Eduardo Najjar

Professor ​Eduardo Najjar

Especialista em estratégia e gestão de negócios familiares. 
Pesquisador, consultor e professor em Governança Familiar e Governança Corporativa, processos de sucessão, processos de desenvolvimento de herdeiros, mediação de conflitos familiares. 
Atende famílias empresárias no Brasil, Argentina e Chile, desde 1996. 
Desenvolveu carreira executiva na área de Recursos Humanos, em empresas nacionais e transnacionais, ao longo de 20 anos. 
Fundador do Instituto MACRO TRANSIÇÃO, cuja missão é a realização de pesquisas e projetos de consultoria em negócios familiares. 
Graduado em Administração de Empresas – FEA/USP, mestre em Educação e História da Arte – Universidade Mackenzie. 
Membro do Conselho Consultivo e Conselho de Administração, em diversas empresas de controle familiar. 
Autor dos livros “Empresa Familiar: Construindo Equipes Vencedoras na Família Empresária” (Editora Integrare – 2011); Empresa Familiar: Ônus e Bônus da Família Empresária (Editora Reflexão – 2021). 
Colaborador em publicações acadêmicas e empresariais

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.