Entrever futuros do Consumo - ESPM 2025
Um mergulho aplicado nos
estudos de futuros
Sobre
Nos dias 5 e 6 de novembro de 2025, a ESPM Tech, em São Paulo, será palco do Entrever Futuros do Consumo – ESPM, um evento imersivo e inédito que conecta a academia e o mercado para discutir os caminhos possíveis, prováveis e desejáveis do futuro. Realizado pelo grupo de pesquisa Entrever Futuros do Consumo da ESPM, o encontro tem como propósito divulgar as atividades do grupo, fomentar uma comunidade de futuros e inspirar executivos, pesquisadores e curiosos a pensar criticamente sobre as transformações que moldarão a sociedade e os negócios nas próximas décadas.
O evento será presencial para o público geral. A programação contempla dois dias de atividades intensas, com workshops, painéis, palestras e apresentações científicas que abordam desde metodologias de foresight até aplicações práticas em organizações, passando por cultura de futuros, sinais fracos, tendências emergentes e desafios geopolíticos.
Temas como Toolkit para Futuros Organizacionais, Futurewashing, Cultura de Futuros e Sinais Fracos Tecnológicos, Ambientais e Sociais estão entre os destaques, reunindo especialistas, profissionais do mercado e pesquisadores em uma rica troca de experiências.
Objetivos do evento
Divulgar a atuação do grupo Entrever Futuros do Consumo da ESPM, ampliando sua visibilidade e impacto junto ao público externo.
Fortalecer a conexão entre academia e mercado por meio da discussão de tendências e estratégias para navegar em futuros incertos.
Estimular a criação de uma comunidade de futuros, reunindo executivos, pesquisadores e estudantes em torno de um pensamento crítico e inovador.
Promover o uso de metodologias aplicadas de foresight estratégico, por meio de workshops práticos e debates com especialistas nacionais e internacionais.
Inspirar lideranças a atuarem como agentes de transformação, capazes de antecipar mudanças, reconhecer sinais emergentes e desenvolver estratégias de longo prazo.
Agenda
Evento presencial, na ESPM TECH
5.NOV (QUARTA-FEIRA) NOITE
BLOCO: Explorando Oportunidade: Empresas que Usam Futuros
18h – Recepção
18h45 – Abertura do evento e boas-vindas do Diretor Acadêmico
Evandro Luiz Lopes
18h55 – Palestra: “O Futuro como Território de Oportunidades”
Tatsuo Iwata
19h10 – Palestra: “Soberania Cognitiva na Era da IA”
Vanessa Mathias – White Rabbit
19h55 – Palestra: “Master em Planejamento e Foresight Estratégico”
Paulo Robilloti
20h05 – Palestra: “Visões do futuros Zeit”
Romário Souza
20h10 – Palestra: “O Futuro dos Supermercados em 2050: Um exemplo de estudo em Foresight”
Artur Motta
20h45 – Intervalo
21h05 – Painel: “Além da Personalização: O Futuro é Hyperpessoal”
Rafael Meschiatti – ESPM/Adobe, Leandro Damião Barbosa – Adobe e Rodrigo Chiodi – BTG Pactual
21h50 – Painel: “Futurofobia ou Futurotopia? Posturas perante o Amanhã”
Wellington Porto e Eduardo Monteiro de Sá – Teach The Future Brasil
22h35 – Encerramento
Roberta Campos
6.NOV (QUINTA-FEIRA) MANHÃ
BLOCO: Captando o Amanhã: metodologias e ferramentas
8h30 – Recepção e Boas-Vindas
9h – Workshop: “Lego Serious Play: Construindo Futuros com as Mãos”
Artur Motta
9h – Workshop: “Rodas de Futuros: Como Explorar Cenários e Oportunidades”
Paulo Robilloti
9h – Workshop: “O método Manoa – Imaginar transformações profundas e alternativas disruptivas.”
Bruna Barbosa, Gabriela Mizobe e Roberta Campos
6.NOV - TARDE
BLOCO: Interpretando o Amanhã: sinais e tendências
13h30 – Recepção
14h – Abertura: “Desvendando o Amanhã: Onde Nasce a Inovação”
Artur Motta
14h15 – Palestra: “O Próximo Salto: Tecnologias e mundo do Amanhã”
José Aníbal Ferreira
14h55 – Palestra: “Repensando gerações: Mudança, continuidade e oportunidade.”
Priscilla Branco – Ipsos
15h35 – Intervalo
15h55 – Palestra: “O Mundo em Disputa: Uma Análise sobre o Cenário Geopolitico Global”
Roberto Uebel e Natalia Fingermann
16h35 – Palestra: “Inovação Sustentável: O protagonismo das Startups”
Kim Trieweiler
17h15 – Encerramento
Artur Motta
6.NOV - NOITE
BLOCO: Ecossistemas de futuros: Desenvolvendo visões sobre o amanhã
18h – Recepção
18h45 – Pensar o Impensável: Estratégias para um Mundo em Mutação
Roberta Campos
19h – MBA de Branding e Futuros
Kim Trieweiler
19h10 – Palestra: “Futurewashing: Quando o Futuro é de Fachada”
Joice Preira – ABF Pro – Associação Brasileira de Futuristas Profissionais
19h40 – Painel: “Ecossistema de Futuros: Criando uma Cultura de Futuros”
Joice Preira e Isa Maria Rodrígues – ALAF Associação Latina de Futuros
20h – Painel: “Do Presente ao Possível: Toolkit para Construir Futuros”
Karin Brondino Pompeo – ESPM, Andressa Schneider – Monkey Global, Victor Juvino – Eletrolux e Dinah Leite – Embraer
20h45 – Intervalo e Ativação Red Bull
21h05 – Pesquisa: “Visões de Futuro do Consumo: Um Estudo Inédito Promovido pela ESPM”
Roberta Campos, Karin Pompeo, Kim Trieweiler e Ana Julia Buttner
21h50 – Encerramento
Roberta Campos
Palestrantes e Painelistas

Ana Julia Buttner
Professora do curso de Publicidade e Propaganda ESPM
Doutora e Mestre em Administração com Ênfase em Marketing Internacional pela ESPM, com foco em Comportamento do Consumidor, Sustentabilidade, Diversidade, Inclusão e Moda; Pós-Graduada em Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina (FASM) e Graduada em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi.
Vasta experiência internacional, com cursos de extensão em moda no Fashion Institute of Technology (FIT), Nova York. Foi pesquisadora visitante na Universidade de Macerata (UNIMC) e estagiária na Simonetta SPA, Itália, além de pesquisadora visitante na Simon Fraser University, Vancouver.
Atualmente, é Docente nos cursos de Design de Moda do SENAC, Comunicação e Publicidade na ESPM e em MBAs da Universidade de São Paulo, além de trabalhar na Anme Consultancy.

