ACESSO EXCLUSIVO PARA PROFESSORES

ACESSO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES

Antonio da Rocha e Silva Filho

Professor Antonio da Rocha e Silva Filho

Jornalista, consultor em comunicação e professor universitário. Mestre em Produção Jornalística e Mercado pela ESPM-SP. Graduado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1989), tem pós-graduação em Comunicação com o Mercado pela ESPM-SP (2010). Tem larga experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo. Atualmente é professor do curso de graduação em Jornalismo da ESPM-SP, onde supervisiona o Centro Experimental de Jornalismo. Trabalhou por 24 anos (de 1989 a 2013) no Grupo Folha, onde desempenhou as mais variadas funções em diversos veículos de comunicação da empresa. Começou a carreira de jornalista como auxiliar de produção na Rádio Capital, em São Paulo, em 1985. Passou pelos grupos Abril e Globo, onde atuou como repórter e editor.

 

 No Grupo Folha, começou trabalhando como repórter de Esportes do jornal Folha de S.Paulo. Desempenhou também as funções de chefe de reportagem, redator, editor-assistente, editor e secretário de Redação nas editorias de Esportes, Cidades, Política e no caderno regional Folha Vale, da Folha de S.Paulo, e nos jornais Folha da Tarde, Notícias Populares e Agora São Paulo. Foi um dos responsáveis pela criação e implantação do Agora São Paulo, lançado em 1999 pelo Grupo Folha. No Agora exerceu por 14 anos as funções de secretário de Redação, responsável por toda a coordenação do jornal. Participou, como repórter, de coberturas jornalísticas importantes, como as eleições para governador do Estado de São Paulo em 1990 e 1994, os Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália, em 2000, e de Londres, em 2012, e as Copas do Mundo de futebol de 2006, na Alemanha, e de 2010, na África do Sul.

 

Foi titular, de 1999 a 2013, da coluna De Primeira, sobre esportes, publicada semanalmente no caderno Vencer, do Agora. Iniciou a carreira como professor universitário em março de 2012, em trabalho paralelo à atuação como jornalista em mídia impressa e em agência de comunicação.

É professor das disciplinas de Produção Jornalística em Mídia Impressa e de Apuração e Texto Jornalístico 1, no curso de graduação em Jornalismo da ESPM-SP. Participou como palestrante em cursos e encontros sobre Jornalismo e sobre Comunicação em instituições como ECA-USP, FIAM, Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Portal Comunique-se e Embaixada do Reino Unido no Brasil. De junho de 2013 a dezembro de 2016, atuou como diretor-executivo da agência Entrelinhas Comunicação Estratégica, na supervisão do atendimento em assessoria de comunicação a clientes dos setores público e privado.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/4754201410558804

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.