análise de Marketing na Wharton School (University of Pennsylvania, PA, USA, 1990) e Gestão de Processos na Columbia Business School (University of Columbia, NY, USA, 1990). Atualmente é Diretor Técnico da ACMF Apoio Empresarial Ltda., atuando ainda como Auditor-líder da ABNT e RINA Brasil Serviços Técnicos. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Auditoria e Consultoria Ambiental, da Qualidade, Responsabilidade Social, Saúde e Segurança Ocupacional, Compliance e Antissuborno e Consultoria Organizacional

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.