AULA ABERTA
Por que boas decisões fracassam, e como decidir melhor quando o futuro é incerto?
Vivencie a ESPM
Mais do que buscar previsões cada vez mais precisas, decidir melhor exige preparar escolhas para múltiplos futuros possíveis e para o comportamento real – muitas vezes não racional – das pessoas. A aula apresenta como cenários futuros, simulações e insights da economia comportamental permitem antecipar reações, estressar decisões e reduzir riscos em estratégias, projetos e lançamentos, antes que os custos do erro se tornem altos demais.
- 15.ABR 2026
- Às 20h
- Online, via Zoom
- Gratuito
Palestrante:
Gabriel Inchausti
Mestre em Ciências Comportamentais pela London School of Economics, economista pela Universidade da República em Uruguai com especialização em Finanças Corporativas e Estratégia. Consultor sênior de InBehaviorLab. Presidente do conselho de uma empresa de software com operações em USA e Latam.
Anteriormente, foi diretor executivo de um importante grupo de proteína animal com sede em São Pablo e operações no Uruguai, Paraguai, Brasil, Argentina e Colômbia; e foi Gerente Geral e Diretor Associado de um grupo de mídia no Uruguai. É professor na ESPM, e pesquisador e palestrante em tópicos relacionados à Economia Comportamental.
Coordenador dos cursos:
Paulo Robilloti
Possui ampla experiência na construção de cenários econômicos (regionais, setoriais e de consumo) e em análises de forecast. Atuou por mais de uma década como economista-sênior da LCA Consultores, onde foi responsável pelas análises de consumo e projeções para o varejo, sendo frequentemente entrevistado por veículos como Valor Econômico, Folha de São Paulo,
O Estado de São Paulo e O Globo. Integrou a Consultoria GO Associados, coordenando estudos econômicos e relatórios setoriais, com destaque para o saneamento básico e investimentos em sustentabilidade e também o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), onde atuou coordenador de projetos do núcleo de Economia Política, sob a liderança de André Lara Resende. Sua atuação acadêmica e profissional está fortemente ligada ao foresight estratégico, à economia brasileira, às finanças internacionais e ao desenvolvimento de longo prazo.
É doutorando em Economia no Instituto de Economia da Unicamp, com mestrado e graduação em Ciências Econômicas pela mesma instituição e pela PUC-SP, respectivamente. Atualmente, é professor nos cursos de graduação e pós-graduação da ESPM, onde coordena o Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros. É cofundador e diretor da Associação Brasileira de Futuristas (ABF), atuando ativamente na consolidação do campo de futuros no Brasil.