Pedro Jaime De Coelho Junior

Professor Pedro Jaime de Coelho Junior

Doutor em Antropologia Social pela USP e em Sociologia e Antropologia pela Université Lumière Lyon 2, com bolsa CAPES no quadro do Colégio Doutoral Franco-Brasileiro (tese escrita em co-tutela com dupla titulação, aprovada com distinção e louvor e vencedora do Prêmio Tese Destaque USP 2013 na Categoria Ciências Humanas), mestre em Antropologia Social pela UNICAMP com bolsa CAPES (dissertação aprovada com distinção e louvor) e graduado em Administração pela UFBA com bolsa de Iniciação Científica do CNPq.

 

Atualmente é professor do Departamento de Administração do Centro Universitário FEI, lecionando no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração e na Graduação em Administração; e dos cursos de Graduação em Comunicação Social da ESPM.

Publicou diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais de Ciências Sociais e de Administração e é autor dos livros Executivos negros: racismo e diversidade no mundo empresarial (Edusp, 2016), contemplado com o Prêmio Jabuti na categoria Economia, Administração e Negócios, e com o Prêmio ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias) na categoria Ciências Humanas; e Sociologia das organizações: conceitos, relatos e casos (Cengage, 2017), em parceria com Fred Lúcio.

 

Áreas de estudo e pesquisa: abordagem socioantropológica das organizações; diversidade nas organizações (raça/etnia, gênero/sexualidade e interculturalidade); sociologia clínica (prazer e sofrimento no trabalho); métodos qualitativos de pesquisa (etnografia, história de vida, entrevista).

Lattes

http://lattes.cnpq.br/0682311806037694

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.