ENADE

ENADE

O QUE É O ENADE? PARA QUE SERVE?

ENADE é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e avalia a performance acadêmica dos alunos concluintes de graduação.

 

O ENADE é uma prova que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e tem o objetivo, de acordo com a Lei nº 10.861/2004, de assegurar o processo nacional de avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes.

Essa avaliação é realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), que, além de avaliar o rendimento dos alunos, também serve de referência para os estudantes que estão em busca de um curso que é oferecido em diversas instituições. Dessa forma, é possível ter uma ideia da qualidade do ensino oferecido, de acordo com a nota atribuída por meio desse exame.

QUEM DEVE FAZER A PROVA?

De acordo com a Lei nº 10.861/2004, a prova é obrigatória para os estudantes do último ano de cursos superiores, sendo condição necessária para a conclusão do curso de graduação.

Agora, pense:

O ENADE mensura a qualidade e impacta na reputação do seu curso, reconhecendo o peso do seu diploma. Além de colocar em destaque a nossa metodologia, qualificação dos nossos professores e infraestrutura moderna.

 

Todo esse resultado estará para sempre conectado a você, durante toda a sua trajetória profissional.

ENADE

Datas importantes:

De 6/7 a 26/11/2022 – Preenchimento do cadastro pelos estudantes concluintes habilitados;

De 1 a 8/9/2022 – Solicitação de atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social;

16/9/2022 – Resultado da solicitação de atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social dos estudantes concluintes habilitados;

De 17 a 23/9/2022 – Recurso da solicitação de atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social dos estudantes concluintes habilitados; 

30/9/2022 – Resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social dos estudantes concluintes habilitados;

De 1/9 a 26/11/2022 – Preenchimento do Questionário do Estudante;

De 16 a 27/11/2022 – Divulgação dos locais de prova no Sistema ENADE;

27/11/2022 – Aplicação da prova;

27/2/2023 – Definição da base de estudantes com resultados válidos para fins de cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior;

A partir de 31/8/2023 – Divulgação dos resultados: Boletim de Desempenho Individual do Estudante; Microdados; Relatórios de Cursos, IES e Síntese de Área; Conceito ENADE.

Podcast #VemEnade

O #Vem Enade ESPM é um bate-papo entre alunos e professores que vai te ajudar a reforçar a importância e também seus conhecimentos para a prova do Enade. Mais importante do que dar voz, nosso propósito é dar ouvidos a você estudante, para colaborar com suas dúvidas, te dar dicas e as melhores estratégias para o exame.

ENADE

Informações para o dia da prova:

De 16 a 27/11/2022

Divulgação dos locais de prova no Sistema ENADE

12h
Abertura dos portões

13h

Fechamento dos portões

13h30
Início da prova

17h30
Término da prova

É proibida a entrada do estudante no local de prova após o fechamento dos portões.

É proibida a entrada no local de prova sem a máscara de prevenção à Covid-19, exceto no Distrito Federal, nos estados ou nos municípios onde o uso da máscara para prevenção à Covid-19 em local fechado esteja liberado por Decreto ou Ato Administrativo de igual poder regulamentar.

Utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

SUA HISTÓRIA NA ESPM
VALE NOTA MÁXIMA

O orgulho de ser ESPM depende de você.