Claudia Maria Moraes Bredarioli

Professora Cláudia Maria Moraes Bredarioli

Jornalista, com experiência em edição e extenso trabalho de reportagem em veículos da grande imprensa (especialmente na cobertura do noticiário econômico). Ao longo deste período, atuou em O Estado de S. Paulo, IstoÉ Dinheiro, Veja, Reuters, Meio&Mensagem, Brasil Econômico, entre outros; e também na área de comunicação corporativa e assessoria de imprensa. 

Doutora em Ciências da Comunicação na área de Interfaces Sociais da Comunicação pela ECA-USP (2014). Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM (2008), com pós-graduação em Gestão da Comunicação pela ECA-USP (2004). 

Tem experiência na área de ensino superior presencial e a distância, tanto em Graduação quanto em Pós-Graduação. Ministra as disciplinas de Apuração e Texto Jornalístico, Comunicação Corporativa, Planejamento de Comunicação, Ética Jornalística, Jornalismo em Ambientes Digitais, Humanidades, Relações Interpessoais, Cultura e Sociedade, Metodologia da Pesquisa em Comunicação, Jornalismo Econômico, Jornalismo Internacional, Agência de Notícias, Grande Reportagem, Produção e Edição de Conteúdo Multiplataforma e orientação para desenvolvimento de monografias de Trabalho de Conclusão de Curso. Em pesquisa na área de Comunicação, atua principalmente com os seguintes temas: comunicação e educação, recepção, meios digitais, jornalismo e metodologia da pesquisa.


Lattes

http://lattes.cnpq.br/7530028167619748

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.