Romualdo Ayres Costa

Professor Romualdo Ayres Costa

Professor de várias universidades, onde leciona nos cursos de pós-graduação de Sustentabilidade, Gestão Ambiental, Marketing, Gestão de Negócios, Construção Sustentável, Responsabilidade Social e Publicidade e Propaganda. Vem atuando profissionalmente na área de desenvolvimento sustentável desde 2000, em dois segmentos distintos: desenvolvimento de soluções para construção sustentável (aproveitamento de água de chuva, reuso de água, resíduos, aquecimento solar, etc) e, mais recentemente, no desenvolvimento de estratégias para sustentabilidade alinhadas com os negócios das empresas.

É Diretor de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Franchising – RJ. É Diretor da Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (Abeama). Vem trabalhando como consultor para empresas e instituições como Petrobras, Embratel, Coca-Cola, Ambev, Shell, Prefeitura do Rio de Janeiro, ABF – Associação Brasileira de Franchising, Secovi, Acibarra, Abadi, AHCRJ, entre outras. Palestrante na temática de Sustentabilidade para empresas, universidades, ong?s e eventos como Petrobras, Coca-Cola, Ambev, Carvalho Hosken, Peugeot Citroen, EMOP, Universidade Gama Filho, UniverCidade, Pitágoras, Universidade Estácio de Sá, UFF, ABF – Associação Brasileira de Franchising, Clube de Engenharia, Secovi, Acibarra, Casa de Francisco de Assis, Rotary Clube, Encontro de Síndicos – ABADI, ENIC-2009, entre outras.

Lattes

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.