O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas presencialmente ou ao vivo via zoom.
Dias de aula:
Horário:
Duração:
Inscrições até:
Início das aulas:
Evento de boas vindas com DNA ESPM
Sobre
O curso forma profissionais preparados para atuar de forma estratégica e empreendedora no setor varejista, de gestores e líderes de equipe a empreendedores e consultores. A proposta combina uma formação abrangente e atualizada com foco nas transformações do mercado de shoppings e franquias.
Com uma jornada de aprendizado imersiva que equilibra rigor técnico e experiências práticas e reflexivas (mente, corpo e espírito), o curso desenvolve competências em marketing, finanças, gestão de produtos, logística omnichannel, estratégias digitais e análise de tendências de futuro. Uma formação completa para quem quer liderar com visão e propósito em um varejo em constante evolução.
Criada em julho de 2010, a partir de uma joint-venture entre a Editora Globo e a Condé Nast Publications, a Edições Globo Condé Nast (EGCN) é a editora brasileira responsável pela publicação dos títulos Vogue, Casa Vogue, Glamour e GQ.
A parceria entre a ESPM e a EGCN surgiu com o objetivo de disponibilizar um conteúdo de excelência, nas áreas de marketing de moda e luxo, com títulos que são referência nesses dois segmentos, no Brasil e no mundo.
Os benefícios oferecidos pela Vogue são: convites do leader in class; acesso ao conteúdo da Vogue Digital (1 ano de cortesia para o app Globo Mais); divulgação dos melhores trabalhos do Projeto Integrativo Multidisciplinar na Vogue Digital; benefícios para eventos Vogue e encontro anual com a Redação.
Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.
Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.
Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.
O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.
Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.
perfil
Responsáveis por transformar a estratégia da empresa em resultado, conectando o propósito da marca, o desempenho das equipes e a experiência do cliente.
Empresário que opera um negócio com base em um modelo já testado e validado, mas que precisa ter visão estratégica, disciplina de gestão e capacidade de execução.
Especialista externo (ou interno, em grandes redes) que analisa, orienta e implementa soluções para melhorar o desempenho das operações comerciais, de franquias, lojas ou shoppings.
Atuação em gestão de redes varejistas, franquias, lojas próprias, shoppings centers, outlets, startups de retail tech, marketplaces.
Empreendedores que desejam gerir o próprio negócio dentro de um modelo já validado.
Gestão de ecossistemas de consumo e de relações entre marcas, lojistas e clientes, em administradoras de shopping centers, outlets, hubs de varejo, coworkings e marketplaces físicos.
O perfil do curso de pós-graduação é de profissionais em início ou crescimento de carreira. Os cursos se aprofundam em um tema ao mesmo tempo de forma holística e ferramental.
matriz curricular
Objetivo: Apresentar os conceitos fundamentais do marketing moderno e sua importância estratégica.
Conteúdos:
Objetivo: Capacitar os alunos a interpretar demonstrações financeiras e calcular indicadores básicos.
Conteúdos:
Objetivo: Introduzir os conceitos de inovação, agilidade e ecossistemas colaborativos no varejo.
Conteúdos:
Experiências Mente / Corpo / Espírito:
Objetivo: Ensinar o processo de construção e implementação de planos de marketing com foco em varejo.
Conteúdos:
Experiências Mente / Corpo / Espírito:
Objetivo: Compreender os fatores que influenciam decisões de compra no varejo físico e digital.
Conteúdos:
Experiências Mente / Corpo / Espírito:
Objetivo: Desenvolver estratégias de diferenciação e construção de valor de marca no varejo.
Conteúdos:
Experiências Mente / Corpo / Espírito:
Objetivo: Desenvolver visão empreendedora para atuação em negócios próprios ou franqueados.
Conteúdos:
Experiências Mente / Corpo / Espírito:
Objetivo: Apresentar estratégias de comunicação digital orientadas a conversão.
Conteúdos:
Experiências Mente / Corpo / Espírito:
Objetivo: Capacitar o aluno a otimizar mix, precificação e giro de produtos com foco em rentabilidade.
Conteúdos:
Experiências Mente / Corpo / Espírito:
Objetivo: Ensinar estratégias logísticas integradas ao marketing e experiência do consumidor.
Conteúdos:
Experiências Mente / Corpo / Espírito:
Objetivo: Explorar estratégias para transformar o ponto de venda em ponto de encantamento.
