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João Boaventura Branco de Matos

Professor João Boaventura Branco de Matos

Economista, Doutor em Planejamento e Política no Instituto de Medicina Social da UERJ, Mestre em Economia Industrial pela UFRJ – IEI com pós-graduação em Engenharia Econômica pela UERJ, onde também se graduou em Economia. MBA em Empreendedorismo pela ESPM. Em 2019, concluiu o pós doutorado no IMS-UERJ, com trabalho de prospecção sobre o futuro da saúde suplementar no Brasil. Durante o ano de 2012 esteve na Escola Superior de Guerra – ESG – onde concluiu o Curso de Altos Estudos em Estratégia. Concluiu curso de pós doutorado no IMS – UERJ, com trabalho de planejamento estratégico para a ANS para a década de 2020. No campo profissional, trabalha atualmente na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como Especialista em Regulação (concursado em 2005), tento ocupado cargos de Gerente-Geral, Gerente-Executivo, coordenador e Assessor. Em 2005, foi aprovado no concurso de Especialista em Regulação da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), concluindo o Curso de Formação daquela agência em 2006. Ocupou entre 1999 e 2005 o cargo de Consultor-Coordenador do Planejamento dos Canais de Vendas na EMBRATEL. Na mesma empresa, durante cinco anos foi de Gerente de Estudos Econômicos e membro do Conselho de Administração da TELOS, Fundo de Pensão dos empregados da EMBRATEL. Na esfera acadêmica, desempenha a função de Professor das Disciplinas de Economia, Estratégia e Política Internacional na ESPM-RJ. Desempenha a função de Professor das Disciplinas de Economomia na Mackenzie-RJ. Atuou como professor em diversas outras instituições do ensino superior público e privado. Tem diversas publicações sobre Economia, Estratégia, Política Internacional e Regulação.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/3122506892703088

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.