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Bernardo Mendes

Professor Bernardo Mendes

Sócio-fundador e Chief of Gaming da DRUID, agência criativa focada em negócios para a indústria dos games e E-Sports e nas plataformas de web 3.0.  Também é sócio da Outplay Company, empresa que desenvolve plataformas metaversos e, ao lado de Paulo Benetti, tem revolucionado o cenário gamer ao ajudar grandes marcas a se inserirem nesse universo por meio do Cidade Alta, maior servidor de GTA RP da América Latina.  

Anteriormente, foi Game Specialist da Cheil Brasil, onde fez parte do lançamento da Cheil Gaming, núcleo de games da agência, que se consagrou como a primeira unidade de negócios direcionada para o segmento a ser estabelecida dentro de uma agência de publicidade. Em sua trajetória profissional também atuou na Turtle Entertainment, proprietária da ESL (Electronic Sports League), Futura Networks (proprietária da Campus Party) e MCI Group. Além disso, ao longo de sua carreira, o executivo registra trabalhos executados para clientes como Facebook, Paypal, Submarino, Vivo, Sadia, 3 Corações, Outback, Uber, Porto Seguro, Otima, IBM, Riot, Activision Blizzard, Tencent Games, Intel e RedBull.  

Em 2021, Bernardo Mendes foi um dos destaques da categoria Marketing e Publicidade da lista Forbes Under30, que destaca os jovens empreendedores brasileiros com menos de 30 anos considerados game-changers nos mais diversos segmentos de negócios

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.