Christiana Saldanha

Professora Chris Saldanha

É consultora e socia da Chris Saldanha Cultural Ltda, especialista em Gestão de Políticas Públicas e em Desenvolvimento Territorial. Sólida experiência construída ao longo de mais de 20 anos na gestão das áreas Social e Cultural, com ênfase em projetos sociais e culturais, inteligência territorial, patrocínios e cooperação internacional. Ampla base conceitual e prática nas dimensões funcionais de planejamento, estratégia, gestão, marketing, elaboração e desenvolvimento de programas e projetos sociais e culturais, gestão de impacto social, gestão de patrocínios, capacitação técnica, articulação e parcerias institucionais. Foi diretora do Instituto Cultural Vale; gerente de Patrocínios da Vale na Diretoria de Comunicação e de Investimento Social; gerente geral de gestão e planejamento da Diretoria de Responsabilidade Social Corporativa da Vale; gerente da área de sistematização e programas sociais e coordenadora de território da Fundação Vale; assessora e oficial no escritório da UNESCO no Rio de Janeiro. 
Graduada em Engenharia pela PUC RJ, Especialização em Gestão de Políticas Públicas pelo Instituto de Economia UFRJ, Especialização Cidade, Território e Comunicação/ Desenvolvimento Territorial pela UFRJ.MBA em Marketing pela COPPEAD UFRJ.
 

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.