Andressa Schneider
Head of Marketing da Monkey, fintech de atuação global. Trabalhou com marcas como Microsoft, Natura, The Walt Disney Company, Itaú, Rede Globo e Coca-Cola. Foi Head de Marketing da Endeavor e co-fundadora e CMO da 99jobs. Doutoranda em Marketing pela ESPM, investiga as estruturas do mercado global de luxo, das estratégias de marca ao comportamento do consumidor e às mutações do setor. Edita a The Spritz Hunting Club, newsletter classificada entre as 10 maiores do Brasil pelo Substack, dedicada às intersecções entre consumo, cultura e inovação.

Artur Motta
Coordenador do MBA em Marketing EAD da ESPM
Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV); Especialista em Gamificação pela Universidade da Pensilvânia; cursando Foresight Estratégico na ESPM.
Diretor-Adjunto de Marketing da Angrad; Mentor de empresas no programa Growthaholics for Startups da Ace Startups e Facilitador certificado na metodologia Lego Serious Play®. Experiência profissional nas áreas de marketing, trade marketing e comercial, com passagem por empresas das áreas de consumo, varejo e farmacêutica, como Unilever, Dia%, Santa Cruz Distribuidora e Gouvêa de Souza. Atuou também como Empreendedor na área de food service.
Atualmente, é Coordenador do MBA em Marketing EAD da ESPM e Professor em cursos in company, além de CEO e Founder da ATTOM, consultoria que atua em temas relacionados a marketing, varejo e pensamento inovador. Coautor de alguns livros.

Bruna Barbosa
Fundadora da consultoria Pega o Fio, que atua na interseção entre estudos de futuros, pesquisa de mercado e estratégia organizacional. Iniciou sua carreira colaborando com comunidades tradicionais da Amazônia, trabalhou no desenvolvimento de startups em projetos nacionais e internacionais (Inovativa Brasil, Conecta Startups, Sprout up e Swissnex) e apoiou grandes empresas (Siemens, Klabin, Kimberly-Clark) no desenvolvimento de estratégias de P&D no Brasil através do IPT. Membro do grupo de pesquisa Entrever Futuros do Consumo ESPM.

Dinah Leite
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Mestrado e Doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Possui MBA em Gestão Empresarial Avançada e Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Projetos, pela FAAP. Iniciou sua carreira na Siemens, em 1992, na área de geração de energia, trabalhando também em distribuição de energia. Em 2001 ingressou na Embraer como Engenheira Administradora de Contratos, na área internacional de Defesa. Atuou também em Estratégia Tecnológica, Inteligência Competitiva, Gestão da Inovação, Lean Manufacturing, Gestão de Projetos e Planejamento de Programas. Hoje é Engenheira de Desenvolvimento Tecnológico e tem a missão de desenvolver e alinhar Estudos de Futuro e Prospectivos à Estratégia Tecnológica da organização, além do desafio de tornar o Desenvolvimento Tecnológico mais vocal, transformando a construção do conhecimento em valor percebido. Na área acadêmica, atuou como professora e coordenadora da Pós-Graduação de Gestão Estratégica de Projetos, na FAAP, como professora convidada na pós-graduação do SENAC São José dos Campos, em Gestão de Negócios e Gestão de Projetos, e no MBA Gestão de Projetos Inovadores da USP Ribeirão Preto. Atua como pesquisadora visitante no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), pelo Centro de Pesquisa em Engenharia Embraer-ITA-FAPESP, em Mobilidade Aérea do Futuro [Flymov], onde também é coordenadora de Educação e Difusão do Conhecimento e membro do Conselho Executivo do Flymov. É coautora do livro "Gestão Colaborativa de Projetos - a combinação de design thinking e ferramentas práticas para gerenciar seus projetos".

Eduardo Sá
Eduardo Monteiro de Sá atua nas áreas de Foresight, Gestão de Projetos, Inovação e Marketing. É Diretor de Marketing e Comunicação do Teach the Future Brasil, Agente de Inovação na InvestPlus e Relações com Investidores e Eventos no Grupo FCJ. Cofundador da Chappy AI e Gerente de Marketing da W1 Agência É graduado em Administração (UFGD) e possui MBAs em Gestão de Projetos (USP/Esalq), Foresight e Big Data Marketing, ambas pela ESPM.

Evandro Luiz Lopes
Professor Titular da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, atuando no PPGA – Programa de Pós-Graduação em Administração e no PPGCC – Programa de Pós-Graduação em Comportamento do Consumidor e, atualmente é o Diretor Acadêmico de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu. Livre-Docente em Marketing pela Universidade Federal de São Paulo, Pós-Doutor em Administração (Marketing) pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutor e Mestre em Administração (Marketing) pela Universidade Nove de Julho, é também Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ 1D) do CNPq.
Com ampla experiência executiva na área de operações em grandes empresas varejistas, como Wal*Mart Brasil, Makro Atacadista e C&C Casa & Construção, desenvolve pesquisas sobre comportamento do consumidor, tomada de decisão de compra, percepção de marcas e aceitação de tecnologias no varejo e nos serviços, com foco especial na transformação digital do consumo, nas interações homem-máquina e no impacto da inovação na jornada do consumidor.
Atua como Editor-Chefe da Retail Management Review, coordena projetos de pesquisa financiados por agências nacionais e internacionais e colabora como parecerista de renomados periódicos científicos. Seus estudos investigam como tecnologias emergentes, plataformas digitais e algoritmos moldam percepções de valor, confiança e engajamento, contribuindo para compreender e antecipar novos comportamentos de consumo em ambientes físicos e digitais.

Gabriela Mizobe
Publicitária, Head de Estratégia na Fourmi Publicidade e cursa o Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros na ESPM. Em sua trajetória possui campanhas premiadas em festivais de publicidade no interior paulista e experiência em grandes marcas como C&A, Raízen, Cogna Educação, SOS Mata Atlântica e Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, entre outras. Membro do grupo de pesquisa Entrever Futuros do Consumo ESPM.

