ESPM > Blog >

5 impactos do setor de eventos nos negócios e na economia do Brasil

O setor de eventos está em ascensão no país, impulsionando outras indústrias e trazendo novas oportunidades. Descubra como se especializar na área

 

De festivais internacionais de música a grandes feiras de negócios, o setor de eventos no Brasil só tende a crescer. Confira abaixo quais são alguns dos principais impactos da área nos negócios e na economia do país — e descubra como se especializar nela:

 

 

Tendência global

A previsão da consultoria Technavio é de que, entre 2024 e 2029, o setor de eventos irá movimentar mais de US$ 1 trilhão mundialmente. O Brasil não fica para trás: segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE), o segmento movimentará cerca de R$ 141 bilhões em 2025.

 

 

Ganho coletivo

A área de eventos impacta diretamente outras indústrias, como a hoteleira, a turística, a alimentícia e a de transporte. A consultoria Coherent Market Insights, por exemplo, chama o fluxo de turistas gerado por festivais de música de “turismo musical”.

 

Seu relatório “Music Tourism Market Size and Trends”, divulgado em 2025, destaca a América Latina como um dos mercados mais aquecidos de turismo musical — no Brasil, as cidades apontadas como mais promissoras foram São Paulo e Rio de Janeiro.

 

 

Regiões em alta

O Relatório do Mercado de Eventos no Brasil 2025 mostra que, apesar de a região Sudeste concentrar 60% dos eventos que ocorrem no país, outras regiões também têm se destacado. O Nordeste, por exemplo, concentra 20%, enquanto o Centro-Oeste apresentou um crescimento de 6% para 11% entre 2023 e 2024.

 

 

Mais empregos

A geração de empregos do setor de eventos é três vezes maior que a média brasileira. Segundo o Radar Econômico, boletim da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE) com base em dados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o segmento foi de 47.262 trabalhadores formais em 2019 para 109.025 no primeiro semestre de 2025.

 

 

Especialização

O crescimento da área também traz oportunidades de estudo e especialização. É o caso do Master em Gestão de Eventos, Experiências e Entretenimento da ESPM: realizado em parceria com a Businessland e disponível em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, o curso prepara profissionais para desenvolver, criar e operar estratégias de marca e negócios por meio de experiências vivas e memoráveis.

 

Este Master capacita os estudantes para atuar em áreas como estratégia e gestão de experiências de marca, marketing de eventos, comunicação, relacionamento e negócios no entretenimento.

 

 

Clique aqui para saber mais sobre o Master em Gestão de Eventos, Experiências e Entretenimento da ESPM!

 

 

Leia também

Gestão de eventos: conheça uma pós-graduação na área

Vestibulounge: conheça o evento para mães, pais e responsáveis no dia do vestibular da ESPM

Curso de Extensão Dynamic da ESPM promove imersão na Floresta Amazônica

 

Gostou deste texto e quer utilizá-lo em seu site ou rede social? Você pode reproduzi-lo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas.

Foto de Isabela Moreira
Isabela Moreira
Repórter do Núcleo de Conteúdo da ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

Pós-Graduação ESPM

Aqui, inovação
é o ponto de partida.