Conteúdos:
Experiências Mente / Corpo / Espírito:
Objetivo: Avaliar e controlar o desempenho de marketing e operações no varejo.
Conteúdos:
Experiências Mente / Corpo / Espírito:
Objetivo: Analisar as macroforças que moldam o futuro do varejo e da sociedade de consumo.
Conteúdos:
Experiências Mente / Corpo / Espírito:
Objetivo: Apresentar práticas sustentáveis e inclusivas aplicadas ao setor varejista.
Conteúdos:
Experiências Mente / Corpo / Espírito:
Objetivo: Desenvolver competências interpessoais essenciais para liderar equipes no varejo.
Conteúdos:
Experiências Mente / Corpo / Espírito:
Shopping ou Varejo (Franquia) – o aluno irá escolher o segmento sobre o qual deseja construir o trabalho final e assiste a 3 aulas sobre o segmento de atuação escolhido, antes do projeto final.
Objetivo: Preparação de projeto proposto – contemplando os conceitos, metodologias e os instrumentos para o desenvolvimento de um modelo de negócios. Fornece a orientação e a supervisão necessárias a produção do trabalho final do curso.
O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo presencialmente ou virtualmente*, via zoom.
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina na pós-graduação Hyflex
Dias de aula:
Carga horária:
Horário:
faça na espm
A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado.
Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.
Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.
da Pós-Graduação ESPM
em nosso Índice Acadêmico
desde o início do curso
Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia: tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática. Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.

Para além dos professores de renome em cada curso, também recebemos profissionais convidados em sala de aula, que trazem toda a sua experiência, respondem a perguntas e dividem sua visão estratégica do mercado.
Temos programas dedicados a apoiar estudantes em sua jornada profissional, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de sua carreira. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade on-line, entre outros.
Conte com o nosso acolhimento profissional durante toda a sua jornada de ensino, tirando suas dúvidas no processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos para você não precisar se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.
Na ESPM, você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de lifelong learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.
Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar
Coordenação acadêmica ESPM
Nossa proposta vai além da teoria: acreditamos no poder das soft skills, que são fundamentais para o sucesso na gestão de negócios no varejo. Capacidades como comunicação eficaz, análise de rotas, tomada de decisão sob ambiente ambíguo, mindset experimental, serão abordadas em profundidade, preparando estudantes para atuarem de forma proativa e inovadora.
Em um mercado que evolui rapidamente, é essencial que gestores e empreendedores estejam preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem.
Neste curso, unimos conteúdo relevante e atualizado com uma abordagem prática, proporcionando aos alunos as ferramentas e conhecimentos necessários para se destacarem no setor de gestão de shopping centers e franquias. Nossa proposta vai além da teoria: acreditamos no poder das soft skills, que são fundamentais para o sucesso na gestão de negócios no varejo. Capacidades como comunicação eficaz, análise de rotas, tomada de decisão sob ambiente ambíguo, mindset experimental, serão abordadas em profundidade, preparando nossos alunos para atuarem de forma proativa e inovadora. Além disso, contaremos com um corpo docente altamente qualificado e com experiência no mercado, que proporcionará uma visão ampla e prática das dinâmicas envolvidas em Shopping Centers e Franquias. Os alunos terão a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em projetos reais, garantindo uma formação completa e integrada.
Coordenação geral do Curso
Nossa proposta vai além da teoria: acreditamos no poder das soft skills, que são fundamentais para o sucesso na gestão de negócios no varejo. Capacidades como comunicação eficaz, análise de rotas, tomada de decisão sob ambiente ambíguo, mindset experimental, serão abordadas em profundidade, preparando estudantes para atuarem de forma proativa e inovadora.
Nossa proposta vai além da teoria: acreditamos no poder das soft skills, que são fundamentais para o sucesso na gestão de negócios no varejo. Capacidades como comunicação eficaz, análise de rotas, tomada de decisão sob ambiente ambíguo, mindset experimental, serão abordadas em profundidade, preparando estudantes para atuarem de forma proativa e inovadora.
investimento
DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO
Após essa data:
Em até:
OU
À vista
DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.
1° Etapa: INSCRIÇÃO
Inscrição on-line.
2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
3° Etapa: MATRÍCULA
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Central de Relacionamento de Pós-Graduação
De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
55 0800 607 3777
55 0800 607 3777
ESPM - O inusitado em constante movimento | 2025 © Copyright
Atendimento por WhatsApp
Preencha o formulário para que a equipe
ESPM para Empresas entre em contato