ESPM > Blog >

Entenda como é a faculdade de Relações Internacionais

A Graduação em Relações Internacionais da ESPM oferece disciplinas clássicas e inovadoras para que os egressos possam ter carreiras de sucesso no Brasil e no exterior 

 

Quer saber como é a faculdade de Relações Internacionais? Conheça a Graduação Bacharelado em Relações Internacionais da ESPM! “O profissional formado pela ESPM tem a capacidade de analisar os riscos políticos e econômicos globais e de países, realizar negociações internacionais e projetos de cooperação, assim como pensar estratégias de concorrência e expansão global para empresas nacionais e multinacionais”, afirma Alexandre Ratsuo Uehara, Coordenador da Graduação em Relações Internacionais na ESPM. 

 

O que é Relações Internacionais? 

Relações Internacionais é o campo que estuda e analisa as interações entre países, organizações internacionais, empresas e outros atores no cenário global. Envolve temas como diplomacia, comércio exterior, segurança, direitos humanos e meio ambiente, buscando entender como essas relações influenciam a política, a economia e a sociedade mundial. É uma área multidisciplinar que combina elementos da ciência política, economia, direito e história para interpretar e atuar nos desafios globais contemporâneos. 

 

O que estuda em Relações Internacionais? 

O curso de Relações Internacionais da ESPM ensina bases clássicas de diplomacia, como direito, economia e ciência política, bem como disciplinas de marketing internacional, finanças, métrica, modelagem de negócios e country studies.  

 

“Ao longo do curso, o estudante desenvolverá sua capacidade de análise crítica e de comunicação, em que o domínio de idiomas é valorizado para dialogar com diferentes culturas”, destaca Uehara.  

 

Qual é o perfil do estudante de Relações Internacionais? 

Segundo o coordenador, o estudante de RI precisa ter curiosidade e interesse por conhecimento: “É uma pessoa que gosta de conhecer e compreender diferentes culturas, e como os países, instituições e atores podem interagir no cenário internacional”.  

 

Além disso, é alguém que tem interesse por atualidades e geopolítica. “É importante que seja uma pessoa que tenha flexibilidade e adaptabilidade, aberta a experiências internacionais e multiculturais”, pontua ele. 

 

Como funciona a Graduação em Relações Internacionais da ESPM? 

A ESPM oferece uma formação completa, composta pelas disciplinas obrigatórias do curso, chamadas de Major, e trilhas de especialização, as Minors, que direcionam o foco da carreira, atividades práticas e disciplinas de desenvolvimento pessoal do estudante.  

 

Esta graduação de quatro anos é dividida em dois ciclos: 

 

Ciclo de Preparação Profissional  

Nos dois primeiros anos, os alunos estudam as disciplinas Major, participam do LifeLab, programa que desenvolve competências humanas transversais, além da Extensão, que inclui práticas em agências, empresas experimentais e juniores.  

 

Ciclo de Inserção Profissional 

Durante o terceiro e o quarto ano, os estudantes passam por este ciclo que inclui o período de estágio, bem como o estudo das disciplinas Major e as disciplinas Minor.  

 

Minors 

A ESPM oferece três opções de Minors, das quais os alunos devem escolher duas: Relação com Investidor, Risco e Compliance, Relações Governamentais e Institucionais, e Global Business. “Cada Minor é pensada para atender demandas reais do mercado, ampliando ainda mais a empregabilidade do estudante ao prepará-lo para atuar em áreas específicas”, explica Uehara.  

 

Os egressos se formarão com foco nas trilhas escolhidas, por exemplo: Formação em Relações Internacionais com foco em Relação com Investidor, Risco e Compliance e Global Business.  

 

Quanto tempo dura o curso de Relações Internacionais? 

A Graduação em Relações Internacionais da ESPM tem uma carga horária total de 3.720 horas. Do primeiro ao quarto semestre, o horário é integral, das 7h30 às 17h40. Do quinto ao oitavo semestre, as aulas ocorrem no período noturno, das 19h30 às 23h. 

 

O que faz Relações Internacionais? 

Algumas das possibilidades de atuação para os egressos da faculdade de Relações Internacionais são: 

 

  • Analista de Comércio Exterior; 

 

  • Consultoria de Política Internacional; 

 

  • Analista de Riscos Internacionais; 

 

  • Representante de empresas; 

 

  • Relações Governamentais; 

 

  • Negociador em associações privadas (comerciais e industriais); 

 

  • Advocacy Manager; 

 

  • Consultor de Negócios Internacionais; 

 

  • Analista de Marketing Internacional; 

 

  • Analista de Internacionalização de empresas.  

 

 

Leia também 

Entenda como é a faculdade de Administração 

Gostou deste texto e quer utilizá-lo em seu site ou rede social? Você pode reproduzi-lo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas.

Foto de Isabela Moreira
Isabela Moreira
Repórter do Núcleo de Conteúdo da ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice