Ana Lúcia de Araújo

Ana Lucia de Araujo
Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, especialização em Docência do Ensino Superior, graduação e licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Atualmente é professora auxiliar na ESPM e na Universidade Estácio de Sá. Sócia e fotógrafa do site www.mulheres50mais.com.br Tem experiência na área de Comunicação-Fotojornalismo, com ênfase em Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, exposição fotográfica, edição fotográfica, Jornal O Dia, Jornal do Brasil, Projeto pedagógico, Fundação são Martinho e site Rio Film Commission – fotografias, Projeto Rock in Rio: 2011, 2013 e 2015 pela Universidade Estácio de Sá. Cobertura fotográfica do show Pérolas Negras – Semana da Consciência Negra na cidade de Conservatória – RJ em novembro de 2015. Editora de Fotografia da Revista Foca – ESPM – RJ.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.