ESPM > Blog >

Conheça o corpo docente do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação

Com corpo docente que reúne sólida experiência acadêmica e trajetória executiva, curso oferece vagas exclusivas para Salvador

 

A ESPM – referência em marketing e negócios na América Latina – oferece vagas exclusivas para Salvador no Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação. Reconhecido pela CAPES, o programa é voltado à aplicação prática do conhecimento científico em desafios do mercado.

 

O curso forma profissionais capazes de propor soluções inovadoras em empresas, governos e organizações, preparados para liderar e empreender em seus setores de atuação. Estimula a aplicação prática do conhecimento científico e o desenvolvimento de competências estratégicas voltadas à transformação dos contextos em que atuam.

 

O corpo docente desse mestrado reúne sólida experiência acadêmica e trajetória executiva, garantindo equilíbrio entre teoria e prática. Confira a seguir os professores e professoras do curso:

 

 

João Luiz de Figueiredo (Coordenador)

João Luiz de Figueiredo e Silva

Possui graduação em Ciências Econômicas pela UFRJ (2001), graduação em Geografia pela UERJ (2003), mestrado em Geografia pela UFRJ (2004) e doutorado em Geografia pela UFRJ (2009). Atualmente é coordenador, professor e pesquisador do PPGECEI na ESPM-Rio e participa do Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território; também é professor do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio. Participa do grupo de pesquisa Economia da Cultura da UFMG. Seus principais projetos de pesquisa são “Economia Criativa e Desenvolvimento”; “Empreendedorismo, Inovação e Gestão dos Setores Criativos”; “Economia criativa, desenvolvimento e território no Estado do Rio de Janeiro” (FAPERJ). Possui outros projetos que se desdobraram desses dois, mas que em comum tratam da relação entre economia criativa e desenvolvimento; das transformações nas indústrias criativas; e da construção de métricas e indicadores para a economia criativa. É um dos fundadores da Rede Ibero-americana Interdisciplinar de Economia Criativa. É consultor da UNESCO no projeto Culture|2030 Indicators, que objetiva estimar a importância da cultura nos objetivos do desenvolvimento sustentável.

 

 

André Luís Ferreira Beltrão

André Luís Ferreira Beltrão

Graduado em Design (Desenho Industrial) pela PUC-Rio (1995), MBa em marketing pelo IBMEC-Rio (2004), mestrado em Design pela PUC-Rio (2017), doutorado em Design pela PUC-Rio (2021). É professor e pesquisador do PPGECEI e participa do Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação (LEMBRAR). É professor do Departamento de Design da PUC-Rio. Participa como colaborador do grupo de pesquisa LIDE – Laboratório Interdisciplinar Design Educação / PUC-Rio. Seus principais projetos de pesquisa são “Estudio de Desenho ESPM no Theatro Municipal”, que estuda a recuperação da confiança criativa a partir da autoaprendizagem de desenho, e “75 anos de participação feminina brasileira no atletismo olímpico”, que resgata a história das primeiras representantes femininas no atletismo olímpico brasileiro. É integrante do projeto de extensão LEDS – Laboratório de Educação para Desenvolvimento Sustentável que congrega pesquisadores dos quatro programas de pós-graduação stricto sensu da ESPM, em que são desenvolvidas ações envolvendo a sociedade – no âmbito deste projeto, estuda a replicação das Oficinas de desenho em escolas da rede pública do Rio de Janeiro e São Paulo.

 

 

Daniel Kamlot

Daniel Kamlot

Doutor em Administração de Empresas pela FGV/EBAPE, possui mestrado em Administração de Empresas pela PUC-Rio e graduação em Engenharia de Computação pela PUC-Rio. Atualmente é professor da ESPM-Rio, atuando no PPGECEI e em cursos de Graduação em Administração de Empresas e Comunicação Social. É também membro do Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território (LEC). É professor/pesquisador do Departamento de Administração de Empresas da PUC-Rio e professor da FGV/EBAPE. Seus projetos de pesquisa incluem “Economia Criativa e Suas Aplicações Práticas” e “Empreendedorismo, Inovação e Gestão dos Setores Criativos”. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing social, comportamento do consumidor, propaganda enganosa, economia criativa e varejo. Atua como coordenador adjunto do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da ESPM.