Isa Maria Rodrígues
Isa Maria Rodrígues Estrategista cultural, fundadora da FUTURUMÃ e vice-presidente da ALAF – Associação Latina de Futuros. Com mais de 10 anos de experiência em planejamento de marcas, une olhar sensível à cultura brasileira e habilidade em traduzir contextos complexos em estratégias reais e metodologias aplicáveis. Atua com cosmovisão periférica e pensamento divergente, articulando práticas para construção de futuros possíveis, plurais e regenerativos.

Joice Preira
Joice Preira é pesquisadora e consultora especializada em futures studies, com foco em foresight estratégico e social, atuando nos mercados europeu e latino-americano. Desenvolve projetos em contextos corporativos, educacionais e comunitários. Colabora com a Fundação Italian Institute for the Future, onde coordena o Advisory Board, e é diretora da ABF Pro – Associação Brasileira de Futuristas Profissionais. Em 2020, cofundou a Made in Futures: Foresight | Diversity | Futures Scenarios Design, consultoria internacional especializada em futures studies, foresight estratégico e intelligence. Joice é presidente da ALAF – Associação Latino-Americana de Futuros, e possui mais de 20 anos de experiência em pesquisa de tendências socioculturais, comportamentais e de consumo, atuando do forecast ao foresight. Frequentou o Master in Social Foresight da Università di Trento, no norte da Itália. Juntamente com a pesquisadora italiana Arianna Mereu, cunhou o conceito de “Futurewashing”, publicado em artigo científico na revista FUTURI, uma das principais publicações italianas em futures studies. Foi palestrante no TEDx Barletta 2020, no sul da Itália, com a apresentação “Foresight for Dummies: Os Estudos de Futuros Explicados à Minha Filha”, e em 2023 conduziu o laboratório “Verona em 2050: Como Será o Capital Natural?” no TEDx Verona.

José Aníbal Ferreira
Com mais de 40 anos de experiência em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial, atuo na interseção entre estratégia, inovação tecnológica e transformação digital dos negócios. Atuei como executivo C-Level por mais de 20 anos em multinacionais como IBM e Lloyds Bank, liderando operações no Brasil, América Latina, Europa, Ásia e África. Tenho sólida trajetória no desenvolvimento de soluções digitais alinhadas à estratégia corporativa, governança e geração de valor sustentável, incluindo a criação de novos negócios, consultoria em governança e estratégia, além da atuação como advisor de startups e fundos de venture capital. Minha formação acadêmica inclui mestrados no Brasil nas áreas de Administração, Finanças e Tecnologia, além de doutorados no exterior, com foco em Tecnologia, Negócios, Estratégia e Inovação (MIT e Harvard). Coordeno programas de pós-graduação em Data Analytics e Marketing, e fui professor em instituições Nacionais e Internacionais como: Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e Universidade do Minho sempre promovendo a aplicação prática da tecnologia como motor para inovação, eficiência e crescimento empresarial.

Karin Pompeo
Doutora e mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - EAESP, recebendo o prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado da área no ano de sua defesa. Bacharel em Comunicação Social pela ESPM, onde é professora desde 2003. Como gestora de marketing, teve experiência em empresas nacionais e multinacionais, como Nokia, Grupo Pão de Açúcar, Leroy Merlin e Unilever. Seus temas de pesquisa estão especialmente ligados a aspectos culturais do consumo e dinâmicas de mercado. Coordena os grupos de pesquisa Conversações em Cultura e Consumo e Entrever Futuros do Consumo, é organizadora do livro Aspectos Culturais do Consumo: fundamentos, fronteiras e aplicações e é autora de artigos publicados em revistas e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. É consultora em estratégias de marcas e consumer insights para empresas de bens duráveis e não duráveis.

Kim Trieweiler
Trabalho com estudos de futuros para ajudar empresas a entenderem como navegar na complexidade.
Durante 6 anos integrei, na WGSN Start um núcleo de pesquisa de tendências de comportamento que colocou em movimento mais de 2.000 marcas no Brasil. Ali identifiquei mudanças emergentes, materializei insights, produzi reports e aprimorei metodologias. Na Aerolito fui responsável pela criação, desenvolvimento, aplicação e entrega das metodologias autorais de pesquisa de futuros: Três Ondas de Impacto e Futures Listening.
Nos últimos anos, trabalhei com organizações de diversos segmentos, nacionais e internacionais, como AB InBev/Ambev, Boticário, Microsoft, Sebrae, Nestlé, Natura, Klabin, 99app, Cyrela, Vale, Itaú, São Martinho, entre outras.
Sou mestrando em gestão e negócios, e recentemente fui convidado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, a ESPM/SP, para conduzir a disciplina de pesquisa de futuros para os alunos da pós-gradução do Brands For The Future.
Como membro da WFSF (World Federation of Futures Studies) contribuo para o desenvolvimento e difusão dos estudos de futuros no Brasil e no mundo.

Leandro Barbosa
Profissional com mais de 15 anos de experiência em estratégia digital, customer success e transformação organizacional. Atualmente lidero a equipe de Customer Success Management da Adobe na América Latina, com foco em acelerar a geração de valor para grandes empresas por meio de personalização em escala, inteligência preditiva e inovação orientada a dados.
Minha trajetória é marcada pela atuação em programas que integram tecnologia, pessoas e objetivos de negócio, promovendo adoção sustentável, governança eficaz e mensuração clara de impacto.

Natalia Fingermann
Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), com doutorado-sanduíche no Instituto de Estudos Sociais e Econômicos (IESE-Moçambique); Mestre em Social Development pela University of Sussex (UK), curso reconhecido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), e Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, é Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios Africanos (NENAF) e Professora Adjunta do Bacharelado em Relações Internacionais da ESPM. O seu foco de ensino e pesquisa é África Subsaariana, América Latina, política externa brasileira, cooperação internacional no Sul Global, além de práticas e ferramentas de projetos e gestão pública.

