Erivam Morais de Oliveira

professor Erivam Morais de Oliveira

Graduado em Comunicação Social Jornalismo (1989); Especialista em Teoria da Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (1997) e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo com a dissertação e documentário em vídeo: Hércules Florence: Pioneiro da fotografia no Brasil (2003). Atualmente é professor de fotojornalismo do Curso de Jornalismo da ESPM-SP – Escola Superior e Propaganda e Marketing – Membro da Comissão de Ética da ARFOC ? Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo – Vice-Presidente da Casa Arte Cidadania, (organização não governamental) – Vice-presidente da ABEJ Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo do FNPJ Fórum Nacional de Professores de Jornalismo.

 

 Têm 40 anos na área de Comunicação, com passagens pelas Rádios América, Nacional (atual Globo de São Paulo) e Excelsior (atual CBN) e Capital; TVs Ribeirão e Globo de São Paulo; Revistas Semanário e Contigo; Jornais Diário Popular (atual Diário de S. Paulo) e O Globo, atuou como professor, coordenador e chefe de departamento das principais instituições universitárias do Brasil, como: UFV – Universidade Federal de Viçosa; Faculdade Cásper Líbero, Uni Sant´Anna, Belas Artes, Universidade Anhembi Morumbi, Universidade de Sorocaba e dos cursos técnicos e livres do Senac-SP.

 

Foi membro dos Grupos de Pesquisas do CNPq Comunicação, Linguagens e Tecnologias na UFV Universidade Federal de Viçosa, (2009 – 2012); GP Comunicação e Cultura Visual da Pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero, (2006 – 2009); desenvolveu pesquisa para o CIP ? Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero, onde apresentou o trabalho ?As diferentes forma do Olhar ? O candomblé de Pierre Verger e José Medeiros? no 7º Fórum de Pesquisa da Cásper Líbero (2008/9), é autor de vários artigos e do livro ?Fotojornalismo Uma viagem entre o analógico e o digital? (2009), foi orientador e responsável do site (premiado na Expocon 2010) www.com.ufv.br/photo que tem como objetivo divulgar e refletir sobre trabalhos fotográficos realizados pelos alunos da UFV, aproximando-os do mercado e de outras Instituições de Ensino; é pesquisador de fotojornalismo e fotografia, desenvolvendo trabalhos com dispositivo móvel, exposição virtual, fotografia 360º, fotografia panorâmica, fotorreportagem, mosaico, photosynth, time lapse, estudando e analisando os rumos que a fotografia toma com a advento da convergência transmidiática. Editor e orientador no http://jornalismosp.espm.br/fotos; co-autor do blog https://valedoriodelamablog.wordpress.com/ e editor responsável do site https://fototransmidia.com.br

Lattes

http://lattes.cnpq.br/2214129978546367

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.