 

 

Diogo Tavares Robaina

Diogo Tavares Robaina

Possui Licenciatura em Matemática pela UFF (2002), mestrado Computação pela UFF (2006) e doutorado em Computação pela UFF (2018). Atualmente é professor e pesquisador em Economia Criativa na ESPM-Rio e participa do Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território; também é professor da Escola de Economia da FGV-RJ. Seus principais projetos de pesquisa são “Métodos heurísticos híbridos para problemas de reordenamento de matrizes”; “Empreendedorismo, Inovação e Gestão dos Setores Criativos”; “Economia criativa, desenvolvimento e território no Estado do Rio de Janeiro” (FAPERJ). Além desses, lidero projetos complementares que se desdobraram dessas iniciativas, aplicando metodologias inovadoras e algoritmos avançados para embasar a tomada de decisão na educação básica e nas finanças com foco em ESG.

 

 

Isabella Vicente Perrotta

Isabella Vicente Perrotta

Doutora em História pela FGV-RJ (2011); mestre em Design pela PUC-Rio (2004); especialista em Ergonomia pela FGV-RJ (1984); Designer pela Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ (1982). Atualmente é professora pesquisadora do PPGECEI e do curso de graduação em Design, onde orienta pesquisas de iniciação científica e de conclusão de curso. Ainda na ESPM desenvolve o projeto Memórias do Design Carioca que consiste numa plataforma de conteúdo e banco de depoimentos orais. É integrante dos grupos de pesquisa: HisTur – Conexões entre História, Cultura e Turismo, vinculado à UFF; e LEMBRAR, vinculado à ESPM Rio. É membro da Rede Ibero-americana de Economia Criativa.

 

 

Joana Martins Contino

Joana Martins Contino

Graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela UFF (2007), especialização em Design de Moda pelo SENAI CETIQT (2012), mestrado em Design pela PUC-Rio (2015) e doutorado em Design pela PUC-Rio (2019). É professora e pesquisadora no PPGECEI e docente dos cursos de bacharelado em Design, Jornalismo e Comunicação e Publicidade na ESPM-Rio. De agosto de 2023 a dezembro de 2024, foi professora substituta da UFRJ, no bacharelado em Comunicação Visual Design. É membro do Laboratório de Informação, Inovação e Interação (PPGECEI/ESPM) e participa do grupo de pesquisa LabCrit – Laboratório de Produções Críticas em Design (PPGD/UFRJ). Atualmente, seus principais projetos de pesquisa são “Moda e Economia Criativa no estado do Rio de Janeiro” (CNPQ) e “Transformação Digital e Economia Criativa”. Faz parte da equipe de pesquisa do projeto “Impactos das Plataformas Digitais sobre Relações de Trabalho na Economia Criativa” (CNPQ) e desenvolveu, entre 2021 e 2024 o projeto “Tecnologia e precarização do trabalho: um estudo sobre a indústria de confecção no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.” (FAPERJ). Desde 2023, é integrante do Banco de Avaliadores do BASis (INEP/MEC).

 

 

Lucia Maria Marcellino de Santa Cruz

Lucia Maria Marcellino de Santa Cruz

Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura (UFRJ). Jornalista graduada pela UFRJ. É professora do PPGECEI da ESPM Rio e dos cursos de Graduação em Jornalismo, Cinema e Publicidade. Participante do Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação do PPGECEI (LEMBRAR). Uma das fundadoras da Rede de Estudos de Memória e Comunicação (Rememora). Pesquisadora da The International Media and Nostalgia Network (IMNN) e da International Association of Media and History (IAMHist). Seus principais projetos de pesquisa são: Economia criativa no jornalismo: uma pauta ou uma agenda? (Faperj), Memória, representação e construção de sentidos em setores criativos, Podcast na América Latina e no Caribe (pesquisa desenvolvida em rede pelo GI Radio y Medios Sonoros – ALAIC). Autora do livro “1822 | 1922 | 2022: A Independência do Brasil no Jornalismo”, publicado em 2023, finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico, resultado da pesquisa 1822/1922/2022 A Independência do Brasil retratada na imprensa, desenvolvida de 2022 a 2023 com apoio da Faperj. A obra analisa como o jornalismo noticiou o Centenário e o Bicentenário da Independência do Brasil. Suas pesquisas lidam com temas como memória, mídia, história do jornalismo, patrimônio, cultura, consumo e economia criativa.

