Ricardo Bottega

Ricardo

Ricardo CADO Garcia Bottega é publicitário formado bacharel pela PUC-RS, e pós-graduado em Comunicação e Marketing pela ESPM-RS. Profissional com 35 anos no mercado de propaganda, já trabalhou como Diretor de Criação em agências como Competence, Matriz, Martins e Andrade, Escala, e21, CDN. Empreendeu duas agências de propaganda: Artefacto e Upper até o ano de 2001. Foi professor de graduação, pós-graduação e intensivos da ESPM-RS, foi Diretor da Escola de Criação da ESPM e atualmente é professor convidado do SENAC-RS na pós-graduação. Ganhou os principais prêmios da publicidade regional, nacional e conquistou o único Leão de Ouro em Cannes para o RS em 2001. É Conselheiro e Cofundador do Clube de Criação do RS e está em sua segunda gestão como vice-presidente da ARP – Associação Riograndense de Propaganda do RS. Especialista em marketing político. Em 2018 trabalhou nas campanhas vencedoras de Wilson Lima para governador do Amazonas e de Wilson Witzel para governador do Rio de Janeiro. É músico, artista gráfico e artista plástico com várias representações individuais e coletivas nacionais e internacionais. Ilustrador premiado na literatura infantil lançou em 2015 a trilogia Dorme, Menino/ Come, Menino e Brinca, Menino com a escritora Letícia Wierzchowski.

Lattes

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.