Pós-Graduação em Gestão Empreendedora em Shopping e Franquia

O curso leva autonomia, conhecimento prático e visão estratégica para atuar no varejo brasileiro, um setor competitivo e desafiador.

Em parceria com Grupo GSP

Modalidade: Hyflex

O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas presencialmente ou ao vivo via zoom.

Dias de aula:

às terças e quintas-feiras (hyflex), e um sábado (presencial) por disciplina

Horário:

Das 19h às 22h

Duração:

3 semestres

Inscrições até:

07/04/2026

Início das aulas:

07/04/2025

Para empresas

Este curso pode ser customizado para a sua organização.

Sobre

Pós-Graduação em Gestão Empreendedora em Shopping e Franquia

O curso forma profissionais preparados para atuar de forma estratégica e empreendedora no setor varejista, de gestores e líderes de equipe a empreendedores e consultores. A proposta combina uma formação abrangente e atualizada com foco nas transformações do mercado de shoppings e franquias.

Uma formação sólida e prática para atuar em um mercado dinâmico e competitivo.


Com uma jornada de aprendizado imersiva que equilibra rigor técnico e experiências práticas e reflexivas (mente, corpo e espírito), o curso desenvolve competências em marketing, finanças, gestão de produtos, logística omnichannel, estratégias digitais e análise de tendências de futuro. Uma formação completa para quem quer liderar com visão e propósito em um varejo em constante evolução.

logo edicoes globo nast pequeno

Em parceria com Edições Globo Condé Nast

Criada em julho de 2010, a partir de uma joint-venture entre a Editora Globo e a Condé Nast Publications, a Edições Globo Condé Nast (EGCN) é a editora brasileira responsável pela publicação dos títulos Vogue, Casa Vogue, Glamour e GQ.


A parceria entre a ESPM e a EGCN surgiu com o objetivo de disponibilizar um conteúdo de excelência, nas áreas de marketing de moda e luxo, com títulos que são referência nesses dois segmentos, no Brasil e no mundo.

Os benefícios oferecidos pela Vogue são: convites do leader in class; acesso ao conteúdo da Vogue Digital (1 ano de cortesia para o app Globo Mais); divulgação dos melhores trabalhos do Projeto Integrativo Multidisciplinar na Vogue Digital; benefícios para eventos Vogue e encontro anual com a Redação. 

Formação plural e completa

Este curso está dividido nas seguintes áreas temáticas:

Criatividade e Inovação em Negócios

Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.

Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.

Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.

O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.

Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.

Construir experiências de consumo é fundamental para marcas que querem se destacar no mercado. Na área de Consumo e Experiência do Consumidor, você desenvolve competências voltadas para as ciências do consumo, construção de relacionamento e geração de experiências para o consumidor, baseadas em dados e métricas.
Marketing. Estratégia e Gestão
0%
Consumo e Experiência do Consumidor
0%
Criatividade e Inovação em Negócios
0%
Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional
0%
Gestão de Marketing Digital e Data Science
0%
Comunicação e Novas Mídias
0%

perfil

Essa formação é indicada para você:

Aqui, vamos te desenvolver para atuar em áreas como:

Entenda se a Pós-Graduação é o curso ideal para o seu momento

O perfil do curso de pós-graduação é de profissionais em início ou crescimento de carreira. Os cursos se aprofundam em um tema ao mesmo tempo de forma holística e ferramental.

A Pós prepara profissionais para atividades complexas e até posições de liderança. Com ela, é possível atuar com domínio da área e visão crítica sobre o mercado.
A diferença entre a Pós e um Master é que o Master é para profissionais com ampla experiência e que querem combinar visão estratégica de mercado e capacidade de liderança.
A diferença entre a Pós e um MBA é que o MBA foca em discutir a gestão de negócios, com networking qualificado e desafios reais de gestão para liderar com excelência.

matriz curricular

Elevamos o seu conhecimento com um programa único
e enriquecedor

Objetivo: Apresentar os conceitos fundamentais do marketing moderno e sua importância estratégica.

