Marcos Correa De Mello Felisette

MarcosMello-1024x1024

Professor, artista gráfico e designer. Formado pela escola Waldorf de São Paulo, graduado em Artes Plásticas pela FAAP, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie e doutor em História Social pela USP.
Sócio diretor da Oficina Tipográfica São Paulo (OTSP), desde 2004, onde trabalha para preservação da memória gráfica brasileira e realização de projetos culturais e editoriais em parceria com instituições no Brasil e exterior. Há 20 anos ministra os cursos de tipografia e letterpress que são referência nessa área. É também sócio da Letterpress Brasil, atelier voltado à criação e produção de projetos personalizados que exploram o viés artístico e tradicional do letterpress.
Participa como artista convidado de diversas exposições no Brasil e exterior, difundindo a linguagem tipográfica como expressão de arte, sendo as mais importantes: MAM, São Paulo (2000), Bienal 50 Anos, São Paulo (2001), Exposição Brasil Faz Design, Milão – São Paulo (2002 e 2004), 7a. Bienal de Design Gráfico, São Paulo (2004), 11a. Bienal Brasileira de Design Gráfico, Rio de Janeiro (2015), 13a. Bienal Brasileira de Design Gráfico, Curitiba (2019), Interrobang: An International Showcase of Letterpress Print, Ditchling Museum of Art + Craft, Londres (2015), Letterpress Workers, Milão (2017 e 2018), New Impressions, Hamilton Wood Type & Printing Museum, EUA (2018, 2019 e 2020); New Impressions at the Hullabaloo Exhibition, University of Indianapolis, EUA (2019); TIPO_um encontro de impressores tipográficos, Ponta Delgada, Portugal (2019) e Colagem Urbana SP (2019) com David Carson, Daniel Melim e André Hellmeister.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/8346493124633776

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.