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Evento de boas vindas com DNA ESPM
Sobre
O curso forma estrategistas preparados para construir marcas orientadas para o futuro. Com uma experiência híbrida de 360 horas, o programa rompe com o modelo tradicional de disciplinas e se organiza em Arenas, Imersões e Desafios aplicados, conectando teoria de ponta, prática investigativa e construção estratégica.
Ao longo da jornada, o estudante mergulha em três arenas complementares: a imaginação estratégica dos Futures Studies; as tensões culturais e de ESG que transformam o consumo; e as tecnologias emergentes que reconfiguram mercados e relações humanas. Assim, o futuro deixa de ser uma abstração e se torna campo de experimentação real.
Com professores atuantes no mercado, networking real e desafios práticos, o curso prepara profissionais capazes de navegar a complexidade e criar novas possibilidades para as marcas que o futuro precisa.
Criada em julho de 2010, a partir de uma joint-venture entre a Editora Globo e a Condé Nast Publications, a Edições Globo Condé Nast (EGCN) é a editora brasileira responsável pela publicação dos títulos Vogue, Casa Vogue, Glamour e GQ.
A parceria entre a ESPM e a EGCN surgiu com o objetivo de disponibilizar um conteúdo de excelência, nas áreas de marketing de moda e luxo, com títulos que são referência nesses dois segmentos, no Brasil e no mundo.
Os benefícios oferecidos pela Vogue são: convites do leader in class; acesso ao conteúdo da Vogue Digital (1 ano de cortesia para o app Globo Mais); divulgação dos melhores trabalhos do Projeto Integrativo Multidisciplinar na Vogue Digital; benefícios para eventos Vogue e encontro anual com a Redação.
Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.
Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.
Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.
O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.
Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.
perfil
Pessoas que buscam uma formação transversal, conectando diferentes temas para ampliar possibilidades de atuação e desenvolver um olhar estratégico capaz de antecipar questões futuras.
Profissionais que buscam mergulhar em métodos, ferramentas e técnicas de investigação do futuro, análise de mercados emergentes e geração de insights aplicáveis para orientar decisões estratégicas de marcas e negócios.
Aqueles que querem atuar com tecnologias emergentes, novos formatos de negócio e transformação digital, desenvolvendo competências estratégicas para operar em fronteiras de inovação.
Campo acadêmico e aplicado que estuda futuros possíveis, tendências, cenários, antecipação estratégica, construção social dos futuros e metodologias de pesquisa para futuros.
Analisa marcas como sistemas culturais vivos, investigando significados, comportamentos e imaginários para orientar posicionamento, valor simbólico e estratégias relevantes para consumidores em transformação.
Investiga como novas tecnologias remodelam mercados, relações, consumo e experiências de marca, identificando oportunidades e novos paradigmas que surgem.
O perfil do curso de pós-graduação é de profissionais em início ou crescimento de carreira. Os cursos se aprofundam em um tema ao mesmo tempo de forma holística e ferramental.
matriz curricular
A Arena Futuros apresentará aos estudantes o universo dos Futures Studies, campo emergente de produção e aplicação de conhecimentos, no contexto das práticas e decisões gerenciais ligadas a comportamento de consumo e gerenciamento de marcas. A arena deverá proporcionar imersões que desenvolvam nos estudantes habilidades relacionadas a construção de visões de futuro em múltiplas perspectivas: estudo do consumidor, estratégias de formação, transformação e estabilização de mercados, e metodologias de investigação de futuros.
Aprendendo a pesquisar o futuro de forma estruturada
O campo dos estudos de futuros desenvolveu, ao longo dos anos, uma série de teorias e ferramentas que cada vez mais passam a ser adotadas pelas empresas e consultorias a fim de lidar com as incertezas do mundo que nos cerca. Aprender a mapear futuros é fundamental na medida em que o mundo vem migrando de uma postura sobre tentar “acertar” o futuro que virá, para uma visão de “quais futuros queremos” e “como tornamos esses futuros possíveis”. A imersão insere os estudantes no campo dos estudos de futuros e através do exercício de pesquisa, utilizando metodologias consagradas do campo, permite com que se tornem mais capazes de identificar oportunidades. A imersão consiste numa experiência prática de construção de um projeto de pesquisa de futuros.
Desvendando oportunidades sobre futuro que ainda é tangível
O campo de consumer insigths apresenta métodos de investigação que auxiliam gestores de marcas e produtos a capturar valor a partir de pesquisas com consumidores. Mas e quando estamos diante de contexto de consumo de inovações que os consumidores ainda não conseguem imaginar ou prever? Quais técnicas de pesquisa são as mais adequadas para o mapeamento de oportunidades sobre mercados que ainda não existem? Uma imersão que deverá transitar desde o clássico desta área de conhecimento, até suas aplicações de vanguarda no contexto dos estudos de futuros.
