Fábio Câmara Araújo de Carvalho

fabio-camara-araujo-de-carvalho

Doutor em Administração (ESPM); Mestre em Engenharia de Produção (UFSC); Graduado em Engenharia Elétrica (UFRN).

 

É sócio da KM Business.net, onde promove negócios e consultoria em gestão estratégica do conhecimento, de processos e projetos, métodos quantitativos e balanced scorecard. É professor de gestão de operações, de projetos, logística, métodos quantitativos e inteligência competitiva da graduação e pós-graduação da ESPM, onde também coordena o Núcleo de Inovação e Kaizen. Foi Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento – SBGC.

 

Autor e organizador de nove livros: Ensaios sobre Transformação Digital e Gestão do Conhecimento (SBGC, 2020), Administração por Competências (Actual, 2020), Inovação em Mercados Emergentes (Editora Senac, 2020), Gestão de Projetos com foco no PMBOK (Pearson, 2015), Gestão do Conhecimento (Pearson, 2012), Gestão de Projetos com foco no gestor (Pearson, 2012), Tecnologias que Educam (Pearson, 2010), Administração de Organizações Complexas (Qualitymark, 2009) e Ensaios sobre Sustentabilidade e Gestão do Conhecimento (Pearson, 2007).

Lattes

http://lattes.cnpq.br/6246893426746803

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.