Rosilene Moraes Alves Marcelino

Rosilene Marcelino

Doutora em Comunicação e Semiótica pela (PUC-SP); Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM); Especialista em Comunicação com o Mercado (ESPM); Especialista em Ciências do Consumo Aplicadas (ESPM); Graduada em Jornalismo (FISP).

 

Integrante do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Consumo pelo PPGCOM ESPM. Conselheira do laboratório de Consumer Insights da graduação de Ciências do Consumo da ESPM, o CI-Lab. Professora nas graduações de Ciências do Consumo, Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade. Docente nas disciplinas de Diversidade e Inclusão, Comportamento do Consumidor, Linguagem e Comunicação. Orientadora de projetos de iniciação científica (PIC) e trabalhos de conclusão de curso.

Linkedin

https://www.linkedin.com/in/rosilene-marcelino-44656334/

Lattes

http://lattes.cnpq.br/2486517009694258

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.