Rafael Laitano Lionello

Professor Rafael Lionello

Doutor em Marketing (Escola de Administração – UFRGS), com estudos como pesquisador visitante na FEA/USP e no Transportation Laboratory da EPFL, na Suíça; Mestre em Marketing (Escola de Administração – UFRGS); Bacharel em Administração de Empresas (Escola de Administração – UFRGS).

 

Atua como professor de graduação e MBA em Escolas de Negócios, Economia e Computação, especializando-se em marketing analytics, com ênfase em modelagem de marketing. Possui publicações em periódicos e anais de congressos, tanto nacionais quanto internacionais. Em 2020, foi finalista do Prêmio Raimar Richers de Melhor Trabalho no Encontro de Marketing da Anpad (EMA).

 

Atualmente é professor no curso de Administração da ESPM-SP e lidera o Squad de Inteligência Artificial no InovaESPM. Cofundador da Sabby – Data Science, desenvolve soluções em ciência de dados voltadas para marketing e vendas, atendendo grandes marcas.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.