Luiz Fernando da Silva Junior

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Luiz Fernando possui título de Mestre em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi/Laureate International Universities (2013), especialização na FGV-Fundação Getúlio Vargas, em Formação Executiva em Cinema e Televisão (2005) e graduação em Comunicação Social pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing (1994). Atualmente é professor da ESPM e supervisor do recém-lançado curso de graduação em Cinema e Audiovisual da faculdade. Durante oito anos, atuou também como Coordenador Geral do Núcleo de Imagem e Som da faculdade, sendo esta a área responsável pelo atendimento e desenvolvimento de produções audiovisuais curriculares e extra-curriculares realizadas pelos cursos de graduação da unidade São Paulo. São 25 anos de carreira, desenvolvida com especial ênfase em planejamento de marketing. Durante esse período, seus conhecimentos em planejamento foram aplicados principalmente em atividades do meio televisivo para importantes empresas como TVA, Canal Futura e TV Cultura.

 

 Anteriormente, como Gerente Geral de Marketing da Diretoria de Marketing e Vendas da Fundação Padre Anchieta/Rádio e TV Cultura, foi responsável pelo gerenciamento de centro de estudos, que visava balizar o planejamento estratégico da diretoria e o desenvolvimento de cinco frentes de atuação: estudos estratégicos, defesas de investimento, relacionamento/pós-venda, treinamentos internos e apoio ao marketing publicitário. Entre os demais cargos assumidos, destacam-se a gerência do departamento de Marketing da TVA Programadora, a gerência de programação do canal americano CMT-Country Music Television e a gerência de Planejamento da anterior representante comercial da TV Cultura. Também foi sócio-diretor da consultoria em audiovisual Fábrica Estratégica, na qual realizou planejamento estratégico de Marketing e Comunicação para clientes do segmento, tais como canal PlayTV, TV Navegar – do cineasta Jorge Bodanzky – e Coletivo de Produção Bijari.

 

Juntas, as oportunidades proporcionaram ampliar seus conhecimentos nas áreas de planejamento estratégico, apoio ao marketing publicitário, desenvolvimento de pesquisas, ações promocionais, definição de campanhas publicitárias, e até mesmo produção e gerenciamento de programação para TV. A formação acadêmica tem como base a graduação na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing; o curso extensivo de Pós-Graduação de Formação Executiva em Cinema e Televisão pela FGV -Fundação Getúlio Vargas; e também a constante atualização teórica proporcionada pela atuação como professor das turmas de graduandos da ESPM, na orientação de seus trabalhos de conclusão de curso, bem como orientação de consultorias da ESPM Social, ambos desenvolvidos em formato de planejamento de marketing e comunicação. Além disso, atualmente ministra a disciplina de Criação para Novos Formatos, voltada a analisar a Industria da Comunicação e suas tendencias, bem como aplicações criativas em ferramentas de marketing e comunicação contemporâneas. Em 2013 concluiu seu Mestrado em Comunicação Audiovisual na Universidade Anhembi-Morumbi/Laureate International Universities, no qual defendeu dissertação intitulada “Haverá TV Pública no Brasil? Análise do papel da TV Educativa brasileira para compreensão dos rumos da TV Pública”.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/1031961728974356

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.