Patricia C. Berardi

Patricia Berardi

Possui Pós-Doutorado em Engenharia pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais – FEUP – Universidade do Porto. Tem Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV. Atua como Professora nas áreas de Sustentabilidade, Gestão Socioambiental e Gestão de Resíduos. Atualmente é pesquisadora internacional na Universidade do Porto e professora convidada para a disciplina de Economia Circular. É Coordenadora e Professora convidada de cursos de diversas escolas. Foi Professora Assistente da Escola de Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Foi integrante da equipe de pesquisadores do Centro de Estudo em Sustentabilidade – GVces – FGV/EAESP e da equipe do Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE. Tem graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP.

Palestrante em diversos eventos internacionais e cursos de capacitação sobre Economia Circular, Gestão de Resíduos, Responsabilidade Socioambiental; Ética Empresarial e Sustentabilidade em empresas públicas e privadas.

Diversos capítulos de livros, artigos, trabalhos acadêmicos de pesquisa apresentados em eventos e publicados em revistas nacionais e internacionais.

Adicionalmente, é microempresária na área de vitivinicultura em Portugal, desde 2018, com projeto familiar totalmente estruturado nas premissas de Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular, sendo uma das referências do setor.

Linkedin

https://www.linkedin.com/in/sergiolage/

Lattes

http://lattes.cnpq.br/0972963731298758

Meus cursos na ESPM

Apareci nessas matérias do Blog ESPM

No momento não apareci em nenhuma matéria do blog

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.