Pocket Records

Economia Comportamental e Psicologia do Consumidor e do Shopper

Live EAD

Não há emissão de certificados para essas gravações.

A Economia Comportamental estuda como indivíduos tomam efetivamente decisões a partir do seu comportamento, independentemente do que falam, pensam ou sentem. Com base nos princípios da Economia Comportamental, seu comportamento é influenciado por fatores emocionais, sociais, contextuais e cognitivos.
De forma inovadora, esse curso tem como objetivo desvendar como indivíduos tomam decisões de compras e de consumo com base nesses princípios. Também explora como esse comportamento de compras e de consumo pode ser alterado, incluindo hábitos e crenças. Por fim, traz insights e aplicações práticas muito relevantes para o ambiente de negócios, marketing e do shopper marketing.

Principais conteúdos

O curso se divide em três grandes pilares:

1. Como a mente de consumidores é influenciada por diversos princípios da Economia Comportamental, trazendo aplicações práticas do cotidiano e de especialistas renomados em nível mundial.

2. Como o comportamento de compras e de consumo pode ser alterado, incluindo também mudanças de hábitos e crenças, através de metodologias e conceitos aplicados no ambiente de consumo e de marketing.

3. Como estruturar e realizar experimentos de campo que sejam relevantes para o ambiente de negócios e marketing, gerando insights valiosos no entendimento do comportamento de compras e de consumo. Inclui case prático conduzido pelo professor, aprovado em uma das principais revistas de negócio científica do país.

Professores

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.