Paulo Robilloti
Possui ampla experiência na construção de cenários econômicos (regionais, setoriais e de consumo) e em análises de forecast. Atuou por mais de uma década como economista-sênior da LCA Consultores, onde foi responsável pelas análises de consumo e projeções para o varejo, sendo frequentemente entrevistado por veículos como Valor Econômico, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo. Integrou a Consultoria GO Associados, coordenando estudos econômicos e relatórios setoriais, com destaque para o saneamento básico e investimentos em sustentabilidade e também o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), onde atuou coordenador de projetos do núcleo de Economia Política, sob a liderança de André Lara Resende. Sua atuação acadêmica e profissional está fortemente ligada ao foresight estratégico, à economia brasileira, às finanças internacionais e ao desenvolvimento de longo prazo. É doutorando em Economia no Instituto de Economia da Unicamp, com mestrado e graduação em Ciências Econômicas pela mesma instituição e pela PUC-SP, respectivamente. Atualmente, é professor nos cursos de graduação e pós-graduação da ESPM, onde coordena o Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros. É cofundador e diretor da Associação Brasileira de Futuristas (ABF), atuando ativamente na consolidação do campo de futuros no Brasil.

Roberta Campos
Mestre e doutora em administração, com ênfase em comportamento do consumidor pelo Instituto COPPEAD de Administração/UFRJ. Mestre e doutora em ciências sociais, com ênfase em antropologia do consumo pela Paris Descartes. Atuou como executiva em empresas como Coca-Cola, Ceras Johnson e Descomplica, nas áreas de marketing ou à frente da área de insights. Pesquisadora e professora em comportamento do consumidor e marcas, com seu trabalho publicado em livros e periódicos como Journal of Marketing Management, RAC, Cadernos Ebape. Especializada em comportamento do consumidor, com ênfase em cultura e consumo. Coordenadora do grupo de pesquisa Entrever Futuros do Consumo.

Roberto Uebel
É professor do curso de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Administração da ESPM, onde também coordena o Núcleo de Estudos e Negócios Americanos (NENAM). É Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande Sul. Realizou pós-doutorado na UFRGS e no King's College de Londres.

Rodrigo Chiodi
Profissional com 16 anos de experiência liderando iniciativas na interseção entre Martech, dados e estratégia digital, acelerando crescimento e transformação em empresas de diferentes portes e contextos. Construiu e otimizou operações digitais orientadas a dados, unindo marketing, tecnologia e produto para elevar a performance comercial, a eficiência operacional e a experiência do cliente, da aquisição à retenção.
Com visão estratégica e forte capacidade de execução, impulsionou programas de personalização, jornadas omnichannel e estratégias full-funnel que integraram branding, performance e inteligência analítica. Atua conectando cultura data-driven, automação e UX para criar capacidades internas, promover autonomia dos times e sustentar ciclos contínuos de aprendizado, escala e vantagem competitiva digital.

Romário Souza
Romário Souza, Líder na Zeit Brasil e Zeit Aracaju - Comunidade-lab de estudos de futuros. Atuando como PO e trends researcher na Stefanini Brasil. Formado em administração e psicologia. Master em Foresight e design de futuros pela ESPM e Mestre em administração pela UFS

Tatsuo Iwata
Doutor em Educação na PUC (SP). Mestre em Educação pela UFRJ, com pesquisa na área de Educação a Distância e Pós-graduado em Marketing com habilitação para Docência Superior pela ESPM (RJ). Ocupou os cargos de Vice-Diretor Geral, Diretor de Operações e Serviços e Pró-Reitor Nacional de Pós-graduação na ESPM (RJ e SP). Possui 32 anos de experiência na área de educação. Liderou projetos de treinamento e consultoria em empresas como Embratel, Petrobras, Vale, Telefônica/Vivo, Oi, Club Med, entre outras. É membro titular acadêmico da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, ocupando a Cátedra 157. Foi membro do Conselho Científico da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância no Gestão 2014-2017. Atualmente é o Vice-Presidente Acadêmico da ESPM.

Vanessa Mathias
Futurista experiencial e especulativa. Cofundadora da White Rabbit, um estúdio de pesquisa de futuros e design de experiências que ajuda organizações a identificar sinais, fazer melhores perguntas e criar protótipos de futuros por meio de curadoria, relatórios, palestras e workshops imersivos. De eventos corporativos ao SXSW, TEDxSP e pequenos comités de nível C, ela está frequentemente no palco como oradora. No entanto, a sua verdadeira paixão reside em facilitar experiências imersivas, desde jantares às cegas até à construção colaborativa de mundos e despedidas simbólicas de ideias ultrapassadas, ajudando as equipas a escapar da tirania do óbvio. Reimaginação Radical é o nosso lema, a nossa metodologia, o nosso propósito e o nome do nosso livro, que explora o futuro através de cinco lentes: pluriversal, visão sistémica, ousadia, sensibilidades múltiplas e multitemporalidade.

Victor Juvino
Victor Juvino é Gerente Sênior de Consumer Insights & Analytics para a América Latina na Electrolux, onde lidera estratégias que conectam pesquisa, comportamento e inovação para orientar decisões de negócio centradas em pessoas. Com ampla experiência em tendências, foresight e transformação organizacional, atua na interseção entre futuro, cultura e tecnologia, impulsionando o desenvolvimento de produtos e a evolução das marcas e organizações pelas quais passou ao longo de sua carreira. Formado em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP) e com MBA em Liderança e Inovação pelo IBMEC, dedica-se a compreender como as empresas podem se adaptar e se reinventar diante dos desafios do futuro.

Wellington Porto
Wellington Porto é especialista de Transformação Cultural, Inovação, Foresight Estratégico e Impacto ESG. Consultor e ex Professor de Inovação e Empreendedorismo Digital da Universidade Mackenzie. Diretor de Parcerias Estratégicas e Inovação do Teach The Future Brasil.
Agenda
Evento presencial, na ESPM TECH
5.NOV (QUARTA-FEIRA)
NOITE
BLOCO: Explorando Oportunidade: Empresas que Usam Futuros
18h
Recepção
18h45
Abertura do evento e boas vindas do diretor acadêmico

Evandro Luiz Lopes
Foi executivo da área de operações em grandes empresas varejistas como Wal*Mart Brasil, Makro Atacadista e C&C Casa & Construção. É Livre-Docente em Marketing pela Universidade Federal de São Paulo, Pós-doutor em Administração (Marketing) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Doutorado em Administração (Marketing) pela Universidade Nove de Julho (2010) e Mestrado em Administração (Marketing) pela mesma instituição (2007). Professor Titular na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing atuando no PPGA – Programa de Pós-graduação em Administração e no MPCC – Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor, também é o Editor-Chefe da Retail Management Review. Coordena projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, pelo qual também é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ 1D/CNPq), além de atuar como parecerista para renomados periódicos acadêmicos. Seus interesses de pesquisa estão concentrados no processo de decisão de compras e na avaliação de marcas no contexto do comportamento do consumidor.
18h55
Palestra: "O Futuro como Território de Oportunidades"

