ESPM > Blog >

Conheça a faculdade de Cinema e Audiovisual

Coordenadora da graduação em Cinema e Audiovisual da ESPM, explica o que se aprende no curso e as oportunidades que o mercado oferece 

 

Buscando informações sobre a faculdade de Cinema e Audiovisual? Para entender melhor a formação nessa área, conversamos com Gisele Jordão, coordenadora da graduação em Cinema e Audiovisual da ESPM São Paulo. Um curso cuja metodologia contempla as principais questões técnicas e estéticas das linguagens do audiovisual, além de ter forte embasamento em negócios. 

 

O que se aprende na faculdade de Cinema e Audiovisual? 

No curso de Cinema e Audiovisual, o estudante tem uma formação que combina teoria, prática, produção e planejamento estratégico, abordando temas como roteiro, direção, fotografia, som, montagem, linguagem cinematográfica, estética, mercado audiovisual, economia criativa, negócios e inovação tecnológica. 

  

A ESPM oferece uma formação completa, composta pelas disciplinas obrigatórias do curso, chamadas de Major, e pelas trilhas de especialização, as Minors, que permitem ao estudante direcionar seu percurso conforme interesses e objetivos profissionais. Seja em linguagem ou em negócios, existe a conexão da criação audiovisual à gestão, inovação e novos modelos de produção, distribuição e planejamento estratégico. 

  

A grade curricular é planejada para formar um profissional com ampla visão do audiovisual, capaz de transitar entre a criação artística, a produção executiva e o planejamento estratégico, atuando em diversas frentes das indústrias criativas, como cinema, televisão, streaming, publicidade, games, música, comunicação corporativa e plataformas digitais. 

 

“O curso prepara autores, criadores e empreendedores do audiovisual, capazes de atuar de forma crítica e inventiva em um cenário em constante transformação. A estrutura curricular privilegia projetos práticos desde o primeiro semestre, trilhas formativas flexíveis, interdisciplinaridade com outros cursos da ESPM e uma visão de negócio e mercado que dialoga com o DNA da instituição”, explica Gisele.  

 

Quanto tempo dura a faculdade de cinema? 

O curso dura 4 anos (8 semestres). 

 

Profissões do cinema 

As profissões ligadas ao cinema são amplas e oferecem diversas possibilidades de atuação. De acordo com a coordenadora, os egressos do curso podem construir carreiras tanto no setor audiovisual quanto nas indústrias criativas, explorando diferentes funções e caminhos dentro da área. 

 

Confira algumas profissões na área do cinema e audiovisual: 

 

  • Diretor 
  • Roteirista 
  • Sonoplasta 
  • Produtor 
  • Produtor Executivo 
  • Designer de som 
  • Gestor de projetos 

 

Qual é a melhor faculdade de cinema do Brasil? 

O curso de Cinema e Audiovisual da ESPM foi avaliado com nota máxima – 5 estrelas – no Guia da Faculdade 2025 do Estadão, sendo apontado como o melhor curso dessa área no Rio de Janeiro e o melhor curso privado do segmento em São Paulo.   

 

Cinema x IA 

Na era da inteligência artificial, quem se forma em Cinema e Audiovisual, deve estar preparado para utilizar essa tecnologia ao seu favor. Na ESPM, as disciplinas do curso permitem o uso criativo e crítico das ferramentas emergentes — da produção à distribuição.  “A ideia é formar profissionais que não apenas dominem as ferramentas tecnológicas, mas que também saibam refletir sobre o que estão criando — levando em conta aspectos estéticos, humanos e éticos”, comenta a coordenadora. 

 

Como o curso prepara os estudantes para lidar com o mercado de trabalho?  

O Projeto de Graduação em Cinema e Audiovisual (PGCAV) é o Trabalho de Conclusão de Curso do bacharelado em Cinema e Audiovisual da ESPM. Ele representa a síntese da formação do estudante, integrando criação, pesquisa, estratégia e inovação, com foco na diversidade do mercado audiovisual contemporâneo. 

 

O estudante pode escolher entre três formatos de conclusão, de acordo com seu perfil e objetivos: 

 

  • Experimental: voltado à criação de obras e produtos audiovisuais (curtas, séries, videoclipes, documentários, games ou experiências imersivas), explorando linguagem, estética e tecnologia. 
  • Empreendedor: direcionado ao desenvolvimento de negócios, startups ou empreendimentos audiovisuais com planos estratégicos, análises de público e projeção de sustentabilidade econômica. 
  • Monográfico: dedicado à pesquisa aplicada, articulando linguagem, cultura e modelos de negócio, com ênfase em pensamento crítico e análise de tendências do setor. 

 

Segundo Gisele, durante o projeto, os estudantes são desafiados a unir visão autoral, análise crítica e gestão, passando por todas as etapas da cadeia audiovisual — da ideia à entrega final. “O objetivo é formar profissionais autônomos, colaborativos e inovadores, capazes de atuar estrategicamente entre arte, tecnologia e negócios”, destaca Jordão.  

 

Qual é o perfil do estudante de Cinema e Audiovisual?  

“O curso busca estudantes curiosos, criativos e inquietos, interessados em compreender o audiovisual como linguagem, arte e negócio. O perfil ideal combina sensibilidade estética, capacidade analítica e espírito empreendedor. São jovens que desejam criar obras, formatos e experiências com relevância estética, social e mercadológica — tornando-se protagonistas em um ambiente de inovação e diversidade”, afirma a coordenadora. 

Gostou deste texto e quer utilizá-lo em seu site ou rede social? Você pode reproduzi-lo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas.

Foto de Wenderson Silva
Wenderson Silva
Repórter do Núcleo de Conteúdo da ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice