ESPM Rio de Janeiro

vetor 005 min

XI Seminário de Economia Criativa / Premio cRio ESPM de Economia Criativa

vetor 005 min
logo crio 2

É com muita satisfação que convidamos você para participar do XI Seminário de Economia Criativa, realizado pelo Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC) da ESPM Rio, com o objetivo de aprofundar o debate sobre as conexões entre Economia Criativa e Inovação.

Serão 3 dias muito ricos de trocas e reflexões. No dia 8, teremos a festa de premiação do Prêmio cRio ESPM de Economia, nos dias 9 e 10 de setembro rodas de conversa com acadêmicos e profissionais de mercado, além da apresentação de pesquisas que estão sendo produzidas por mestrandos do MPGEC.

Se inscreva e venha dialogar sobre Economia Criativa e inovação!!

Programação

9 DE SETEMBRO

18h às 18h20

Apresentação artística - Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga

18h30 às 20h

Economia criativa, colaboração e negócios de impacto
Mediação: Luciana Guilherme

Convidados de mercado:
- Mariana Santos (Head de Programas e Inovação Social do Instituto Ekloos)
- Victor D’Almeida (Gerente de Cultura Instituto Oi Futuro)

20h às 20h15

Coffee-break

20h15 às 21h45

Moda e Inovação
Mediação: Joana Contino

Convidado acadêmico:
Caio Giusti Bianchi (professor e pesquisador da ESPM SP)
[email protected]
Convidada de mercado:
Taciana Abreu (Head de Sustentabilidade do Grupo SOMA)

10 DE SETEMBRO | VI SEMINÁRIO INTERNO DE PESQUISA DO MPGEC

8h30 às 9h

Recepção com café

9h às 9h40

Apresentação Mapa das Indústrias Criativas (Julia Zardo – FIRJAN)

12h às 13h30

Almoço

Inscreva-se

Patrocínio:

Unimed logo

Realização:

logo

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.