Tatsuo Iwata
Doutor em Educação na PUC – SP. Mestre em Educação pela UFRJ com pesquisa na área de Educação a Distância e Pós-graduado em Marketing com habilitação para Docência Superior pela ESPM-RJ. Ocupou os cargos de Vice-Diretor Geral, Diretor de Operações e Serviços e Pró-Reitor Nacional de Pós-Graduação na ESPM (RJ e SP). Possui 32 anos de experiência na área de educação. Liderou projetos de treinamento e consultoria em empresas como Embratel, Petrobras, Vale, Telefônica/Vivo, Oi, Club Med, entre outras. É membro titular acadêmico da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais ocupando a Cátedra 157. Foi membro do Conselho Científico da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância no Gestão 2014-2017. Atualmente é o Vice-presidente Acadêmico da ESPM.
19h10
Palestra: "Soberania Cognitiva na Era da IA"
Vanessa Mathias (White Rabbit)

Paulo Robilloti
Economista, futurista, palestrante, professor e consultor. Possui ampla experiência na área de cenários econômicos (regionais e setoriais) e forecast. Foi economista-sênior da LCA Consultores, onde foi responsável pelas análises de Consumo e pela construção de cenários alternativos, além de inúmeras entrevistas comentando o comércio varejista nos principais veículos de comunicação: Valor Econômico, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo. Atuou também na Consultoria GO Associados, onde colaborou na coordenação de produção de estudos e pareceres econômicos, além de relatórios de análise econômico-financeira sobre o setor de saneamento básico no Brasil, com foco nos investimentos em sustentabilidade. Suas pesquisas estão pautadas por temas correlatos a foresight estratégico, desenvolvimento de longo prazo, finanças internacionais e economia brasileira. É doutorando em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP), com mestrado em desenvolvimento econômico pela mesma instituição. É formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor de cursos de graduação e pós-graduação da ESPM, além de ser coordenador no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Atualmente coordena o Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros da ESPM.
19h55
Palestra: "Master em Planejamento e Foresight Estratégico"

Paulo Robilloti
Economista, futurista, palestrante, professor e consultor. Possui ampla experiência na área de cenários econômicos (regionais e setoriais) e forecast. Foi economista-sênior da LCA Consultores, onde foi responsável pelas análises de Consumo e pela construção de cenários alternativos, além de inúmeras entrevistas comentando o comércio varejista nos principais veículos de comunicação: Valor Econômico, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo. Atuou também na Consultoria GO Associados, onde colaborou na coordenação de produção de estudos e pareceres econômicos, além de relatórios de análise econômico-financeira sobre o setor de saneamento básico no Brasil, com foco nos investimentos em sustentabilidade. Suas pesquisas estão pautadas por temas correlatos a foresight estratégico, desenvolvimento de longo prazo, finanças internacionais e economia brasileira. É doutorando em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP), com mestrado em desenvolvimento econômico pela mesma instituição. É formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor de cursos de graduação e pós-graduação da ESPM, além de ser coordenador no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Atualmente coordena o Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros da ESPM.
20h05
Palestra: "O Futuro dos Supermercados em 2050: Um exemplo de estudo em Foresight"

Artur Motta
Coordenador do MBA em Marketing EAD da ESPM
Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV); Especialista em Gamificação pela Universidade da Pensilvânia; cursando Foresight Estratégico na ESPM.
Diretor-Adjunto de Marketing da Angrad; Mentor de empresas no programa Growthaholics for Startups da Ace Startups e Facilitador certificado na metodologia Lego Serious Play®. Experiência profissional nas áreas de marketing, trade marketing e comercial, com passagem por empresas das áreas de consumo, varejo e farmacêutica, como Unilever, Dia%, Santa Cruz Distribuidora e Gouvêa de Souza. Atuou também como Empreendedor na área de food service.
Atualmente, é Coordenador do MBA em Marketing EAD da ESPM e Professor em cursos in company, além de CEO e Founder da ATTOM, consultoria que atua em temas relacionados a marketing, varejo e pensamento inovador. Coautor de alguns livros.
20h45
Coffee
21h05
Painel: "Além da Personalização: O Futuro é Hyperpessoal"
Rafael Meschiatti, Senior Customer Success Manager na Adobe e professor da pós-graduação Branding & Future Studies da ESPM.
Leandro Damião Barbosa, Adobe CSM Leader for Latin America da Adobe.
Rodrigo Chiodi, Diretor de Martech, Marketing analytics e SEO do BTG Pactual.

Paulo Robilloti
Economista, futurista, palestrante, professor e consultor. Possui ampla experiência na área de cenários econômicos (regionais e setoriais) e forecast. Foi economista-sênior da LCA Consultores, onde foi responsável pelas análises de Consumo e pela construção de cenários alternativos, além de inúmeras entrevistas comentando o comércio varejista nos principais veículos de comunicação: Valor Econômico, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo. Atuou também na Consultoria GO Associados, onde colaborou na coordenação de produção de estudos e pareceres econômicos, além de relatórios de análise econômico-financeira sobre o setor de saneamento básico no Brasil, com foco nos investimentos em sustentabilidade. Suas pesquisas estão pautadas por temas correlatos a foresight estratégico, desenvolvimento de longo prazo, finanças internacionais e economia brasileira. É doutorando em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP), com mestrado em desenvolvimento econômico pela mesma instituição. É formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor de cursos de graduação e pós-graduação da ESPM, além de ser coordenador no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Atualmente coordena o Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros da ESPM.
21h50
Painel: "Futurofobia ou Futurotopia? Posturas perante o Amanhã"
Wellington Porto (TTF)
22h35
Encerramento

Roberta Campos
Mestre e doutora em administração, com ênfase em comportamento do consumidor pelo Instituto COPPEAD de Administração /UFRJ. Mestre e doutora em ciências sociais, com ênfase em antropologia do consumo pela Paris Descartes. Atuou como executiva em empresas como Coca-Cola, Ceras Johnson e Descomplica nas áreas de marketing ou à frente da área de insights. Pesquisadora e professora em comportamento do consumidor e marcas, com seu trabalho publicado em livros e periódicos como Journal of Marketing Management, RAC, Cadernos Ebape. Especializada em comportamento do consumidor com ênfase em cultura e consumo.
6.NOV
MANHÃ
BLOCO: Captando o Amanhã: metodologias e ferramentas
08h30
Recepção
09h
Workshop: "Lego Serious Play: Construindo Futuros com as Mãos"