Entendendo a formação, transformação e estabilização dos mercados para estratégias eficazes.
Os mercados são estruturas dinâmicas moldadas por inovações tecnológicas, mudanças sociais e interações entre diversos atores, como consumidores, empresas e instituições. Nesta imersão, os estudantes explorarão como os mercados se formam a partir dessas interações complexas, analisando casos de legitimação de novas tecnologias e a criação de mercados emergentes. Serão examinadas estratégias que permitem às empresas navegar por essas transformações, mantendo sua relevância e competitividade. Os estudantes aprenderão a desenvolver estratégias eficazes para atuar em mercados em constante evolução, entendendo como influenciar positivamente a trajetória dos mercados futuros.
O desafio da arena deverá articular e exigir conhecimentos de todas as imersões, deslocando os estudantes para uma atmosfera de complexidade, criatividade e resolução de problemas, sempre com o foco na prática de construção de visões de futuros desejáveis para marcas e consumidores, em nível local.
A Arena ESG & Dinâmicas de Consumo proporciona ao estudante um mergulho no universo das tensões sociais, culturais e econômicas que estão desafiando gestores de marca no Brasil e no mundo. Dos desafios da diversidade até a mudança climática, um universo de novos temas impõe às marcas a necessidade de se posicionar e abandonar uma postura histórica de neutralidade política e social. A construção de futuros passa, fundamentalmente, por organizações e marcas que tenham a capacidade de imaginar e construir respostas concretas para estes desafios.
As contribuições da Antropologia e dos estudos culturais para a construção de marcas.
Até que ponto os modelos de Branding já validados darão conta de novos produtos que redefinem o conceito de experiência de consumo? Historicamente o campo do gerenciamento de marcas buscou na psicologia o arcabouço teórico para sua estruturação. No entanto, novas abordagens metodológicas para gerenciamento de marcas baseadas em conhecimentos da antropologia e dos estudos de cultura têm auxiliado gestores de marca a operar em cenários de complexidade. Nesta imersão os estudantes vivenciarão problemas relacionados a construção de marcas em mercados complexos.
Em um cenário onde os consumidores não apenas consomem, mas também produzem, as barreiras entre empresas e consumidores se esvaem, criando oportunidades e tensões no ambiente de negócios. A partir da análise de fenômenos de consumo em diferentes regiões e classes sociais, será discutido como essa mudança impacta diretamente as estratégias empresariais e desafia o modelo econômico tradicional. O crescimento ilimitado, sustentado por uma exploração contínua dos recursos, é uma ideia cada vez mais contestada por teorias que propõem limites claros ao crescimento. Movimentos como a Economia Donut e o desenvolvimento sustentável serão analisados como alternativas viáveis para construir marcas e negócios que estejam alinhados com as novas demandas sociais e ambientais. Os estudantes irão investigar, de forma crítica, práticas de resistência, consumo sustentável e modelos de empreendedorismo que emergem em resposta a esses desafios, preparando-se para construir soluções empresariais inovadoras e conscientes.
Explorando os novos polos globais de inovação e as dinâmicas de poder que os moldam.
Diferentes polos de inovação ao redor do mundo estão se formando. Desafiando as narrativas tradicionais, que centralizam a inovação em lugares específicos, essa imersão apresentará uma nova perspectiva sobre como inovação tecnológica, social e cultural surge em contextos pouco abordados. Serão discutidos exemplos de inovação na América Latina, África e Ásia, destacando a capacidade dessas regiões de criar soluções originais e eficazes para os desafios locais e globais. A estabilização desses polos será discutida a partir de estratégias que visam não só o desenvolvimento econômico, mas também a valorização de saberes e práticas locais. Ao final, os estudantes estarão aptos a desenvolver estratégias de inovação que levem em conta as especificidades culturais e regionais, ampliando as fronteiras tradicionais e promovendo soluções inclusivas e sustentáveis para o futuro.
O desafio da arena deverá articular e exigir conhecimentos de todas as imersões, deslocando os estudantes para uma atmosfera de complexidade, criatividade e resolução de problemas, sempre com o foco na prática de construção de visões de futuros desejáveis para marcas e consumidores, em nível nacional.
A Arena Tecnologias Emergentes apresentará aos estudantes toda a complexidade dos modelos de negócios atravessados por tecnologias emergentes. Este contexto transforma não apenas jornadas empreendedoras, mas também experiências de consumo e de construção de marca. A arena proporcionará imersões que desenvolvam nos estudantes habilidades relacionadas a transformação e consumo digital, economia da internet e interação homem-máquina.
