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Gestão de tempo: descubra como ser mais produtivo

Aprenda a organizar seus processos e entenda por que o descanso é parte fundamental da produtividade 

 

Você já teve a sensação de que as 24 horas de um dia já não são mais suficientes para todas as suas atividades? Em um cenário de hiperconectividade e autocobrança elevadas, gestão de tempo tornou-se algo mais complicado, mas também uma habilidade essencial para qualquer profissional. 

 

No episódio 85 do Lifelong Cast, podcast da ESPM voltado ao futuro do trabalho e dos negócios, Maria Augusta Orofino, Professora de cursos sobre Gestão do Tempo na ESPM, explica que o problema pode não ser o tempo, mas sim os seus processos e a organização deles. 

 

 

Por que estamos sempre “sem tempo”? 

Para a professora, a sensação de falta de tempo está diretamente ligada ao excesso de informação. Vivemos sempre conectados, recebendo um volume de dados imagens muito maior do que conseguimos processar. 

 

O problema, segundo ela, não é a informação em si, mas a nossa dificuldade em lidar com essa quantidade de informação, processá-la e transformá-la em conhecimento. É um processo exaustivo. 

 

 

Gestão de processos 

De acordo com Orofino, o primeiro passo é o autoconhecimento e, antes de gerenciar o relógio, é preciso entender os próprios processos. “Se o seu tempo está curto, retome os seus processos e reavalie”, aconselhou ela. 

 

A professora explicou que o tempo não é linear, mas “quântico”, e o divide em três conceitos gregos: 

 

  • Cronos: o tempo cronológico, do relógio; 
  • Cairos: o tempo substantivo, de qualidade, como aquele em que nos perdemos em uma boa conversa; 
  • Eon: o tempo espiritual. 

 

Para se ter uma gestão efetiva do tempo, é preciso ter equilíbrio, entendendo que o foco não deve estar apenas no Cronos: “Se a pessoa não gosta de processos, não gosta de rotina, o seu tempo nunca vai dar’”. 

 

 

Dicas práticas para organizar seus processos

  1. Crie um inventário 

Não confie na memória, tentar guardar uma lista de tarefas mentalmente apenas causa estresse e tira o seu sono. A solução é criar uma lista única que englobe tanto a sua vida pessoal quanto profissional. “Liste tudo, desde levar o pet no veterinário até elaborar aquele grande projeto”, disse Orofino. Em seguida, defina o grau de prioridade de cada item. 

 

  1. Tenha um “ponto de apoio”

Essa lista (seja em um caderno, Trello, Planner ou Google Agenda) deve funcionar como um “radar” ou “ponto de apoio”. É uma referência para onde você volta após uma distração ou interrupção, e garante que nada importante se perca no caminho. 

 

  1. Encontre o seu método

Existem diversas metodologias, como o GTD (Getting Things Done) ou a Técnica Pomodoro (distribuição do tempo em ciclos de 30 minutos, com 25 minutos para trabalho e 5 minutos para descanso), e ferramentas, como Trello, ClickUp e Jira (baseadas no método Kanban). 

 

Orofino ressaltou que a “técnica certa” varia de pessoa para pessoa e que até mesmo a procrastinação, quando usada para atividades criativas, pode ser uma etapa necessária do processo: “Qual é o melhor [método]? Descubra qual é aquele que se adapta a você”.  

 

 

O mito da alta performance 

A especialistas criticou a mentalidade de “alta performance” e comparou a cobrança por produtividade constante a de atletas olímpicos, que atingem picos em momentos específicos, não o tempo todo.  

 

“Não existe alta performance no nosso dia a dia. Não dá… Se eu botar minha máquina de lavar para funcionar 24 horas [por dia], ela vai pifar. E por que nós temos que estar sempre em estado de alerta?”, questionou. 

 

Segundo ela, o objetivo não deve ser a “alta performance”, mas a capacidade estar presente e preparado para quando for executar o trabalho. Para isso, o tempo livre é fundamental, seja para o lazer, para o amor, para o descanso ou para a construção de repertório.  

 

 

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Antonio Correa
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