Patrícia Cotton

Patrícia Cotton

Patricia é especialista em transformação de negócios, inovação e liderança criativa. Atua desde 2013 apoiando indivíduos e negócios a transformarem ideias novas e conhecimento intuitivo em realidade por meio de processos inusitados e da inversão do fluxo de pensamento.
Depois de trabalhar como executiva de Marketing Estratégico em diversos segmentos, fez uma jornada global para explorar com profundidade o tópico Mudança e o significado que ele possui para as organizações e as lideranças. Através de uma viagem sabática, que incluiu entrevistas com CEOs do mundo inteiro (passando pelo Vale do Silício, pela Ásia e por um retiro em um templo budista na Alemanha), escreveu a tese “Upside Down Thinking: how to systemize audacious change”, pesquisa que traz uma nova perspectiva sobre o processo de transformação, tanto pessoal quanto de negócios.
É formada pela Berlin School of Creative Leadership – MBA executivo global com módulos na China, no Japão, nos EUA e na Alemanha – e pela ESPM-RJ, onde também cursou Pós Graduação. Estudou Comunicação Social na PUC-RJ e na University of Leeds. Recentemente, participou de um curso imersivo de introdução à Teoria U promovido pelo Presencing Institute UK, além de ter feito uma jornada de aprendizagem na Team Academy (Finlândia), uma das escolas de empreendedorismo mais inovadoras do mundo

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.