Artur Motta
Coordenador do MBA em Marketing EAD da ESPM
Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV); Especialista em Gamificação pela Universidade da Pensilvânia; cursando Foresight Estratégico na ESPM.
Diretor-Adjunto de Marketing da Angrad; Mentor de empresas no programa Growthaholics for Startups da Ace Startups e Facilitador certificado na metodologia Lego Serious Play®. Experiência profissional nas áreas de marketing, trade marketing e comercial, com passagem por empresas das áreas de consumo, varejo e farmacêutica, como Unilever, Dia%, Santa Cruz Distribuidora e Gouvêa de Souza. Atuou também como Empreendedor na área de food service.
Atualmente, é Coordenador do MBA em Marketing EAD da ESPM e Professor em cursos in company, além de CEO e Founder da ATTOM, consultoria que atua em temas relacionados a marketing, varejo e pensamento inovador. Coautor de alguns livros.
09h
Workshop: "Rodas de Futuros: Como Explorar Cenários e Oportunidades"

Paulo Robilloti
Economista, futurista, palestrante, professor e consultor. Possui ampla experiência na área de cenários econômicos (regionais e setoriais) e forecast. Foi economista-sênior da LCA Consultores, onde foi responsável pelas análises de Consumo e pela construção de cenários alternativos, além de inúmeras entrevistas comentando o comércio varejista nos principais veículos de comunicação: Valor Econômico, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo. Atuou também na Consultoria GO Associados, onde colaborou na coordenação de produção de estudos e pareceres econômicos, além de relatórios de análise econômico-financeira sobre o setor de saneamento básico no Brasil, com foco nos investimentos em sustentabilidade. Suas pesquisas estão pautadas por temas correlatos a foresight estratégico, desenvolvimento de longo prazo, finanças internacionais e economia brasileira. É doutorando em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP), com mestrado em desenvolvimento econômico pela mesma instituição. É formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor de cursos de graduação e pós-graduação da ESPM, além de ser coordenador no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Atualmente coordena o Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros da ESPM.
TARDE
BLOCO: Interpretando o Amanhã: sinais e tendências
13h30
Recepção
14h
Abertura: "Desvendando o Amanhã: Onde Nasce a Inovação"

Artur Motta
Coordenador do MBA em Marketing EAD da ESPM
Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV); Especialista em Gamificação pela Universidade da Pensilvânia; cursando Foresight Estratégico na ESPM.
Diretor-Adjunto de Marketing da Angrad; Mentor de empresas no programa Growthaholics for Startups da Ace Startups e Facilitador certificado na metodologia Lego Serious Play®. Experiência profissional nas áreas de marketing, trade marketing e comercial, com passagem por empresas das áreas de consumo, varejo e farmacêutica, como Unilever, Dia%, Santa Cruz Distribuidora e Gouvêa de Souza. Atuou também como Empreendedor na área de food service.
Atualmente, é Coordenador do MBA em Marketing EAD da ESPM e Professor em cursos in company, além de CEO e Founder da ATTOM, consultoria que atua em temas relacionados a marketing, varejo e pensamento inovador. Coautor de alguns livros.
14h15
Palestra: "O Próximo Salto: Tecnologias e mundo do Amanhã"

Artur Motta
Coordenador do MBA em Marketing EAD da ESPM Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV); Especialista em Gamificação pela Universidade da Pensilvânia; cursando Foresight Estratégico na ESPM. Diretor-Adjunto de Marketing da Angrad; Mentor de empresas no programa Growthaholics for Startups da Ace Startups e Facilitador certificado na metodologia Lego Serious Play®. Experiência profissional nas áreas de marketing, trade marketing e comercial, com passagem por empresas das áreas de consumo, varejo e farmacêutica, como Unilever, Dia%, Santa Cruz Distribuidora e Gouvêa de Souza. Atuou também como Empreendedor na área de food service. Atualmente, é Coordenador do MBA em Marketing EAD da ESPM e Professor em cursos in company, além de CEO e Founder da ATTOM, consultoria que atua em temas relacionados a marketing, varejo e pensamento inovador. Coautor de alguns livros.
14h55
Palestra: "Repensando gerações: Mudança, continuidade e oportunidade."
Priscilla Branco (ipsos)

Artur Motta
Coordenador do MBA em Marketing EAD da ESPM Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV); Especialista em Gamificação pela Universidade da Pensilvânia; cursando Foresight Estratégico na ESPM. Diretor-Adjunto de Marketing da Angrad; Mentor de empresas no programa Growthaholics for Startups da Ace Startups e Facilitador certificado na metodologia Lego Serious Play®. Experiência profissional nas áreas de marketing, trade marketing e comercial, com passagem por empresas das áreas de consumo, varejo e farmacêutica, como Unilever, Dia%, Santa Cruz Distribuidora e Gouvêa de Souza. Atuou também como Empreendedor na área de food service. Atualmente, é Coordenador do MBA em Marketing EAD da ESPM e Professor em cursos in company, além de CEO e Founder da ATTOM, consultoria que atua em temas relacionados a marketing, varejo e pensamento inovador. Coautor de alguns livros.
15h35
Café
15h55
Palestra: "O Mundo em Disputa: Uma Análise sobre o Cenário Geopolitico Global"

Roberto Uebel
Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professor de Relações Internacionais da ESPM Porto Alegre. Atualmente é pós-doutorando em Geografia Política na UFRGS e tem como área de pesquisa temas da Geopolítica, Geoeconomia e Geografia dos Negócios Internacionais

Natalia Fingermann
Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), com doutorado-sanduíche no Instituto de Estudos Sociais e Econômicos (IESE-Moçambique); Mestre em Social Development pela University of Sussex (UK), curso reconhecido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), e Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, é Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios Africanos (NENAF) e Professora Adjunta do Bacharelado em Relações Internacionais da ESPM. O seu foco de ensino e pesquisa é África Subsaariana, América Latina, política externa brasileira, cooperação internacional no Sul Global, além de práticas e ferramentas de projetos e gestão pública.
16h35
Palestra: "Inovação Sustentável: O protagonismos das Startups"