Conteúdos:

  • Necessidade, desejo e valor
  • Segmentação
  • Posicionamento
  • Marketing mix
  • Análise de ambiente

Objetivo: Capacitar os alunos a interpretar demonstrações financeiras e calcular indicadores básicos.

Conteúdos:

  • Valor do dinheiro no tempo
  • DRE
  • Fluxo de caixa
  • Indicadores de liquidez e rentabilidade

Objetivo: Introduzir os conceitos de inovação, agilidade e ecossistemas colaborativos no varejo.

Conteúdos:

  • Design Thinking
  • Design Sprint
  • Scrum
  • Lean
  • Hubs de inovação e redes varejistas


Experiências Mente / Corpo / Espírito:

  • Corpo: Dinâmica de reconexão com o presente.
  • Mente: Mindset experimental: errar rápido, aprender rápido.
  • Espírito: Equilíbrio entre ritmo acelerado e intuição.

Objetivo: Ensinar o processo de construção e implementação de planos de marketing com foco em varejo.

Conteúdos:

  • Análise SWOT
  • Metas
  • Estratégias STP
  • Plano de Marketing
  • Plano de Negócio
  • Pitch

Experiências Mente / Corpo / Espírito:

  • Mente: Análise de casos de decisão sob ambiguidade.
  • Espírito: Ensaio ‘Qual legado estratégico você quer deixar?’

Objetivo: Compreender os fatores que influenciam decisões de compra no varejo físico e digital.

Conteúdos:

  • Jornada do consumidor
  • Neuromarketing
  • Decisão de compra
  • Gatilhos mentais

Experiências Mente / Corpo / Espírito:

  • Mente: Auto-observação em experiência de compra.
  • Corpo: Simulação de rotas no PDV.
  • Espírito: Reflexão sobre consumo e vazio emocional.

Objetivo: Desenvolver estratégias de diferenciação e construção de valor de marca no varejo.

Conteúdos:

  • Arquétipos
  • Propósito
  • Storytelling
  • Brand equity

 

Experiências Mente / Corpo / Espírito:

  • Espírito: Golden Circle e Ikigai de marca.
  • Mente: Diagnóstico de posicionamento por percepção.
  • Corpo: Dinâmica com movimentação no espaço.

Objetivo: Desenvolver visão empreendedora para atuação em negócios próprios ou franqueados.

Conteúdos:

  • Modelos de negócio
  • Contrato de franquia
  • Viabilidade
  • Gestão de unidades
  • Direito do Varejo
  • Direito do Consumidor
  • Contratos

Experiências Mente / Corpo / Espírito:

  • Mente: Canvas Pessoal.
  • Espírito: Dinâmica sobre coragem empreendedora.
  • Corpo: Prática de pitch com presença física.

Objetivo: Apresentar estratégias de comunicação digital orientadas a conversão.

Conteúdos:

  • SEO
  • Mídia paga
  • Redes sociais
  • Funil de vendas
  • Growth hacking

Experiências Mente / Corpo / Espírito:

  • Mente: Avaliação crítica de métricas.
  • Corpo: Pausa ativa com respiração consciente.
  • Espírito: Reflexão sobre equilíbrio entre métricas e sentido.

Objetivo: Capacitar o aluno a otimizar mix, precificação e giro de produtos com foco em rentabilidade.

Conteúdos:

  • Curva ABC
  • Margem de contribuição
  • Precificação estratégica
  • Ciclo de vida do produto

Experiências Mente / Corpo / Espírito:

  • Mente: Decisão com base em dados x intuição.
  • Espírito: Debate ‘Lucro por valor ou volume?’.
  • Corpo: Dinâmica com produtos reais.

Objetivo: Ensinar estratégias logísticas integradas ao marketing e experiência do consumidor.

Conteúdos:

  • Last mile
  • Fulfillment
  • Canais físicos e digitais
  • Integração logística e da experiência do cliente

Experiências Mente / Corpo / Espírito:

  • Mente: Mapas mentais logísticos.
  • Corpo: Caminhada cega com guia.
  • Espírito: Reflexão sobre a jornada como experiência.