 

 

Luciana Lima Guilherme

Luciana Lima Guilherme

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento – PPED pela UFRJ. É Mestre em Administração pela UECE e graduada em Administração de Empresas pela UFC. Atualmente é professora de graduação e do PPGECEI da ESPM/RJ, onde atua também como coordenadora do Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território (LEC). No PPGECEI, participa dos seguintes projetos de pesquisa: “Economia Criativa e Desenvolvimento”; “Empreendedorismo, Inovação e Gestão dos Setores Criativos”; “Economia criativa, desenvolvimento e território no Estado do Rio de Janeiro” (FAPERJ); “Refuncionalização de instalações industriais em espaços da economia criativa” (CNPq). Faz parte também da equipe de professores, das unidades da ESPM no Rio Janeiro e em São Paulo, do Projeto de Extensão “LEDS – Laboratório de Educação para Desenvolvimento Sustentável” (CAPES); é responsável pela coordenação acadêmica e metodológica do “Prêmio cRio ESPM de Economia”, que teve a sua primeira edição em 2022. Integra a equipe do projeto “III Conferência Internacional de Economia Criativa e Políticas Públicas (ICCEPP-UNESCO) & XI Seminários InterNacionais de Administração Pública (SINAPs)”, financiado pelo CNPq. Interlocutora da ESPM junto à Rede de IES parceiras, brasileiras e estrangeiras, da Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas (https://sites.google.com/ufv.br/iccepp-22), com sede na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

 

 

Marcela Soalheiro

Professora Marcela Dutra de Oliveira Soalheiro Cruz

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO (2023). Mestra em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2014). Bacharela em Comunicação Social, habilitação em Cinema, pela Universidade Federal Fluminense (2011). É sócia-fundadora da empresa Geringonça Filmes Produções Artísticas, a qual administra, atuando em diversas áreas de produções audiovisuais e culturais. É professora na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Rio), no curso de Cinema e Audiovisual, onde coordena a produtora júnior Cinestesia. É membra do conselho da Socine na gestão 2023-2025. Atuou como professora substituta no curso de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (2018). Tem experiência profissional em produção audiovisual e produção executiva. Atua com os seguintes temas da pesquisa: cinema e audiovisual; literatura; memória; intertextualidades; intermidialidades e produção audiovisual.

 

 

Marco Aurélio de Souza Rodrigues

Marco Aurélio de Souza Rodrigues

Doutor e mestre em Administração de Empresas pelo Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ, com ênfase em Organizações, Estratégia e Sistemas de Informação. Possui MBA em Marketing pela EPGE/FGV-RJ. É formado em Comunicação Social pela UFRJ. Atua como consultor em planejamento estratégico e facilitador de treinamentos in-company. É pesquisador em planejamento estratégico e seu principal projeto de pesquisa, Transformação Digital e Economia Criativa, explora os impactos do entrelaçamento entre tecnologias digitais disruptivas e setores criativos. É membro do Centro de Estudos em Estratégia e Inovação do COPPEAD e participa do Centro de Pesquisas sobre futuros, tendências e mudanças de práticas de consumo da ESPM. Atualmente, é docente do PPGECEI da ESPM-RJ, onde coordena o Laboratório de Inovação, Informação e Interação (Lab3i). Também leciona em cursos de pós-graduação lato sensu em Marketing, Estratégia e Gestão da Inovação na ESPM-RJ, no COPPEAD/UFRJ e na Fundação Dom Cabral.

 

 

Mariana Ferraz Musse

Professora Mariana Ferraz Musse

Pós-Doutoranda em Antropologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com dedicação a pesquisas sobre a relação entre mídia e maternidade. Doutora em Comunicação pela Universitat Pompeu Fabra (UPF-Espanha); Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestre em Documentário e Sociedade pela Escuela Superior de Cine y Audiovisuales de Cataluña (ESCAC-Espanha) e Graduada em Comunicação pela UFJF.