Kim Trieweiler (A Guilda)
Trabalho com estudos de futuros para ajudar empresas a entenderem como navegar na complexidade. Durante 6 anos integrei, na WGSN Start um núcleo de pesquisa de tendências de comportamento que colocou em movimento mais de 2.000 marcas no Brasil. Ali identifiquei mudanças emergentes, materializei insights, produzi reports e aprimorei metodologias. Na Aerolito fui responsável pela criação, desenvolvimento, aplicação e entrega das metodologias autorais de pesquisa de futuros: Três Ondas de Impacto e Futures Listening. Nos últimos anos, trabalhei com organizações de diversos segmentos, nacionais e internacionais, como AB InBev/Ambev, Boticário, Microsoft, Sebrae, Nestlé, Natura, Klabin, 99app, Cyrela, Vale, Itaú, São Martinho, entre outras. Sou mestrando em gestão e negócios, e recentemente fui convidado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, a ESPM/SP, para conduzir a disciplina de pesquisa de futuros para os alunos da pós-gradução do Brands For The Future. Como membro da WFSF (World Federation of Futures Studies) contribuo para o desenvolvimento e difusão dos estudos de futuros no Brasil e no mundo.
17h15
Encerramento

Artur Motta
Coordenador do MBA em Marketing EAD da ESPM
Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV); Especialista em Gamificação pela Universidade da Pensilvânia; cursando Foresight Estratégico na ESPM.
Diretor-Adjunto de Marketing da Angrad; Mentor de empresas no programa Growthaholics for Startups da Ace Startups e Facilitador certificado na metodologia Lego Serious Play®. Experiência profissional nas áreas de marketing, trade marketing e comercial, com passagem por empresas das áreas de consumo, varejo e farmacêutica, como Unilever, Dia%, Santa Cruz Distribuidora e Gouvêa de Souza. Atuou também como Empreendedor na área de food service.
Atualmente, é Coordenador do MBA em Marketing EAD da ESPM e Professor em cursos in company, além de CEO e Founder da ATTOM, consultoria que atua em temas relacionados a marketing, varejo e pensamento inovador. Coautor de alguns livros.
NOITE
BLOCO: Ecossistemas de futuros: Desenvolvendo visões sobre o amanhã
18h
Recepção
18h45
Pensar o Impensável: Estratégias para um Mundo em Mutação

Roberta Campos
Mestre e doutora em administração, com ênfase em comportamento do consumidor pelo Instituto COPPEAD de Administração /UFRJ. Mestre e doutora em ciências sociais, com ênfase em antropologia do consumo pela Paris Descartes. Atuou como executiva em empresas como Coca-Cola, Ceras Johnson e Descomplica nas áreas de marketing ou à frente da área de insights. Pesquisadora e professora em comportamento do consumidor e marcas, com seu trabalho publicado em livros e periódicos como Journal of Marketing Management, RAC, Cadernos Ebape. Especializada em comportamento do consumidor com ênfase em cultura e consumo.
19h
MBA de Branding e Futuros

Kim Trieweiler
Trabalho com estudos de futuros para ajudar empresas a entenderem como navegar na complexidade. Durante 6 anos integrei, na WGSN Start um núcleo de pesquisa de tendências de comportamento que colocou em movimento mais de 2.000 marcas no Brasil. Ali identifiquei mudanças emergentes, materializei insights, produzi reports e aprimorei metodologias. Na Aerolito fui responsável pela criação, desenvolvimento, aplicação e entrega das metodologias autorais de pesquisa de futuros: Três Ondas de Impacto e Futures Listening. Nos últimos anos, trabalhei com organizações de diversos segmentos, nacionais e internacionais, como AB InBev/Ambev, Boticário, Microsoft, Sebrae, Nestlé, Natura, Klabin, 99app, Cyrela, Vale, Itaú, São Martinho, entre outras. Sou mestrando em gestão e negócios, e recentemente fui convidado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, a ESPM/SP, para conduzir a disciplina de pesquisa de futuros para os alunos da pós-gradução do Brands For The Future. Como membro da WFSF (World Federation of Futures Studies) contribuo para o desenvolvimento e difusão dos estudos de futuros no Brasil e no mundo.
19h10
Palestra: "Futurewashing: Quando o Futuro Vira Marketing"

Joice Preira
Codiretora do Speculative Design Hub do Italian Institute for the Future, o primeiro centro italiano especializado em estudos de futuros. Membro da CPF Comunità di Pratica di Futuri, uma rede especializada em futures literacy e formada por futuristas italianos que experimentam e desenvolvem visões, instrumentos e métodos sobre o futuro da sociedade, do trabalho e da tecnologia. Atua como Consultora e Pesquisadora em futures studies, strategic e social foresight na Itália, facilitando projetos de futures thinking nos âmbitos corporativo, educacional e de comunidade. Especializada em sistemas antecipatórios e futurista profissional, frequentou o Master in Social Foresight, na Universidade de Trento. Com mais de 10 anos de experiência em pesquisa de tendências socioculturais, comportamentais e de consumo, atua do forecast ao foresight e colabora com bureaus, agências e observatórios de tendências de mercado na Europa e América Latina. Co-founder do GAMBE (Grupo de Apoio à Mulheres Brasileiras no Exterior), coletivo que promove a igualdade de gênero, opera na prevenção, assistência e combate à violência contra mulheres de língua portuguesa no exterior. No ano de 2020, participou como speaker do seu primeiro TEDx Talk com o speech “Foresight for Dummies: Os Estudos de Futuros Explicados para Minha Filha”.
19h40
Painel: "Ecossistema de Futuros: Criando uma Cultura de Futuros"
ABF Pro
Joice Preira (Latin America)
Isa Maria Rodrígues, Vice-Presidente da ALAF

Joice Preira
Codiretora do Speculative Design Hub do Italian Institute for the Future, o primeiro centro italiano especializado em estudos de futuros. Membro da CPF Comunità di Pratica di Futuri, uma rede especializada em futures literacy e formada por futuristas italianos que experimentam e desenvolvem visões, instrumentos e métodos sobre o futuro da sociedade, do trabalho e da tecnologia. Atua como Consultora e Pesquisadora em futures studies, strategic e social foresight na Itália, facilitando projetos de futures thinking nos âmbitos corporativo, educacional e de comunidade. Especializada em sistemas antecipatórios e futurista profissional, frequentou o Master in Social Foresight, na Universidade de Trento. Com mais de 10 anos de experiência em pesquisa de tendências socioculturais, comportamentais e de consumo, atua do forecast ao foresight e colabora com bureaus, agências e observatórios de tendências de mercado na Europa e América Latina. Co-founder do GAMBE (Grupo de Apoio à Mulheres Brasileiras no Exterior), coletivo que promove a igualdade de gênero, opera na prevenção, assistência e combate à violência contra mulheres de língua portuguesa no exterior. No ano de 2020, participou como speaker do seu primeiro TEDx Talk com o speech “Foresight for Dummies: Os Estudos de Futuros Explicados para Minha Filha”.
20h
Painel: "Do Presente ao Possível: Toolkit para Construir Futuros"
Karin Pompeo
Andressa Schineider
Victor Junino (Head CI&A) Electrolux
Dinah (Embraer)