Objetivo: Explorar estratégias para transformar o ponto de venda em ponto de encantamento.

Conteúdos:

  • Serviços
  • CX
  • Hospitalidade
  • Jornadas memoráveis
  • Visual Merchandising

Experiências Mente / Corpo / Espírito:

  • Corpo: Imersão multissensorial.
  • Espírito: Roda sobre momentos mágicos.
  • Mente: Criação de rituais de marca.

Objetivo: Avaliar e controlar o desempenho de marketing e operações no varejo.

Conteúdos:

  • KPIs
  • Dashboards
  • ROI
  • ROAS
  • Conversão
  • Ticket médio

Experiências Mente / Corpo / Espírito:

  • Mente: Hackathon de dados.
  • Corpo: Alongamento consciente.
  • Espírito: Reflexão sobre métrica de impacto pessoal.

Objetivo: Analisar as macroforças que moldam o futuro do varejo e da sociedade de consumo.

Conteúdos:

  • Web3
  • Retailtainment
  • IA
  • Slow commerce

Experiências Mente / Corpo / Espírito:

  • Mente: Oficina de futuros.
  • Corpo: Expressão corporal de tendências.
  • Espírito: Ensaio sobre representação no varejo futuro.

Objetivo: Apresentar práticas sustentáveis e inclusivas aplicadas ao setor varejista.

Conteúdos:

  • ESG
  • Diversidade
  • Consumo consciente
  • Propósito empresarial

Experiências Mente / Corpo / Espírito:

  • Espírito: Roda de escuta ativa.
  • Mente: Diagnóstico ESG.
  • Corpo: Caminhada reflexiva.

Objetivo: Desenvolver competências interpessoais essenciais para liderar equipes no varejo.

Conteúdos:

  • CNV
  • Escuta ativa
  • Liderança servidora
  • Gestão de Pessoas

Experiências Mente / Corpo / Espírito:

  • Espírito: Prática de gratidão.
  • Mente: Inventário emocional.
  • Corpo: Exercício de postura e respiração.

Shopping ou Varejo (Franquia) – o aluno irá escolher o segmento sobre o qual deseja construir o trabalho final e assiste a 3 aulas sobre o segmento de atuação escolhido, antes do projeto final.

Objetivo: Preparação de projeto proposto – contemplando os conceitos, metodologias e os instrumentos para o desenvolvimento de um modelo de negócios. Fornece a orientação e a supervisão necessárias a produção do trabalho final do curso.

Modalidade: Hyflex

O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo presencialmente ou virtualmente*, via zoom.
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina na pós-graduação Hyflex

Dias de aula:

às terças e quintas-feiras (hyflex), e um sábado (presencial) por disciplina

Carga horária:

450
h

Horário:

Das 19h às 22h

faça na espm

Por que escolher a ESPM: excelência e autoridade

A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado. 

Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.

Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.

da Pós-Graduação ESPM

em nosso Índice Acadêmico

desde o início do curso

Conheça a experiência exclusiva da Pós ESPM

Networking de verdade

Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia: tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

inovacao-pedagogica-nip

Aprendizado inovador

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática.

Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

intercambio3.jpg

Visão global e intercâmbio

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.

Live EAD

Leader in class

Para além dos professores de renome em cada curso, também recebemos profissionais convidados em sala de aula, que trazem toda a sua experiência, respondem a perguntas e dividem sua visão estratégica do mercado.

Apoio para evoluir na carreira

Temos programas dedicados a apoiar estudantes em sua jornada profissional, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de sua carreira. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade on-line, entre outros.

Monitoria que facilita a experiência

Conte com o nosso acolhimento profissional durante toda a sua jornada de ensino, tirando suas dúvidas no processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos para você não precisar se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.

Aprendizado para toda a vida

Na ESPM, você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de lifelong learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.

