Thayane Guimarães

Professora Thayane Guimarães

Thayane Guimarães é jornalista e mestranda em Comunicação Política pela Universidade Federal Fluminense, ex-fellow do programa Open Heroines e, atualmente, Gerente de Programas em International Center for Journalists (ICFJ), onde coordena projetos de suporte a jornalistas e redações ao redor do mundo. Atua há 10 anos no desenvolvimento de campanhas, pesquisas e projetos em Organizações da Sociedade Civil, tendo passado pelo Grupo Cultural AfroReggae, Anistia Internacional Brasil e ITS Rio. Neste último, foi responsável pela articulação de um grupo de mais de 30 jornalistas para produzir narrativas sobre robôs e desinformação no Brasil. Também acompanhou a construção e aprovação do Marco Civil da Internet no período em que foi coordenadora da Frente Ampla pela Liberdade de Expressão do Rio. Pesquisa os temas de desinformação, liberdade de expressão, segurança pública e discurso político.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.