ESPM > Blog >

Ciências Sociais e do Consumo: conheça o curso

Pioneira no Brasil, graduação bacharelado da ESPM atende a uma demanda crescente do mercado por profissionais qualificados na área

 

O que é ciências sociais e do consumo e o que faz quem atua nessa área? Com sensibilidade para questões éticas, visão crítica e domínio de diferentes ferramentas analíticas, o cientista social e do consumo contribui para compreender comportamentos e orientar decisões com base em evidências.

 

Segundo Caio Favero Marchi, Coordenador da Graduação em Ciências Sociais e do Consumo da ESPM, os profissionais da área compreendem que fenômenos como o consumo, a cultura e as decisões de mercado não existem isoladamente, mas são atravessados por fatores sociais, políticos e simbólicos. 

 

A graduação em Ciências Sociais estuda o quê?

No curso de Ciências Sociais e do Consumo da ESPM, estuda-se o comportamento humano em grupo e os padrões que emergem da vida em sociedade. A graduação aborda desde disciplinas clássicas das Ciências Sociais, como sociologia, antropologia e filosofia política, até áreas voltadas para a compreensão profunda do comportamento humano, por meio da psicologia, psicanálise e neurociências.

 

Além disso, os alunos desenvolvem habilidades em tecnologia, pesquisas e estatísticas, que ampliam as possibilidades de empregabilidade, e vivenciam conteúdos de marketing e gestão, marcas registradas da excelência do DNA ESPM.

 

Como funciona o curso de Ciências Sociais e do Consumo? 

A ESPM garante uma formação ampla e integrada, que combina disciplinas obrigatórias do curso, conhecidas como Majors, com trilhas de especialização, as Minors, que permitem direcionar a carreira. Além disso, o estudante vivencia atividades práticas e disciplinas voltadas ao seu desenvolvimento pessoal.

 

Ao longo dos quatro anos, a Graduação em Ciências Sociais e do Consumo é dividida em dois ciclos:

 

Ciclo de Preparação Profissional 

Nos dois primeiros anos, os alunos estudam as disciplinas Major, participam do LifeLab, programa que desenvolve competências humanas transversais, além da Extensão, que inclui práticas em agências, empresas experimentais e juniores. 

 

Ciclo de Inserção Profissional 

Durante o terceiro e o quarto ano, os estudantes passam por este ciclo que inclui o período de estágio, bem como o estudo das disciplinas Major e as disciplinas Minor.  

 

Minors 

A ESPM permite que o estudante escolha e estude, entre as cinco Minors a seguir, até duas para personalizar a jornada: Insights e Foresight, Gestão de Projetos de ESG, Business Intelligence, Brand Management e Relações Governamentais e Institucionais.

 

“Um dos grandes diferenciais do curso da ESPM é a forte ênfase em pesquisa, com ampla carga horária dedicada a metodologias qualitativas, quantitativas e análise de dados. A formação é multidisciplinar, crítica e aplicada, com disciplinas práticas desenvolvidas em parceria com organizações do mercado”, explica o Favero. 

 

Quanto tempo dura a faculdade de Ciências Sociais e do Consumo? 

Na ESPM, o curso tem duração de quatro anos: o primeiro e o segundo ano ocorrem em período integral (manhã e tarde) e, o terceiro e quarto, no noturno. 

 

Ciências Sociais profissões 

O profissional formado em Ciências Sociais e do Consumo encontra um mercado amplo e dinâmico, podendo atuar como estrategista, planejador, pesquisador ou consultor em diferentes setores. Onde há consumidores e necessidade de inteligência de mercado, há espaço para esse cientista social, preparado para compreender comportamentos, gerar insights relevantes e desenvolver soluções inovadoras capazes de transformar organizações e impactar positivamente a sociedade.

 

Conheça algumas profissões que um cientista social e do Consumo pode exercer:  

 

  •  Consumer Insight analyst: estuda o perfil do consumidor para entender seus valores e o que o leva a comprar ou não um produto.  

  

  • Analista de dados: analisa e interpreta estatísticas para desenvolver ou adaptar estratégias para a empresa alcançar seus objetivos. 

  

  • Research analyst: pode atuar nos segmentos de marketing, finanças e mercado financeiro. O trabalho consiste em realizar pesquisas, analisar, interpretar e apresentar os dados coletados para serem usados em planejamento estratégico. 

  

  • Analista de inteligência de mercado: faz estudos de mercado para mapear oportunidades e riscos de uma corporação. 

  

  • Analista de pesquisa de mercado: pesquisas quantitativas e qualitativas, estudo e análise de tendências e da concorrência são algumas atribuições desse profissional.

 

 

Leia também 

Entenda como é a faculdade de Administração

Gostou deste texto e quer utilizá-lo em seu site ou rede social? Você pode reproduzi-lo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas.

Foto de Camila Lourenço
Camila Lourenço
Repórter do Núcleo de Conteúdo da ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice