Cicelia Pincer Batista

Professora Cicélia Pincer Batista

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2014), possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1991) e mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (1995). Professora do curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM/SP), tem experiência nas áreas de Comunicação e de Jornalismo, com ênfase nos seguintes temas: epistemologia da Comunicação e do Jornalismo; hermenêutica da Comunicação e do Jornalismo; teorias da Comunicação; teorias do Jornalismo; Metodologia da pesquisa em Comunicação e do Jornalismo; mídia, jornalismo e experiência; leitura crítica de mídia; estudos das narrativas jornalísticas; narrativas transmidiáticas; história da comunicação e do jornalismo; discurso jornalístico; newsmaking.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/6646649310257629

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.