Karin Pompeo
Professora nos cursos de graduação e do Mestrado e Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor na ESPM
Doutora e Mestre em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Bacharel em Comunicação Social pela ESPM.
É organizadora do livro “Aspectos Culturais do Consumo: Fundamentos, Fronteiras e Aplicações” e Autora de artigos publicados em revistas e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Ganhadora da menção honrosa de 2022 do Sidney J. Levy Award, principal premiação para publicações da área de cultura de consumo. Como gestora de marketing, teve experiência em empresas nacionais e multinacionais, como Grupo Pão de Açúcar, Leroy Merlin e Unilever.
Atualmente, é Professora nos cursos de graduação e do Mestrado e Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor na ESPM, com temas de pesquisa ligados aos aspectos culturais do consumo e (trans)formações de mercado, e Consultora em estratégias de marcas e consumer insights para empresas de bens duráveis e não duráveis.
20h45
Coffee: Ativação Red Bull
21h05
Pesquisa: "Visões de Futuro do Consumo: Um Estudo Inédito Promovido pela ESPM"

Roberta Campos
Mestre e doutora em administração, com ênfase em comportamento do consumidor pelo Instituto COPPEAD de Administração /UFRJ. Mestre e doutora em ciências sociais, com ênfase em antropologia do consumo pela Paris Descartes. Atuou como executiva em empresas como Coca-Cola, Ceras Johnson e Descomplica nas áreas de marketing ou à frente da área de insights. Pesquisadora e professora em comportamento do consumidor e marcas, com seu trabalho publicado em livros e periódicos como Journal of Marketing Management, RAC, Cadernos Ebape. Especializada em comportamento do consumidor com ênfase em cultura e consumo.

Karin Pompeo
Professora nos cursos de graduação e do Mestrado e Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor na ESPM
Doutora e Mestre em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Bacharel em Comunicação Social pela ESPM.
É organizadora do livro “Aspectos Culturais do Consumo: Fundamentos, Fronteiras e Aplicações” e Autora de artigos publicados em revistas e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Ganhadora da menção honrosa de 2022 do Sidney J. Levy Award, principal premiação para publicações da área de cultura de consumo. Como gestora de marketing, teve experiência em empresas nacionais e multinacionais, como Grupo Pão de Açúcar, Leroy Merlin e Unilever.
Atualmente, é Professora nos cursos de graduação e do Mestrado e Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor na ESPM, com temas de pesquisa ligados aos aspectos culturais do consumo e (trans)formações de mercado, e Consultora em estratégias de marcas e consumer insights para empresas de bens duráveis e não duráveis.

Kim Trieweiler (A Guilda)
Trabalho com estudos de futuros para ajudar empresas a entenderem como navegar na complexidade. Durante 6 anos integrei, na WGSN Start um núcleo de pesquisa de tendências de comportamento que colocou em movimento mais de 2.000 marcas no Brasil. Ali identifiquei mudanças emergentes, materializei insights, produzi reports e aprimorei metodologias. Na Aerolito fui responsável pela criação, desenvolvimento, aplicação e entrega das metodologias autorais de pesquisa de futuros: Três Ondas de Impacto e Futures Listening. Nos últimos anos, trabalhei com organizações de diversos segmentos, nacionais e internacionais, como AB InBev/Ambev, Boticário, Microsoft, Sebrae, Nestlé, Natura, Klabin, 99app, Cyrela, Vale, Itaú, São Martinho, entre outras. Sou mestrando em gestão e negócios, e recentemente fui convidado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, a ESPM/SP, para conduzir a disciplina de pesquisa de futuros para os alunos da pós-gradução do Brands For The Future. Como membro da WFSF (World Federation of Futures Studies) contribuo para o desenvolvimento e difusão dos estudos de futuros no Brasil e no mundo.

Ana Julia Buttner
Professora do curso de Publicidade e Propaganda ESPM
Doutora e Mestre em Administração com Ênfase em Marketing Internacional pela ESPM, com foco em Comportamento do Consumidor, Sustentabilidade, Diversidade, Inclusão e Moda; Pós-Graduada em Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina (FASM) e Graduada em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi.
Vasta experiência internacional, com cursos de extensão em moda no Fashion Institute of Technology (FIT), Nova York. Foi pesquisadora visitante na Universidade de Macerata (UNIMC) e estagiária na Simonetta SPA, Itália, além de pesquisadora visitante na Simon Fraser University, Vancouver.
Atualmente, é Docente nos cursos de Design de Moda do SENAC, Comunicação e Publicidade na ESPM e em MBAs da Universidade de São Paulo, além de trabalhar na Anme Consultancy.
21h50
Encerramento

Roberta Campos
Mestre e doutora em administração, com ênfase em comportamento do consumidor pelo Instituto COPPEAD de Administração /UFRJ. Mestre e doutora em ciências sociais, com ênfase em antropologia do consumo pela Paris Descartes. Atuou como executiva em empresas como Coca-Cola, Ceras Johnson e Descomplica nas áreas de marketing ou à frente da área de insights. Pesquisadora e professora em comportamento do consumidor e marcas, com seu trabalho publicado em livros e periódicos como Journal of Marketing Management, RAC, Cadernos Ebape. Especializada em comportamento do consumidor com ênfase em cultura e consumo.
Inscrições
O evento é Presencial, na ESPM TECH (São Paulo).
Escolha os dias e BLOCOS que deseja participar:
Entrever Futuros do Consumo - ESPM
Um grupo de pesquisadores curiosos pelo ecossistema de tendências, pelo debate de desenho do futuro, por discutir a textura do comportamento social, por atuar sobre o letramento de executivos e empreendedores que consomem esse conteúdo.
Um grupo que estuda para dar consistência ao consumo de relatórios pelo mercado. Que usa teoria como superpoder para estruturar usos e aplicações de cada fonte e ideia.