Entenda o impacto do marketing de luxo no Brasil, o avanço do setor no interior do país e a diferença entre premium e luxo
No marketing de luxo, saber diferenciar o posicionamento de uma marca é essencial para uma boa estratégia de negócios. No episódio 94 do Lifelong Cast, podcast do profissional em constante movimento, Katherine Sresnewsky, Curadora dos Hubs de Moda & Beleza e Luxo da ESPM, e Cristina Proença, Coordenadora da Pós-Graduação em Marketing e Negócios para o Mercado de Luxo na ESPM, discutiram as nuances que separam o premium do luxo e o cenário atual deste mercado.
O que define o luxo
O primeiro passo é desfazer a confusão entre marcas premium e de luxo. Segundo as especialistas, o preço elevado ajuda no posicionamento, mas não o determina. O verdadeiro marketing de luxo se sustenta em pilares específicos:
- Exclusividade: diferente do premium, que foca na qualidade superior, mas possui maior acessibilidade, o luxo restringe sua distribuição;
- Unicidade: envolve matérias-primas raras, o savoir-faire (saber-fazer artesanal), além de forte herança e identidade de marca.
Cenário brasileiro
Enquanto globalmente o mercado é liderado por automóveis e bens pessoais, o Brasil apresenta outras particularidades interessantes. O setor de saúde, impulsionado por clínicas de alto padrão e turismo médico, por exemplo, já se posiciona como o quarto maior segmento de luxo no país.
Observa-se ainda a interiorização da riqueza, com o agronegócio, que tem levado o consumo de luxo, especialmente nos setores imobiliário e automotivo, para fora do eixo Rio-São Paulo, criando polos de oportunidades antes inexplorados.
Qualificação
Com a expansão do setor, a mão de obra se torna um dos maiores desafios. O cliente de luxo exige um serviço excelente e uma experiência impecável, logo, a falta de preparo pode comprometer a marca.
De acordo com as convidadas, a educação formal é um diferencial competitivo. Buscar um curso de marketing de luxo, aprofundar-se através do estudo sobre o tema, são caminhos essenciais para compreender o consumidor e a complexidade do serviço exigido.
Dados e privacidade
Para personalizar a experiência, as marcas precisam de dados (CRM), mas esbarram em um paradoxo: o cliente de alta renda valoriza extremante a sua privacidade. Com isso, o desafio do marketing de luxo para os próximos anos é equilibrar a tecnologia com a sensibilidade humana, capacitando equipes para captar preferências e oferecer um atendimento sob medida, mas sem serem invasivas.
Para quem deseja atuar na área, a ESPM oferece o curso ideal: a Pós-Graduação em Marketing e Negócios para o Mercado de Luxo, focada em preparar líderes para este mercado.
Confira o episódio completo:
Leia mais:
https://www.espm.br/blog/o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-pos-graduacao-da-espm/
https://www.espm.br/blog/pos-graduacao-em-marketing-veja-opcoes-de-cursos/