Como a tecnologia nos atravessará e quais novas interações surgem?
Como a realidade virtual afetará a forma das próximas gerações se relacionarem com o mundo? Como os Hologramas modificarão as relações sociais presenciais? As tecnologias de reconhecimento facial de fato poderão ser usadas como instrumentos políticos? E como tudo isso afetará a forma de consumir? Como afetará modelos de negócio e desenvolvimento de novas tecnologias? Todas estas questões serão debatidas nesta imersão, antecipando os desafios sociais e culturais provocados por novas tecnologias disruptivas que estão cruzando a fronteira que separa ser humano e máquina.
O digital apresenta mais oportunidades do que você imagina.
Na imersão Social Intelligence os estudantes viverão um mergulho nas técnicas de investigação em comportamento do consumidor no ambiente digital. Não se trata apenas de compreender o consumo online, muito pelo contrário; consumidores constroem novas relações sociais, comportamentos e práticas culturais a partir da web. Ela hoje oferece uma miríade de experiências projetadas exclusivamente para o contexto online, e é sobre elas que esta imersão tratará. Abordaremos também a creator economy, que desafia os conhecimentos tradicionais nos campos do empreendedorismo e do marketing, questionando o que se já se praticou em termos de identificação de oportunidade, perfil empreendedor, posicionamento e segmentação de mercado. Suas bases conceituais pressupõem novas estratégias de monetização, modelos de negócio plataforma, o papel da curadoria e a centralidade do conteúdo na construção de relação com consumidores.
A transformação digital vai além da simples adoção de tecnologia; ela molda a maneira como as pessoas interagem dentro das organizações e altera profundamente os mercados.
Entraremos em uma jornada que vai desde os conceitos básicos da transformação digital até os modelos avançados que vêm remodelando as indústrias globais. Mais do que implementar novas ferramentas, será discutido como essas transformações impactam profundamente a sociedade, o futuro do trabalho e os negócios tradicionais, analisando o que realmente faz com que essas transições sejam bem-sucedidas. Olhando para o futuro do empreendedorismo, tecnologias emergentes como a Web3 estão desafiando as lógicas tradicionais de mercado. Com a introdução de blockchain e organizações automatizadas descentralizadas (DAOs), as interações de consumo e os modelos de negócios estão sendo completamente reestruturados. Esta imersão discutirá como essas tecnologias não apenas transformam o ambiente de trabalho, mas também o marketing e a criação de marcas, oferecendo aos alunos uma visão do futuro do empreendedorismo e das novas oportunidades que surgem à medida que essas inovações ganham força no cenário global.
O desafio da arena deverá articular e exigir conhecimentos de todas as imersões, deslocando os estudantes para uma atmosfera de complexidade, criatividade e resolução de problemas, sempre com o foco na prática de construção de visões de futuros desejáveis para marcas e consumidores, em nível global.
Faça parte do curso com aulas online ao vivo e participe de experiências imersivas programadas nas unidades ESPM
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A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado.
Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.
Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.
da Pós-Graduação ESPM
em nosso Índice Acadêmico
desde o início do curso
Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia: tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática. Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.

Para além dos professores de renome em cada curso, também recebemos profissionais convidados em sala de aula, que trazem toda a sua experiência, respondem a perguntas e dividem sua visão estratégica do mercado.
Temos programas dedicados a apoiar estudantes em sua jornada profissional, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de sua carreira. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade on-line, entre outros.
Conte com o nosso acolhimento profissional durante toda a sua jornada de ensino, tirando suas dúvidas no processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos para você não precisar se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.
Na ESPM, você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de lifelong learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.
Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar
Coordenação acadêmica ESPM
O curso oferece aos estudantes uma experiência transformadora com metodologias de aprendizagem inovadoras, um currículo moderno que permitirá que eles lidem com os desafios do presente e dos futuros.
Coordenação geral do Curso
O curso oferece aos estudantes uma experiência transformadora com metodologias de aprendizagem inovadoras, um currículo moderno que permitirá que eles lidem com os desafios do presente e dos futuros.
O curso oferece aos estudantes uma experiência transformadora com metodologias de aprendizagem inovadoras, um currículo moderno que permitirá que eles lidem com os desafios do presente e dos futuros.
investimento
DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO
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À vista
DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.
1° Etapa: INSCRIÇÃO
Inscrição on-line e pagamento de taxa.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
3° Etapa: MATRÍCULA
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Central de Relacionamento de Pós-Graduação
De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
55 0800 607 3777
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