ESPM > Blog >

Faculdade de empreendedorismo vale a pena?

Você pode escolher entre uma graduação propriamente dita ou uma instituição de ensino que trabalhe o tema com uma abordagem fora da caixa dentro de seus cursos 

 

Muitas pessoas interessadas em empreender buscam a faculdade de Empreendedorismo para conquistar uma boa formação.  Mas pode ser que a melhor solução, dependendo do que você busca, seja escolher uma instituição que ensina empreendedorismo em todos os cursos.  

 

Na ESPM, a proposta é exatamente essa: todos os estudantes podem escolher disciplinas eletivas de qualquer graduação para terem oportunidade de desenvolver suas capacidades empreendedoras e de inovação. 

 

EMPREENDEDORISMO NA PRÁTICA 

Para que os estudantes vivenciem o empreendedorismo, a ESPM também abre as portas da Base ESPM, sua incubadora de negócios, onde alunos, ex-alunos, membros da comunidade externa e parceiros trabalham na cocriação e na aceleração de projetos. “Os alunos vão à incubadora e conhecem as startups que estão lá e trabalham para elas. Há uma troca muito grande nesse ecossistema que reúne estudantes, professores e empreendedores”, afirma Leticia Menegon, coordenadora da Base ESPM. 

 

LABORATÓRIO PARA DESENVOLVER SOFT SKILLS 

A faculdade também coloca à disposição dos estudantes o ESPM LifeLab, voltado ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais que preparam os profissionais para ingressarem no mercado com soft skills já cultivadas. Os alunos podem escolher 5 disciplinas e têm que participar do Laboratório de Aprendizagem, que é obrigatório. 

 

“Hoje assumimos uma tarefa, que é ajudar o individuo a amadurecer. O aluno é preparado para criar, ter uma atitude empreendedora com relação à sua vida e para tomar decisões sabendo quais são as consequências”, afirma Leticia. “O indivíduo adquire competências que permitem lidar com ambientes complexos e de mudança.” 

 

As competências são desenvolvidas sobre três pilares: 

 

Metacognitivo: ensina a pessoa a investir na autoaprendizagem. 

 

Sociemocional: desenvolve soft skills. 

 

Techquant: prepara a pessoa para ter fluência digital. 

A professora explica que o objetivo do LifeLab é estimular a reflexão. Por isso, as disciplinas enfocam temas diferenciados. “O LifeLab é um conjunto de disciplinas com uma abordagem fora da caixa. Existem aulas sobre felicidade, onde se discute o significado dela para o aluno, seu conceito no mundo e no trabalho.” 

 

A experiência adquirida no laboratório da ESPM garante repertório para o aluno fazer seu TCC e desenvolver projetos empreendedores. Afinal, a vivência além dos cursos tradicionais, que ensinam basicamente a teoria do empreendedorismo e suas técnicas, lapida o futuro profissional para ingressar com boa base de conhecimento prático no mercado. 

Núcleo de Conteúdo ESPM
Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

inscrições abertas

O Vestibular ESPM está com inscrições abertas

Conheça nossos cursos de graduação

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.