Desenvolve cursos de curta duração e consultoria sobre desenvolvimento de ideias, storytelling e audiovisual para a internet; é Membro (CNPq) do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cidade e Memória (Comcime) e do Grupo de Pesquisa Consumo e Sociabilidade (ESPM-Rio). Tem experiência em produção audiovisual para TV, roteiro e direção, tendo foco em narrativas documentais, com direção e roteiro de cinco curtas-metragens e um longa-metragem.

 

Atualmente, é Docente da ESPM-Rio e Produtora Audiovisual.

 

 

 

Mirella de Menezes Migliari

Mirella de Menezes Migliari

Possui graduação em Desenho Industrial pela UERJ (1995), mestrado em Communication Design pela Central Saint Martins – The London Institute (1998) e doutorado em Design pela PUC-Rio (2010). É professora e pesquisadora do PPGECEI na ESPM-Rio e coordena o Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação – LEMBRAR; Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) na área de Design. Desde 2020 participa do grupo de pesquisa GDRU – Graphic Design Research Unit, da Loughborough University, Reino Unido. É membro do SBDI – Sociedade Brasileira de Design de Informação. Seus principais projetos de pesquisa e de extensão são “Memória, representação e construção de sentidos em setores criativos”, “Economia criativa e suas aplicações práticas” e “Memória gráfica: Eugênio Hirsch” (CNPq). Possui outros projetos que se desdobraram desses três, mas que em comum tratam da relação entre economia criativa e design; da memória gráfica no design brasileiro; e oportunizam também o desenvolvimento de pesquisas que geram produtos e serviços para o setor da economia criativa. Esteve licenciada da ESPM Rio de setembro de 2020 a julho de 2022 para atuar na School of Design and Creative Arts da Loughborough University no Reino Unido, onde pôde participar da pesquisa internacional Memorialising Mandela in the Metropolis com apoio da Fundação Nelson Mandela da África do Sul. Integra a Comissão de Visibilidade e Eventos do PPGECEI. Atua também como consultora independente no mercado de Design gráfico.

 

 

Sílvia Borges Corrêa

Sílvia Borges Corrêa

Possui graduação em Ciências Econômicas pela UERJ (1989), mestrado em Ciências Sociais pela UERJ (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela UERJ (2006). Atualmente é professora e pesquisadora do PPGECEI da ESPM-Rio e participa do Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território. Coordena o grupo de pesquisa Consumo e Sociabilidades da ESPM e participa do grupo de pesquisa Economia da Cultura da UFMG. Seus projetos de pesquisa são “Refuncionalização de instalações industriais em espaços da economia criativa” (CNPq – coordenadora), “Consumo e sociabilidades no contexto urbano” (coordenadora) e “Economia Criativa e Desenvolvimento” (integrante). Seus principais interesses de estudo estão nas conexões entre cultura, território e desenvolvimento, e entre consumo e economia criativa.

 

 

Veranise Jacubowsky Correia Dubeux

Veranise Jacubowsky Correia Dubeux

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFJF (1997), mestrado em Engenharia Civil pela UFRJ (1999) e doutorado em Engenharia Mecânica pela UFRJ (2005). Atualmente é professora e pesquisadora em Economia Criativa na ESPM-Rio do PPGECEI e participa do Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território; também é professora do Departamento de Administração da PUC-Rio. Participa dos grupos de pesquisa Consumo e Sociabilidades; Economia da Cultura da UFMG. Faz parte do Laboratório Economia Criativa, Desenvolvimento e Território. Também atua como editora responsável pela revista Diálogo com a Economia Criativa (ISSN 2525-2828). Suas pesquisas concentram-se nas áreas de Inteligência Competitiva, Consumo e Economia Criativa. Recentemente, liderou projeto de internacionalização da Revista Diálogo com a Economia Criativa com financiamento da FAPERJ (2022-2024). Atualmente, lidera a continuidade da internacionalização da revista, agora com o apoio financeiro do CNPq (2025).

 

 

Saiba mais sobre o Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM

 

Gostou deste texto e quer utilizá-lo em seu site ou rede social? Você pode reproduzi-lo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas.

Foto de Núcleo de Conteúdo ESPM
Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

Pós-Graduação ESPM

Aqui, inovação
é o ponto de partida.