ESPM > Blog >

Veja dicas sobre como escolher uma profissão

Especialista em carreiras elenca 5 pontos fundamentais para te ajudar a decidir o que estudar 

 

Você tem dúvidas ou busca dicas sobre como escolher uma profissão? Não se preocupe, muitas pessoas passam por isso. Afinal, é natural ter 18, 19 anos e não saber exatamente que curso escolher e o que fazer para a construção de carreira. Para te ajudar, conversamos com a coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM, Adriana Gomes, que lista 5 pontos importantes: 

 

1. QUEM SOU EU?

O autoconhecimento é a chave para o estudante se perceber e identificar suas potencialidades e preferências de área de atuação. Isso ajuda na escolha do curso, principalmente porque os jovens, por conta da imaturidade, muitas vezes não têm clareza quanto à profissão que poderiam seguir. Por isso, Adriana recomenda fazer testes vocacionais e comportamentais em plataformas como a Bhetta, a Cia de Talentos, a Educa Mais e a Udemy. 

 

2. QUAIS CAMINHOS POSSO TRILHAR?

Direito, medicina, odontologia, veterinária, administração e jornalismo são exemplos de carreiras tradicionais, mas nos dias atuais novas profissões surgem com frequência. Vale a pena sair dessa visão macro e aumentar a gama de opções procurando entrevistas, artigos e reportagens na internet a partir do termo de busca “novas carreiras”. Aproveite para se informar sobre campos de atuação e, por que não, parâmetros de remuneração.   

 

3. ONDE ESTUDAR?

Depois de decidir que curso fazer, o estudante escolhe as faculdades de seu interesse, mas é importantíssimo verificar a reputação da instituição. O MEC mantém um banco de dados com o ranking das faculdades brasileiras. 

 

4. O QUE O MERCADO QUER?

São poucos os estudantes que se perguntam se a profissão escolhida tem demanda na sua cidade ou região e isso é importante, porque se a pessoa não tem disponibilidade de mudar para outro município, não faz sentido escolher um curso sem oferta de trabalho na sua localidade. Para ficar por dentro das necessidades das empresas, a lição de casa é pesquisar em sites de vagas de emprego como Indeed, LinkedIn e Catho. Aproveite para avaliar com cuidado os requisitos das vagas a fim de identificar se o seu perfil combina com as atribuições do  cargo. 

 

5. A ESCOLHA NÃO É DEFINITIVA

Às vezes, acontece de o aluno concluir que escolheu o curso errado – e decide fazer outra faculdade. É normal isso acontecer, então não há motivo para se sentir frustrado com a desistência. Mesmo porque, no mundo atual, a formação de um profissional não se resume a uma única graduação e a cursos de extensão, pós, mestrado e doutorado na mesma área. Cada vez mais o mercado quer pessoas com conhecimento e competências multidisciplinares. 

Núcleo de Conteúdo ESPM
Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

inscrições abertas

O Vestibular ESPM está com inscrições abertas

Conheça nossos cursos de graduação

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.