Capacidade analítica e adaptação a novas tecnologias são algumas das principais características pedidas pelo mercado de administração; saiba mais detalhes
Qual o futuro da profissão do bacharelado em Administração? O avanço tecnológico tem impactado diversas áreas, incluindo a Administração. A profissão de administrador está em transformação, que deve se intensificar nos próximos anos. Mas afinal, qual o futuro da profissão do bacharelado em Administração? Quais serão os desafios desse profissional? E que profissões e segmentos estarão em alta?
No episódio 109 do Primeira Jornada, o podcast da ESPM que te ajuda a escolher uma carreira e refletir sobre o seu futuro profissional, Erika Buzo Martins, Coordenadora da Graduação em Administração na ESPM-SP, responde essas e outras perguntas sobre as tendências da administração.
Administrador do futuro
Segundo Martins, a busca por profissionais de administração nos últimos anos tem sido voltada para um perfil mais analítico do que braçal. “Independentemente se ele [o profissional] escolhe, por exemplo, ir para uma área financeira, para o marketing, alguma coisa voltada para a gestão em si, o mercado pede por profissionais que sejam mais analíticos”, explicou ela.
Outro aspecto importante a ser considerado, ainda de acordo com a professora, é a especialização. “Estamos em constante mudança e podemos preparar esses profissionais para serem gestores em áreas especializadas”, apontou.
No entanto, o momento atual mostra que os estudantes precisam ser preparados para áreas distintas. Um exemplo disso é a indústria do futebol, dentro da qual existem várias profissões. “Quando se pensa em gestão, se olha apenas para o técnico, para o preparador físico, mas a gente não entende toda a cadeia que está por trás disso”, disse.
“Eu poderia ter muitos estudantes de administração especializados em gestão do esporte, por que não os formar dentro da própria faculdade com algo nesse sentido?” Martins observou que, além do esporte, a moda é um dos segmentos que mais está em alta.
Tendências da administração do futuro
Para a especialista, uma das principais tendências para a administração do futuro é a compreensão de que a tecnologia e os recursos que vêm dela devem ser vistos como aliados em vez de substitutas dos administradores.
“Será que a administração some em algum momento?”, questionou Martins. “Não, se nós utilizarmos as ferramentas, inclusive com pessoas que sabem trabalhar com elas.”
Ela comentou ainda que vê uma dificuldade dos mais jovens em olhar para essas ferramentas, como a inteligência artificial, por exemplo, de maneira adequada. “Quem tem a responsabilidade de entender essas novas tecnologias para preparar os estudantes? Lógico que os professores ou o próprio mercado, se ele já estiver inserido.”
Competências e habilidades do futuro administrador
A capacidade analítica segue como uma qualidade essencial para o administrador do futuro. Se as novas tecnologias surgem como um auxílio, o processo sempre precisará de um ser humano que consiga analisar e interpretar o que elas trazem.
“A pessoa tem que estar preparada, ter um repertório muito grande para conseguir fazer essa análise. Por isso que acelera o processo, otimiza, ajuda bastante, porém, não substitui”, refletiu a especialista. “Não é só fazer a pergunta certa, mas é ter a capacidade de analisar o que vem como resposta. E isso é difícil.”