ACESSO EXCLUSIVO PARA PROFESSORES

ACESSO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES

Rafael Laitano Lionello

Rafael Laitano Lionello

Doutor em Marketing pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS), com período como Pesquisador Visitante na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e na EPFL; Mestre em Marketing e Bacharel em Administração de Empresas também pela EA/UFRGS.

Atua como Professor de Graduação e MBA de Escolas de Negócio, Economia e Computação na linha de marketing analytics, com estudos focados em choice theory and modelling, customer relationship management e brand equity. E pesquisas publicadas em periódicos e anais de congresso, nacionais e internacionais. Em 2020, foi finalista do Prêmio Raimar Richers de Melhor Trabalho do Encontro de Marketing da Anpad (EMA).

Atualmente, é Professor do curso de Administração da ESPM-SP e Coordenador do Squad de Inteligência Artificial do Hub INOVA. É Cofundador da Sabby – Data Science, onde desenvolve soluções de ciência de dados para grandes marcas.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.