Samira Troncoso

Samira-Troncoso
Doutoranda em Design (UFRGS), Mestre em Design (UFRGS), especialista em Design de Estamparia (UFSM), bacharel em Desenho de Moda (FASM). Iniciou sua carreira profissional no setor industrial da Moda, atuando como estilista, designer de estampas e compradora para marcas conceituadas do país. Atualmente é professora do curso de graduação em Moda e de pós-graduação em Design de Superfície e Modelagem do Vestuário da Feevale; e do curso de graduação em Design de Moda da ESPM. Atua como designer no desenvolvimento de coleções e estampas; é parceira educacional da empresa Audaces. Tem experiência nas áreas: Modelagem do vestuário, Design de superfície e estamparia têxtil, Design de moda, processos criativos, metodologia de projeto e desenho técnico. Atua no mercado de design, branding e comunicação há mais de 25 anos, cujo portfolio inclui projetos realizados para Petrobras, Gerdau, Ipiranga, Walmart, Zaffari, Souza Cruz, Syngenta, Sicredi, Siccob, CEEE, CPFL, Maiojama, Cyrela, Lojas Renner, Stihl, Grupo Aviva, Hopi Hari, Hospital Moinhos de Vento, Unimed, entre outras.

Lattes

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.