Networking de verdade

Networking de verdade

Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia. Tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Nos Happenings, estudantes de todos os cursos aproveitam para se conectar entre si e com profissionais convidados. Já nas aulas, para além dos professores de renome, também recebemos o Leader In Class, que traz sua visão do mercado em um dia especial.

Aprendizado inovador

Aprendizado inovador

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática.

Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

O mercado ensina aqui

Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar

PhD em Comunicação. LinkedIn Top Voice e Consultora de Comunicação com ênfase em Antropologia do Consumo.
Marketing & Sales Strategist. PhD em Administração.

Coordenação acadêmica ESPM

Nossa proposta vai além da teoria: acreditamos no poder das soft skills, que são fundamentais para o sucesso na gestão de negócios no varejo. Capacidades como comunicação eficaz, análise de rotas, tomada de decisão sob ambiente ambíguo, mindset experimental, serão abordadas em profundidade, preparando estudantes para atuarem de forma proativa e inovadora.

Melba Santos Porter de Souza
Melba Porter
Marketing & Customer Centric Strategist

Em um mercado que evolui rapidamente, é essencial que gestores e empreendedores estejam preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem.
Neste curso, unimos conteúdo relevante e atualizado com uma abordagem prática, proporcionando aos alunos as ferramentas e conhecimentos necessários para se destacarem no setor de gestão de shopping centers e franquias. Nossa proposta vai além da teoria: acreditamos no poder das soft skills, que são fundamentais para o sucesso na gestão de negócios no varejo. Capacidades como comunicação eficaz, análise de rotas, tomada de decisão sob ambiente ambíguo, mindset experimental, serão abordadas em profundidade, preparando nossos alunos para atuarem de forma proativa e inovadora. Além disso, contaremos com um corpo docente altamente qualificado e com experiência no mercado, que proporcionará uma visão ampla e prática das dinâmicas envolvidas em Shopping Centers e Franquias. Os alunos terão a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em projetos reais, garantindo uma formação completa e integrada.

Marcelo Boschi
Marcelo Boschi

Coordenação geral do Curso

Melba Porter
Marketing & Customer Centric Strategist
logo-espm-box-bordo

Nossa proposta vai além da teoria: acreditamos no poder das soft skills, que são fundamentais para o sucesso na gestão de negócios no varejo. Capacidades como comunicação eficaz, análise de rotas, tomada de decisão sob ambiente ambíguo, mindset experimental, serão abordadas em profundidade, preparando estudantes para atuarem de forma proativa e inovadora.

Melba Porter
Marketing & Customer Centric Strategist
logo-espm-box-bordo

Nossa proposta vai além da teoria: acreditamos no poder das soft skills, que são fundamentais para o sucesso na gestão de negócios no varejo. Capacidades como comunicação eficaz, análise de rotas, tomada de decisão sob ambiente ambíguo, mindset experimental, serão abordadas em profundidade, preparando estudantes para atuarem de forma proativa e inovadora.

investimento

Escolha a melhor opção para ter uma formação de excelência

Matrícula

DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO

07/03/2026

Após essa data:

Escolha a melhor forma de pagamento
e garanta o seu sucesso

Em até:

+

OU 

R$ 31.607,08

À vista

Escolha a melhor forma de pagamento
e garanta o seu sucesso

DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES

20% de desconto

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.


5% de desconto

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Onde o curso acontecerá?

Rio de Janeiro

Ladeira da Glória, 26

Glória - Rio de Janeiro - RJ

Perguntas frequentes

Como funciona o Processo Seletivo no Rio de Janeiro?

1° Etapa: INSCRIÇÃO

Inscrição on-line.

2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

3° Etapa: MATRÍCULA

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.
Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
Novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida?

Central de Relacionamento de Pós-Graduação

De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h

Entre em contato pelo WhatsApp

55 0800 607 3777

Telefone da Central de Relacionamento

55 0800 607 3777

Nosso e-mail

[email protected]

Translate

According to your choice

Avise-me

Avise-me

Preencha o formulário para que a equipe

ESPM para Empresas entre em contato