Marco Aurelio de Souza Rodrigues

marco-aurelio-de-souza-rodrigues

Marco Rodrigues é doutor e mestre em administração de empresas pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase em Organizações, Estratégia e Sistemas de Informação. Cursou programa de intercâmbio e extensão da Wharton School of the University of Pennsylvania. Possui MBA em Marketing pela EPGE/FGV-RJ. É formado em comunicação social pela UFRJ e possui mais de 20 anos de experiência profissional em empresas de marketing e publicidade. Atua como consultor em Planejamento Estratégico e facilitador de treinamentos in-company.

 

É pesquisador em Planejamento Estratégico, com trabalhos publicados em revistas acadêmicas e apresentados em congressos nacionais e internacionais. É membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM, do Centro de Estudos em Estratégia e Inovação do COPPEAD e é vencedor do Prêmio de Melhor Trabalho do Encontro de Marketing da ANPAD em 2012. Coordena o programa Executive MBA Consortium for Global Innovation pelo Coppead. É docente do Mestrado em Gestão de Economia Criativa da ESPM-RJ. Leciona cursos de pós-graduação em Marketing, Estratégia e Gestão de Inovações na ESPM/RJ, no IBMEC/RJ, no COPPEAD/UFRJ e na Fundação Dom Cabral

Lattes

http://lattes.cnpq.br/2401140666349156

Meus cursos na ESPM

Apareci nessas matérias do Blog ESPM

No momento não apareci em nenhuma matéria do blog

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.