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Maria Aparecida Da Silva Abranches (Matuck)

Maria Aparecida Da Silva Abranches

Doutora desde 16-03-2017 e Mestre desde 17-03-2008 em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOMESPM (Programa de Pós Graduação Stricto-Sensu da Escola Superior de Propaganda e Marketing). Bacharel em Comunicação Social, com ênfase em Criação Publicitária, pela ESPM desde 1981. Atuou como Redatora de Publicidade entre 1981 e 1990. Entre os anos de 1990 e 1992 foi Research Fellow Affiliate no Studio for Creative Inquiry da CMU – Carnegie Mellow University, Pittsburgh, PA, EUA. Entre 1992 e 2000 trabalhou como redatora publicitária e especialista em web. Entre 1998 e 2000 foi sócia-proprietária da Agência Digital CyberLab e editora das revistas eletrônicas/digitais InterSection e InterVertising. Desde 2001 é professora da ESPM nas disciplinas de Criação. Em 2004 escreveu e submeteu à ESPM o projeto POP – Programa de Orientação ao Portfólio – e desde então já orientou milhares de estudantes na preparação e manutenção de portfólios nas mais diversas áreas relacionadas ao curso de Comunicação Social. Atualmente é Supervisora da Área de Criação e Produção do Curso de Graduação de Comunicação e Publicidade da ESPM.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/9484681187500906

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.